27 fevereiro 2017

Resenha: Mulheres que não sabem chorar - Lilian Farias.

Mulheres que não sabem chorar
Autora: Lilian Farias
Páginas: 210
Editora: Giz Editorial

A vida de Marisa é regida pelo controle. Seja à frente do seu trabalho ou da vida dos filhos, ela é racional, mantendo-se sempre fria, um ser à parte das banalidades, cuja única preocupação é ser um exemplo. Olga é sua antítese. Sentimentos à flor da pele, dor flagelando a carne, pensamentos embaçados pelo esquecimento proporcionado pelo álcool. Sozinha, preocupa-se em apenas ser, em um mundo cercado por fatos que não reconhece mais como seus. Enquanto isso, Ana e Verônica esbarram com o acaso.
Duas senhoras solitárias, vizinhas e antagônicas. Será que um dia alguém acharia que poderiam viver em paz? Mais ainda, será que poderiam se apaixonar? Duas jovens livres e independentes. O que as impede de ficar juntas?
Mulheres que não sabem chorar é mais que uma história de amor entre iguais. Junto a estas personagens tão humanas, o leitor vê-se despido dos preconceitos, pudores e medos. Ora crua, ora poética, a trama nos obriga a enfrentar o espelho e se ver como nunca imaginou antes. Pois ao mergulhar neste romance, o que fará você pensar não é a forma como vê o amor, mas sim a forma com que ele se volta em sua direção. Esteja preparado.
(Danilo Barbosa - Autor de Arma de Vingança).

Oi, gente. Tudo bem?

Mulheres que não sabem chorar é um livro nacional, da autora Lilian Farias. A Lilian também escreveu O Céu é Logo Ali, que já tem resenha aqui no blog (aqui).
Assim que eu soube do lançamento desse livro pela Giz Editorial, fiquei muito feliz e solicitei um exemplar, pois adoro a escrita da Lilian e os sentimentos que ela passa ao leitor.

Muitas vozes são as nossas vozes. Nada nem ninguém é capaz de calar a alma feminina; a essência feminina é natureza da própria terra. 

Esta obra nos traz três personagens principais: Olga, Marisa e Ana. As duas primeiras são senhoras com uma vida cheia de histórias, altos e baixos. Olga acabou de perder a filha para o câncer e tem problemas sérios com a bebia, já Marisa viu os filhos partirem para outro país e tem uma personalidade difícil. As duas iniciam um relacionamento amoroso e enquanto Olga parece querer se entregar completamente, Marisa é mais fechada e quer manter isso longe dos olhos da vizinhança.

Ana, parece não ter ligação com as outras duas personagens, assim como foge de algo ruim que aconteceu no seu passado. Ela acaba conhecendo Verônica e se apaixona por ela, porém nada é tão fácil assim.

Ao longo do livro, vamos conhecendo outros personagens e um pouquinho da história de cada um. A vida de todos eles são linhas que se entrelaçam e no final ficamos surpresos com o que acontece com tudo isso.



A escrita da Lilian ora é poética ora é crua. Os sentimentos que sua narrativa nos traz são os mais diversos possíveis. Às vezes, eu gostava muito da Marisa, já outras vezes eu a odiava. E essas reviravoltas que a obra nos proporciona me fez gostar muito dela.

Os personagens são bem construídos e reais. Não são aqueles personagens perfeitos que conquistam o leitor de cara, mas personagens nos quais podemos identificar uma vizinha, uma tia, um amigo. E você acaba torcendo por eles no final.

No fundo, nós somos os loucos sociais viciados na verdade absoluta. Olga foi a nossa vítima; alimentamo-nos do sangue e do amor próprio dela. Tornamo-nos vampiros sociais para defender Deus-sabe-o-quê. 

A leitura conquista! Fiquei querendo saber como a Olga e a Marisa se apaixonariam, já que elas se odiavam. E também fiquei muito curiosa para saber o que a Ana tinha a ver com tudo isso. Só larguei o livro quando o desvendei! Além disso, podemos ver, claramente, as críticas à falta de respeito e compreensão da sociedade em relação à sexualidade de cada um. 

Recomendo a leitura sim, principalmente para as pessoas de mete aberta que sabem ver o amor nas mais diversos formas! Beijos.


12 comentários:

  1. Hey, Roberta!

    Eu já li várias resenhas sobre esse livro, mas não adianta, não consigo me interessar.
    Não é meu estilo de leitura, então vou deixar a dica passar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Só agradecer por essa resenha incrível de um livro incrível!! Quando vi que esse livro seria lançado, fiquei muito curioso para conhecê-lo, a priori por quase do título é ímpar e nos faz desejar conhecer a obra. Eu não sabia que o livro trazia essas discussões tão importantes, e espero ter o prazer de ler e descobrir mais sobre essas mulheres. Ótima resenha! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu comprei este livro em e-book, mas ainda não Li, fico enfiando livros e mais livros no Kindle e acabo esquecendo.
    Apesar que por coincidência estava falando dele hoje com a namorada da minha filha! Gostei da sua opinião sobre o livro e vou tentar ler o mais rápido possível!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Roberta!
    Já conheço esse livro da Lilian, e eu adoro a temática! Ainda não tive a oportunidade de ler, espero que seja logo.
    ótima resenha!
    Beijos.
    Meu Livro Fantástico | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Antes de qualquer coisa, que capa é essa? Sério, tá linda demais.
    Eu nunca li nada da autora, mas esse livro parece bem bacana.
    Acho que todos deveriam ler, principalmente por conta da critica em relação ao relacionamento delas, de que a sociedade não aceitam esse tipo de envolvimento - e isso é fato.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler esse livro da Lilian, só leio resenhas maravilhosas sobre ele e teho muita curiosidade em conhecer mais o trabalho dela.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii Roberta, tudo bem?
    Ainda não tive oportunidade de ler essa obra da Lilian e com toda certeza pretendo, a edição está um luxo e amo a escrita da Lilian, sempre me cativou seus pontos de vista.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oooi!
    Eu tô louca pra ler esse livro! Só li resenhas positivas e a Lilian escreve muito bem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, como vai?
    Amo livros nesse estilo, histórias que se interligam sabe?! Já quero ler.
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.
    Beijo
    https://qadulta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Não conhecia a autora e fiquei bastante curiosa para saber o desfecho dessa história. Achei legal saber que a autora mexe com os sentimentos do leitor. Dica anotada. beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oie
    esse livro é mais que incrível, me fez refletir por dias e espero que a autora obtenha muito sucesso para chegar no colo de todos uma leitura tão especial dessa

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii!
    Já vi muitas pessoas recomendando e elogiando esse livro, nunca o li. Que bom que você gostou tanto assim da obra ☺☺ Flores no Outono 

    ResponderExcluir