23 agosto 2016

Você já leu Zafón?

Nas edições passadas do Você já leu? Eu falei sobre o Neil Gaiman e do Charles Bukowski, dois escritores que adoro e quis compartilhar com os leitores aqui do Intuição ^^

Hoje venho falar de mais um escritor que ganhou meu coração com suas histórias.
E o ilustre de hoje é: Carlos Ruiz Zafón!

E olha ele aí ;D
Zafón é um escritor espanhol que nasceu em 1964 em Barcelona mas de acordo com a Wikipédia, vive em Los Angeles desde 1993 por causa do trabalho como roteirista de cinema.

Conheci o trabalho dele através do livro Marina, por puro acaso. Na época, eu fiquei curiosa ao ver muitas avaliações dos livros dele no skoob sempre com 5 estrelas e favorito, daí quis saber o por quê...E lógico que a surpresa foi ótima


Marina é um livro incrível, com uma história envolvente e que apesar de curto, tem um ritmo de nos fazer ler em uma sentada só (foi assim comigo, eu não conseguia parar).
A história conta sobre Óscar Drai, um garoto de 15 anos que mora em um orfanato mas tem o costume de sair para longas caminhadas. Em um desses passeios ele para em um casarão incrível, que ele imagina ser abandonado e resolve bisbilhotar um pouco. Daí ele acaba pegando algo do local e tendo que sair as pressas leva consigo o objeto voltando alguns dias depois para devolver, e é aí que conhece Marina, uma garotinha com olhos cinzentos com quem logo ele começa uma amizade e que contará um segredo a ele, que o levará para o centro de uma aventura eletrizante que pode por a vida dos dois em risco.


Depois de ler esse romance, eu automaticamente favoritei o autor. Eu não conseguia imaginar que uma pessoa para escrever uma história tão maravilhosa como aquela não fosse escrever outras, não é? Então procurei ansiosa por outros livros dele e eis que um dia eu tive a chance de comprar o A Sombra do Vento e quando li...vi que tinha em mãos a obra-prima do escritor.

Se alguém um dia me pedisse para indicar um livro completo, que eu achasse que tinha tudo: mistério, suspense, terror, romance, aventura, drama, ação? Eu responderia apenas - Leia a Sombra do Vento. É um livro completo. Para ler e reler mil vezes.

A história se passa em Barcelona e é narrada por Daniel Sempere quando em uma noite quando era garoto ele acordou chorando por não lembrar-se mais do rosto de sua mãe que havia falecido há muitos anos, seu pai para acalmá-lo prometeu lhe mostrar algo a ele que era um segredo de família passado de pai para filho de geração em geração: O Cemitério dos livros esquecidos
Sr. Sempere leva seu filho para conhecer o Cemitério dos livros esquecidos que é na verdade uma grande biblioteca secreta escondida no coração de Barcelona e ao entrar lá Daniel fica sabendo que pode escolher um dos livros, apenas um e terá que guardá-lo e protegê-lo pois todos os livros do local, são livros que há muito tempo pararam de ser publicados. Ao escolher um volume chamado A Sombra do Vento de um autor desconhecido chamado Julián Carax, mal sabia o garoto na época do que aquela escolha iria acarretar em sua vida, pois, além de ser um livro incrível, ele também o colocaria no meio de um mistério assombroso.

A verdade é que esse livro é o primeiro de uma série, sendo os outros que foram lançados: O Jogo do Anjo e o Prisioneiro do céu mas é aí que começa a genialidade da obra. Eles não precisam ser lidos na sequência correta para serem compreendidos.

Esse escritor é muito habilidoso no que diz respeito a contar uma história pois um recurso que ele usa muito e eu particularmente acho bárbaro, é o fato de ele contar várias histórias e aos poucos vai juntando as pontas. Ele cria todos aqueles personagens, todos aqueles cenários e não deixa sem explicação nem um pontinho. Ele ata tudo e em certo momento começa a vir com as grandes revelações. E é a aí que a gente se segura porque ele vem com tudo.

Zafón também publicou outra série a Trilogia da Névoa composta por: O Príncipe da Névoa, Palácio da Meia-noite e Luzes de Setembro. Ainda não li essa, mas já está na minha lista e não vejo a hora de ter esses livros em mãos para devorá-los porque conhecendo o escritor...sei que posso esperar muita emoção e aventura nessas histórias.

E vocês, já leram algo dele? O que acharam?

Até a próxima! :-*


Nos acompanhe nas redes sociais!
Viu algum erro no texto?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com

8 comentários:

  1. Sou apaixonada por Zafón, é aquele tipo de autor que você começa a ler e não consegue parar, dá vontade de devorar qualquer coisa que ele escreva, porque esse homem é de uma genialidade imensa!

    A trilogia do Cemitério dos livros esquecidos é sensacional:
    A sombra do vento é maravilhoso,
    O Jogo do anjo é inexplicavelmente arrebatador, nunca vi um livro tão bem escrito, lembro que virei a noite lendo e até hoje me dá calafrios!
    O prisioneiro do céu é tipo "MEU DEUS DO CÉU, NÃO ACREDITO!".

    E sobre Marina: como não se apaixonar?

    Pretendo ler a Trilogia da Névoa ainda, espero que esses sejam tão bons quanto!

    Adorei a indicação :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Não é Melissa?! Gente, me apaixonei pela escrita desse hômi! Espero logo logo ler a trilogia da névoa também.

      :* Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Olá!
    Ainda não li Záfon, mas quero MUITO conhecer a escrita dele, tão elogiada por todos. Espero conseguir ler em breve. Pretendo começar com O príncipe da névoa, que já tenho aqui.
    Ótimo post.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que saudades que estou de Zafón, já li todos dele.
    Mas não ouço mais nada dele nem lá fora.
    Louca paara outro livro incrível dele, fora que em todos eles faz uma apoteose aos livros.

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi comentários super elogiosos sobre o autor,mas não li ainda nenhum de seus livros.
    Fico sempre satisfeita quando leio dicas como essa e por isso fiquei com vontade de ler o livro A Sombra do Vento.

    ResponderExcluir
  5. Eu li apenas Marina e gostei bastante.
    Deu pra entender porque o autor é tão bem visto.
    Tenho outros livros dele e estou louca para continuar me aventurando na escrita dele.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente eu não li nada do autor ainda, apesar de sempre ler resenhas bem positivas dos livros dele. São postagens como essa que mostram que preciso mudar este quadro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, você não sabe o quanto fiquei feliz com seu post. O Zafón é meu autor favorito e eu já li todos os seus livros. Comecei com A Sombra do Vento e não parei mais, e assim como você, é o livro que eu sempre indico, pois é perfeito. Fiquei sabendo esses dias, que ele está lançando o 4º livro da série "cemitérios dos livros esquecidos" e eu já estou ansiosa para que chegue logo ao Brasil. Amei o post! Bj

    ResponderExcluir