Resenha: Treze - FML Pepper.

26 dezembro 2017
Treze
Autora: FML Pepper
Editora: Galera Record
Páginas: 406


Às vésperas de cometer o maior golpe de sua vida, a cética Rebeca vai a um parque de diversões decadente e se depara com uma enigmática cartomante que, contra a sua vontade, faz uma série de previsões bizarras sobre seu futuro. Para seu desespero, todas as nefastas previsões viriam a se concretizar e a arremessariam em um furacão de perdas e de derrotas. Quando sua vida chega ao fundo do poço, circunstâncias inesperadas lhe dão a chance de um recomeço e, querendo ou não, agora Rebeca não pode desprezar a última e mais perturbadora previsão da vidente: o número TREZE, ou melhor, o décimo terceiro namorado seria o homem que traria sua salvação. Longe dele, sua existência seria apenas caos e ruína. O que Rebeca jamais poderia imaginar, no entanto, é a que a cartomante camuflaria o predestinado atrás de charadas. Dois rapazes surgem em seu caminho e se encaixam perfeitamente nas pistas, mas apenas um deles será o grande amor da sua vida. É chegada a hora de decifrar o enigma do coração ou arriscar perder tudo para sempre.

Oi, gente. Tudo bem?
Desde que eu li alguns quotes de Treze no Facebook da autora, fiquei louca de vontade de ler esse livro. Além disso, a capa é linda de mais e eu fiquei muito curiosa, ainda mais por saber quão diferente é a protagonista.

Treze pode ser classificado como new-adult e nos traz a história de Rebeca, uma garota brasileira que, junto com sua mãe, comete alguns golpes por dinheiro. Um pouco antes de realizar o que ela acredita ser seu último golpe, ela encontra uma cartomante, a Madame Nadeje, que parece ser, na verdade, uma grande charlatã. A mulher faz algumas previsões, porém Rebeca não acredita em nada, afinal é super cética e não acredita nem no amor. 

No dia do golpe, porém, dá tudo errado e Rebeca acaba tendo que fazer um acordo com um policial antigo amigo de seu pai. Já na faculdade, com outra identidade, Rebeca e sua amiga, Suzy, dividem apartamento e tentam viver uma vida normal, porém cheia de restrições. Suzy acredita nas previsões de Madame Nadeje e, após algumas destas se concretizarem, Rebeca também passa a acreditar.

Uma das previsões de Madame Nadeje era que o namorado de número 13 de Rebeca seria o homem de sua vida. Então, Rebeca acaba conhecendo Eric, um rapaz que se encaixa em todos os requisitos listados pela cartomante e além de tudo é um fofo. Porém, ela ainda não teve 13 namorados e precisa sair com mais alguns caras antes de finalmente poder sair com Eric e fazer com que ele seja o décimo terceiro. É aí que ela acaba conhecendo Karl, que faz com que ela fique extremamente confusa em relação ao que pensa sentir por Eric.


A Rebeca tem uma personalidade incrível! Ela é forte e corajosa. Até o fato dela ser cética eu gostei. Ela é uma mocinha real, que luta pelo que quer e não deixa nenhum ente querido para trás. Me irritei um pouquinho com algumas atitudes dela, mas ela agiu de acordo com o que acreditava.

Outro personagem que gostei muito foi o Karl, ex-lutador de MMA! Eu queria esganar ele às vezes, mas mesmo assim, ele derreteu meu coração. Tem capítulos nos quais o leitor vê a história pelos olhos do Karl e é muito legal ver a forma como ele pensa. Além disso, ele também tem toda uma história, um passado que tem um grave acidente de moto e uma ex-namorada (que eu odiei, inclusive).

A escrita da autora está impecável,mais uma vez. Os capítulos são divididos entre a Rebeca e o Karl e podemos ver um pouco sobre o que cada um vai sentindo com o decorrer da história, em primeira pessoa.

O que me chamou muito a atenção foram as reviravoltas que aconteceram durante o enredo. Em uma página era calmaria, na outra era gritaria, risos. Eu, enquanto leitora, não estava preparada pras coisas que a autora preparou. Por outro lado, se tem algo que me impediu de dar 5 estrelas para esse livro, foi que parece que tudo que aconteceu na história era para que a Rebeca deixasse de ser cética. Parece que a cartomante brincou com a vida dela e não acho que nenhuma entidade realmente faria isso. É por isso que temos livre arbítrio, né? Então, para mim, o desfecho não funcionou, mas todo o restante da obra sim!

Quero ler cada vez mais livros da autora, amei a escrita dela! Vocês já leram Treze? O que acharam? Beijos

Informações, dúvidas ou sugestões?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com
Nos acompanhe pelas redes sociais: 

8 comentários:

  1. fiquei curiosa, mas não sei se entraria na onda dessa cartomante não kkkk
    ótima resenha <3

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia este livro de vista, mas não fazia ideia do que se tratava e confesso que agora que sei fiquei muito curiosa, quero saber se a previsão da cartomante está correta, mas que pena que o desfecho não funcionou com você. Eu só vou saber quando ler e espero que seja em breve.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Ainda não li esse, apesar de acompanhar o trabalho da autora nas redes sociais, os livros de fantasia nunca são as minhas primeiras escolhas, não sei porquê. Espero conseguir passar pela primeira série dela antes de chegar nesse. Adorei a resenha! Achei seu blog muito lindo, todo fofo e delicado! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiê
    Esse livro está na minha meta de leitura, mas eu ainda não comprei 😋
    Eu curto a autora e espero não me decepcionar 😆
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ainda não li, mas adorei a premissa e a capa é realmente linda. Sua resenha me deixou bastante curiosa e foi muito bem escrita, parabéns!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu gosto bastante quando o livro tem reviravoltas. Ainda não o li, mas vejo muitas críticas positivas sobre ele e os outros. Vou anotar sua dica e acrescentar na minha listinha de desejos.
    Beijos, excelente resenha.

    ResponderExcluir
  7. Que diferente essa proposta da história, acredito que poderá agradar muitos leitores, como eu. Kkkkk Dica super anotada aqui!

    ResponderExcluir
  8. Comprei esse livro na Bienal e estou super ansiosa para ler ele, aí chego aqui, encontro essa resenha maravilhosa e o que acontece? A ansiedade triplica hahahaahhahahaha

    ResponderExcluir