Saúde dos Livros

Receitas, Dicas e Emagrecimento

Remédio Caseiro Para Sinusite

A sinusite é uma inflamação das mucosas dos seios da face. Ela pode acontecer por vários motivos devido a reações de rinite alérgica, alergias, pó excessivo ou mofo, resultado de gripes e resfriados, ou obstrução nasal que deixa o organismo mais vulnerável à infecções por vírus e/ou bactérias. Até as doenças autoimunes podem gerar um caso de sinusite. A diferença é que elas podem ser consideradas crônicas e agudas. Para ambos os casos os remédios caseiros dão conta de solucionar e aliviar as vias respiratórias, ajudando a eliminar ou até eliminando por conta própria a sinusite.

A sinusite tem fases:

  •  Sinusite aguda quando os sintomas duram menos de 12 semanas.
  • Crônica quando os sintomas duram mais de 12 semanas.

Em ambos o tratamento caseiro ajuda a aliviar os sintomas, mas quando o caso é crônico uma medicação especializada deve ser recomendada pelo seu médico. Se você ainda não sabe se tem sinusite ou quer confirmar o diagnóstico confira o nosso post completo sobre os sintomas da sinusite em detalhes.

Existem vários remédios caseiros de sinusite, para quem busca uma opção mais natural para solucionar o problema. Nenhuma delas é cientificamente comprovada, mas há relatos de pessoas que se trataram anos com medicações e só conseguiram tratar a sinusite com efetividade quando recorreram a métodos naturais, que geralmente tem propriedades anti-inflamatórias.

Tratamento caseiro para sinusite com remédios naturais

Além do tratamento convencional prescrito por um médico, a sinusite é uma doença que possui soluções caseiras!Uma das indicações é a limpeza do nariz e dos seios nasais por meio de uma mistura de água morna e sal. Essa solução eliminará o excesso de secreções e reduzirá a inflamação – dores e a pressão no rosto serão aliviadas. O excesso de muco é eliminado e as passagens nasais ficam descongestionadas, melhorando a mucosa nasal.

1 Chá natural de tanchagem e boldo

Ingredientes são:

  • ½ colher (sopa) de tanchagem
  • ½ colher (sopa) de boldo do chile
  • 1 xícara de água fervente

O modo de preparo é deixar a água ferver, colocar em uma garrafa térmica com as ervas, fechando-a e deixando o líquido repousar por quinze minutos. Depois é necessário coar e beber quando há crise de sinusite.

2 Receita de inalação de camomila

Ingredientes são:

  • 6 colheres (chá) de flores de camomila
  • 1 vasilha com um litro de água fervente

Modo de preparo é misturar a camomila com a água quente. Colocar uma toalha sobre a cabeça e aproximar o rosto da mistura do chá, inalando o vapor por no mínimo dez minutos. Você também pode repetir essa inalação com eucalipto, ele terá mais frescor e é mais recomendado para climas quentes e secos. Você basicamente pode fazer o chá de camomila, ou ainda usar gotas de óleo essencial. Existem soluções prontas nas farmácias, para misturar em um copo de água quente.

3 Inalação de solução salina

O sal é muito potente para a esterilização dos ambientes e matar bactérias. Para você que tem crises de sinusite, misture 2 colheres de sopa de sal em 1 litro de água fervente. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inale o vapor. Você também pode acrescentar o soro caseiro ou soro fisiológico na solução salina para melhorar ainda mais a potência esterilizante. Dessa forma deverá melhorar a sua respiração. A sinusite pode trazer muitos desconfortos e essa simples inalação pode ser fundamental para quem tem sinusite aguda ou sinusite crônica.

É possível fazer em casa a inalação com aparelhos próprios para isso, os inaladores. Basta preencher o recipiente com soro fisiológico. Para potencializar o alívio da congestão nasal, é possível utilizar o soro em conjunto com óleos essenciais de malaleuca, eucalipto, camomila e outros.

Permaneça sob a inalação de 20 segundos a 3 minutos, ao menos 3 vezes ao dia. Colocar três gotas de soro fisiológico dentro do nariz também ajuda a melhorar a condição de constipação das vias respiratórias e promove o bem-estar.

Além disso, você pode e deve incluir uma alimentação equilibrada e muito rica, adicione na sua dieta alimentos naturalmente anti-inflamatórios como, por exemplo, chá de gengibre, sucos detox,  suco de espinafre, sopas e considere a possibilidade de um suplemento vitamínico para fortalecer o seu organismo e manter a sua saúde em alta sem reincidência de infecções.

Se com os tratamentos caseiros e remédios você não obter melhora, procure o médico especialista (otorrinolaringologista) para te indicar outras formas mais eficientes de evitar os sintomas da sinusite e tratá-la de vez. Em alguns casos isso poderá incluir cirurgia de desvio de septo. A sinusite pode causar dor de cabeça forte, coriza e obstruir as passagens nasais, comprometendo o bem estar do paciente.

Como prevenir a sinusite?

Não existe uma maneira de prevenir a sinusite por completo, já que ela pode ocorrer da mesma forma que um resfriado ou uma infecção. Contudo existem algumas dicas básicas que podem diminuir a frequência e até a gravidade:

  • Ter uma alimentação saudável para fortalecer a imunidade, manter o peso e melhorar a qualidade de vida.
  • Não ficar muito tempo sem comer, ou seja, evitar o jejum, pois o organismo irá deixar de lado seu trabalho no combate de infecções e priorizar as funções vitais.
  • Corpo hidratado: beber água pode ajudar a prevenir infecções, como a sinusite.
  • Lavar as mãos com frequência: já que vírus e outros agentes podem entrar em contato facilmente através delas.

Como saber a causa da sinusite?

Um teste para alergias respiratórias é um excelente modo de descobrir qual é o agente causador da sinusite. Exemplos de causadores são os ácaros, mofo, pelo de animais e fungos, porém existem muitos outros. Controlar a exposição ao agente é uma forma de prevenir crises.

Você pode saber que tem sinusite quando os seios da face ficam inchados e doem quando são pressionados, que vem acompanhado de coriza e dor de cabeça. Todos os sintomas podem ter uma causa em específicas e só é possível identificar o agente causador com exames para esse fim.

Remédios naturais simples e baratos podem ser a solução em tratar momentos de crise de sinusite, melhorando as dores, acabando com os sintomas e promovendo ótimos efeitos na saúde!