17 janeiro 2017

Resenha: O Estranho Apartamento do Professor Clodoberto - Rosana Rios.

O Estranho Apartamento do Professor Clodoberto
Autor: Rosana Rios
Páginas: 128
Editora: Giz Editorial

Vida de professor não é fácil. Que o digam o Professor Clodoberto e Dona Clarinha. Agora que o aluguel ficou muito alto, terão que se mudar... de novo. Eles encontraram um apartamento, mas fica muito longe da escola onde o velho professor ainda trabalha. Chegou a hora de se aposentar.
Entre problemas do presente, questionamentos sobre o passado e apreensão pelo futuro, o casal descobre algo extraordinário: As plantas deixadas pelo antigo morador do novo apartamento aos poucos ganham consciência. No começo, são sussurros. Não demora a surgirem diálogos.
O estranho apartamento do professor Clodoberto é onde se encontram personagens ternos e reais, que vivem situações comuns, mas de formas extraordinárias. É a simples história de pessoas com coragem, amor e, principalmente, esperança. 


Oi, gente. Tudo bem?
Recebi O Estranho Apartamento do Professor Clodoberto aqui em casa faz tempo. Pois é, acabei enrolando na leitura e hoje me arrependo, pois que livro mais amor! Sério, fiquei encantada com a leitura!



O Professor Clodoberto é aposentado, mas continua trabalhando mesmo assim, não apenas para ter renda extra, mas porque ele ama o que faz. A Dona Clarinha, sua esposa, é aposentada e agora trabalha cuidando da casa e das suas plantinhas. Sempre que o aluguel sobe muito e eles não conseguem pagar o valor, o casal se muda. 

Quando eles chegam ao condomínio Sol e Lua, o professor decide se aposentar de vez - já que a escola em que ele dá aulas fica muito longe -, mas surge a oportunidade dele e da Dona Clarinha lecionarem aulas particulares para as crianças do condomínio. 

Acontece que o professor Clodoberto percebe que as violetas da sua esposa estão conversando! Sim, isso mesmo: as violetas mudam sua forma de vida e passam a raciocinar! E isso passa a acontecer às outras plantinhas da casa também. E agora? 



O Estranho Apartamento do Professor Clodoberto é um livro que encanta com sua narrativa simples e divertida. Assim como as violetas, eu dei muitas risadas com o decorrer da história! E adorei cada personagem que surgiu. 

Devo dizer que esse livro não é apenas divertido, ele também passa mensagens muito interessantes, como a questão das dificuldades que aposentados podem passar, não apenas com a aposentadoria, a falta de dinheiro e tal, mas também com a solidão

A obra é cheia de mensagens fofas que faz com que o leitor tenha vontade de abraçá-lo. Os personagens são bem construídos e fáceis de se imaginar, pois são reais. Visualizei neles aquele colega da escola, aquele vizinho, aquela mão de aluno... 

Não posso deixar de falar da diagramação! Por dentro, o livro é colorido (inclusive a fonte), tem ilustrações maravilhosas do Jackson Oliveira, as páginas são mais grossas. Enfim, é um livro gostoso de se ler em todos os sentidos. 

O próximo na fila de leitura aqui em casa é meu irmão mais novo, que já gostou da capa colorida e perguntou "se é da idade dele". E esse é mais um fato que achei interessante: o livro é classificado como juvenil, mas é uma daquelas obras para todas as idades!

É isso, gente. Espero que tenham gostado dessa resenha de um livro tão especial! Beijos <3

10 comentários:

  1. Oii Roberta tudo bem?
    Fiquei apaixonada pela sua resenha menina, gostaria de ter a oportunidade de ler um livro desses, parece ser uma história emocionante e comovente.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  2. Amei esse livro só por sua resenha, parace ser muito fofo! Vou procurar para ler...

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que livro fofo. Tanto a história como o exemplar...
    Sou professora e a vida, realmente, não é fácil! Amei ter um professor como personagem central!!! <3

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Desconhecia a obra e fiquei bem curiosa para saber mais sobre esse casal de idosos que parecem ser muito cativantes como também das plantinhas que começam a conversar em si. Fiquei ainda mais animada pelo fato de você dizer que é uma leitura que além de divertida traz à tona algumas dificuldades que os idosos passam!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. por vezes eu protelo uma leitura e quando concluo o livro fico com cara de 'por que não li antes?' também hahaha legal que você achou uma obra divertida e já despertou interesse em teu irmão.^^
    mas particularmente, não é o tipo de livro que ando buscando no momento..
    bjs, Beta...

    ResponderExcluir
  6. Oiiii, ownn que livro fofo. O título já me chamou atenção e pela sua resenha é uma leitura bem fluida e leve, dessas que a gente lê num fim de tarde deitado na rede.Adoei conhecer o livro, vou anotar a dica. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Já estou bastante curiosa pelo livro, somente pela resenha, a história parece se desenvolver muito bem.♥
    Amei o enredo.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas adoro os enredos criados pela Rosana rios. A diagramação pelo que você disse está muito linda mesmo. Já estou anotando a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Rob
    Gostei da dica, não conhecia a obra, mas me pareceu uma leitora ótima e super condizente até mesmo com a atual realidade do nosso país, né. temos muitos clodobertos por ai e agora vão ter que trabalhar muito mais antes de sonhar se aposentar.
    Esse tá na minha lista de futuras aquisições.
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  10. Hey, tudo bem?
    Nossa achei o livro muito lindo e adorei o enredo, o que mais me surpreendeu foi ter como personagem principal um professor, adorei!

    Beijos Literários

    www.blogparadaliteraria.com.br

    ResponderExcluir