Resenha: Poder Extra G - Thati Machado.

27 agosto 2017
Poder Extra G
Autora: Thati Machado
Páginas: 240
Editora: Selo Astral Cultural

Empoderamento define. É por isso e a partir daí que a história de Nina — e de Nico, de Marcela e de Noah — existe. Nina não é uma mulher de tipos. E não apenas por causa dos seus noventa e dois quilos. Nina tem atitude e amor-próprio. Talvez não nessa ordem, mas quem se importa? Ao namorar Marco, ela achava que estava subindo mais um degrau rumo ao topo de sua autoestima. É claro que alguns sinais lhe alertavam do contrário, só que o ego pode ser bastante ensurdecedor quando nos convém. Depois de se dar conta da farsa que era o seu relacionamento, Nina deixa sua vida em São Paulo e parte rumo a Buenos Aires, para um mês regado a argentinos sedutores e muito doce de leite. Ela só não esperava que o país dos hermanos pudesse lhe trazer muito mais do que uns quilinhos extras.

Oi, gente. Tudo bem?
Faz muito tempo que acompanho a autora Thati Machado, primeiro através do blog dela e, mais tarde, nas outras redes sociais também. Fazia bastante tempo que queria ler alguns dos livros dela, até porque tratam de assuntos que chamam minha atenção. Finalmente, tive a oportunidade de ler Poder Extra G e fiquei muito feliz. 

Poder Extra G traz Nina, uma mulher que não se encaixa nos padrões de beleza impostos pela nossa sociedade, e sabe que é bonita, inteligente e engraçada. Para dar a volta por cima depois do fim do seu relacionamento com Marco, Nina decide viajar para Buenos Aires. Nessa viagem, ela acaba conhecendo Nico, um homem atencioso, carinhoso e que vê nela a mulher maravilhosa que ela verdadeiramente é. Porém, apesar da química que eles tem juntos, a distância que terão entre eles quando Nina voltar para São Paulo fala alto. Além disso, vários acontecimentos ora confusos, ora engraçados, ora inacreditáveis farão com que Nina e seus novos amigos passem por poucas e boas.

[...] Levei quase dezoito anos para entender que ser gorda não fazia de mim uma pessoa menos bonita, menos interessante ou menos capaz.

A narrativa é feita em primeira pessoa na maior parte das vezes por Nina, mas às vezes por outros dos personagens (Nico, Noah e Marcela). Thati tem uma escrita leve e cativante, que me fez rir do início ao fim. 

O ponto mais positivo da obra, para mim, foi a construção dos personagens. Todos eles fogem completamente dos clichês que vemos por aí. Nina é engraçadíssima, extremamente confiante e tem 92 quilos. Quantas protagonistas assim vemos por aí? Ela adora comer, ama novelas mexicanas e é profissional em fazer drama. Me conquistou completamente! 
Nico é um homem super maduro, adora a Nina e não faz joguinhos sobre isso. Temos também Marcela, a rainha do pouco caso. Mas, quem roubou mesmo meu coração foi Noah, irmão trans mais novo do Nico. Esse livro não é apenas sobre empoderamento, mas representatividade e amor!

Por outro lado, tem os personagens que eu queria, literalmente, estrangular. Marco é o primeiro da lista. Juro pra vocês que ele fez curso de canalhice. Tempos também o pai do Nico, a ex do Nico, Stéfan e vários outros personagens que são muito parecidas com aquelas pessoas que a gente, geralmente, não gosta na vida real. 

A gordinha está por cima, meu bem. E ninguém está se queixando de estar morrendo sufocado embaixo.  
 
Esse foi um dos livros mais engraçados que já li na vida! Nina tem uma personalidade muito divertida e faz piada até nos momentos mais sérios da história. Em vários, momentos tive que me segurar para não morrer de tanto rir em público. 

Outro ponto forte da obra são as reviravoltas! Quando Poder Extra G começa, Nina já está em Buenos Aires e já conheceu Nico, então pensei "o que a autora vai fazer de surpreendente a partir daqui?". Mas, a Thati conseguiu me surpreender demais. O leitor nunca sabe o que pode acontecer. 

Sabe, uma mulher séria é algo realmente perigoso. Agora, uma mulher séria, traída e com noventa e dois quilos? Corre, cara. 

O único fator negativo para mim (que não impediu que eu desse cinco estrelas à obra) foi a questão da competição feminina, vocês sabem que não gosto quando livros tratam as mulheres como inimigas umas das outras. Não que o livro traga uma grande cena sobre isso, é só um trechinho. Até fiquei na dúvida se realmente comentaria isso na resenha ou não. Fora isso, o livro todo valoriza a diversidade e a amizade! Faz o leitor refletir e querer que todos façam isso também. Além disso, tem um epílogo que é capaz de descongelar qualquer coração! E eu soube que tem spin-offs que trazem a história da Marcela e do Noah #jáquero
Santo Protetor das Obesas Gostosas e Bem Resolvidas: Ajudai-me! 

Poder Extra G é um daqueles livros amorzinhos que eu indico para todas as pessoas e não apenas - e, principalmente - para as meninas lindas que precisam de uma injeção de confiança! 

Com amor,
Nina.
Editora, tradutora, XG e gostosa pra caramba. 

Viu algum erro nesse texto? 
Envie um e-mail pra bloglivrosecores@gmail.com
Nos acompanhe nas redes sociais: 

8 comentários:

  1. Apaixonada por essa resenha linda e maravilhosa <3 Obrigada por todo carinho e apoio, Roberta!
    E depois me conta onde rolou competição feminina, porque eu realmente não lembro. É importante ficarmos atenta para não repetir da próxima vez!

    ResponderExcluir
  2. Roberta que livro maravilhoso menina querida, eu com toda certeza adoraria ler, ainda mais por abordar uma mulher tão incrível e falar sobre o maldito preconceito sobre mulheres g, com toda certeza quero ler e a autora parece ser uma fofa.
    Beijinhos e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  3. oii tudo bem ?
    mulher... Sou louca pra ler esse livro ainda não tive a oportunidade pra comprar mais em breve essa belezura estava na minha estante <3 adorei a resenha.

    bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi flor,
    Sabe que estou lendo o livro da Thati nesse momento e me apaixonei por essa protagonista fora do clichê, ela com certeza está me trazendo vários momentos divertidos também. Ah sobre o Noah acredito que vai sair um livro somente dele da autora o "Singular" e como você fiquei curiosa em conhecer mais desse personagem também.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu morro de vontade de ler esse livro da autora, sempre vejo comentários megas positivos sobre ele e sua resenha só me deixou ainda mais animada *-* Adorei que a autora tenha trazido uma protagonista fora dos padrões e com uma boa auto estima.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ainda não conhecia esse livro mas vou anotar a indicação. Acredito que vale a pena compartilhar, bjo

    ResponderExcluir
  7. Sempre vejo elogios e mais elogios sobre esse livro e ainda não tive chance de poder ler, mas cada elogio que escuto só me deixa mais curiosa ainda, obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie
    o livro parece ser realmente muito legal justamente por tratar um tema que vemos tão pouco em livros, filmes e etc, uma pena que tenha esse ponto de competitividade feminina pois não gosto também mas ainda assim vou arriscar devido aos elogios

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir