28 julho 2016

Resenha: Entre 3 mundos - Lavínia Rocha.

Entre 3 mundos
Autora: Lavínia Rocha.
Editora: D'Plácido. 
Páginas: 224.

Há algumas décadas, o Brasil vivia intensos conflitos entre pessoas normais e pessoas com dons extraordinários. Visando a paz no país, as autoridades o dividiram em dois territórios – o do Norte e o do Sul – e assinaram um contrato proibindo a migração de uma região para a outra.
Alisa é de uma família do Norte, mas foi identificada como pertencente ao Sul e precisa esconder a verdade de ambos os mundos. Além de quebrar o contrato toda semana para visitar seus pais, Alisa enfrenta problemas comuns da adolescência: acha seu próprio nome bizarro, gosta do cara errado e é a única pessoa que não percebe o quanto seu melhor amigo é apaixonado por ela.
A vida de Lisa (como prefere ser chamada) se transforma completamente com um grande acontecimento no colégio e, agora, ela se vê diante de um desafio envolvido pela descoberta do amor e da sua verdadeira identidade.

Oi, gente. Tudo bem?

Hoje, trago para vocês a resenha do livro Entre 3 Mundos, da autora brasileira Lavínia Rocha. É uma obra infanto-juvenil, que conta a história de Alisa, adolescente de 15 anos que precisa descobrir quem verdadeiramente é. 

De acordo com um contrato, realizado para evitar uma guerra no Brasil, no Norte vivem as pessoas consideradas normais, que são aquelas que não possuem dons "especiais"; no Sul, vivem as pessoas que os possuem, ou seja, podem ter magia. Além desses dois mundos (o não mágico e o meio-mágico), acredita-se que pode haver um terceiro mundo: o mundo mágico, mas ninguém sabe se realmente existe e como ir até ele. 

Alisa nasceu no Norte, mas foi considerada capaz de ter magia e, então, pertencente ao Sul. Porém, ela sente que falta algo, que não pertence a nenhum lugar. Quando chega ao 1º ano do ensino médio e vai descobrir qual seu poder mágico, algo surpreendente acontece e isso a deixa com ainda mais dúvidas. Na busca de descobrir o que está acontecendo e o motivo dela ser diferente de todo mundo, ela e seus amigos caem em um portal e vivem grandes aventuras.



Esse é um livro muito especial! Sabem por quê? Porque a protagonista é negra! Quantos livros com uma protagonista negra vocês já leram? E com protagonistas brancas? Pois é. Eu também, porque não se encontram muitos livros assim, né? Fiquei muito feliz, me senti representada! 

Desde os seis anos, aprendi a me dividir entre os dois mundos e me via como uma espécie de intrusa em ambos. 

A linguagem de Entre 3 mundos é simples, os personagens são, em sua maioria, adolescentes fáceis de entender e gírias comuns a eles são utilizadas na narrativa em primeira pessoa. Isso nos ambienta no mundo de Alisa, personagem um tanto pessimista, mas humilde e corajosa

Temos Dan, melhor amigo da nossa mocinha. Ele é inteligente e fofo de várias maneiras. Dan é apaixonado por Alisa e, nas primeiras páginas do livro, só ela parece não saber disso. Também temos a Sol e a Nina, amigas e colegas de quarto da Alisa e, Marco, colega de quarto de Dan. Eles formam um grupo de amigos que está sempre junto. 



A leitura é um tanto lenta no início, quando nos é narrado aquilo que já sabemos pela sinopse. Porém, no final da primeira parte, quando os alunos do 1º ano devem receber seus poderes e, finalmente, poder usar magia, Alisa descobre que não é como os outros e fica super confusa e até pensa em voltar ao Norte e, a partir daí, a leitura flui, com aventuras e romance

Senti falta de um aprofundamento maior dos mundos, saber mais sobre como é a rotina, as regras de cada um. Mas, pelo desfecho, percebi que pode ter uma continuação (por favor, Lavínia, nunca te pedi nada) e acredito que os mundos serão mais desenvolvidos. Atualização: Já tem segundo volume, gente! Se chama Entre 3 Segredos! E logo sai resenha aqui no blog!

O que mais gostei na obra foram os personagens, que tinham características marcantes e interessantes. Eles fizeram toda a diferença na obra! 

A diagramação está impecável, a revisão também e a capa chama muita atenção, tanto que escolhi esse livro, primeiramente, por ela. Tem uma garota negra de vestido vermelho na frente, adorei isso.

Dei 4 estrelinhas pra Entre 3 Mundos no Skoob, porque acredito que o livro tem potencial para se tornar uma grande leitura para vocês! Ele é simples, perfeito para uma tarde de sábado e para curar ressaca literária. Porém, não espere grandes acontecimentos, pois o livro é bem calmo, não tem um clímax. Leiam e me falem o que acharam depois!

Beijos <3

Viu algum erro nessa postagem?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com
Nos acompanhe nas redes sociais:

Postagem válida para o Top Comentarista de Julho de 2016. 


17 comentários:

  1. Que maravilha esta representação de uma protagonista negra, observando agora percebo mesmo que a maioria são brancos, acho um pouco de preconceito, mas enfim, estou para receber esse livro da editora e assim que chegar estarei lendo o mais rápido possivel, gostei da maneira como a narrativa é feita, fácil, já vou ler sabendo que o começo é lento mas depois vale a pena, me incomoda esse questão de ser superficial, mesmo assim parece uma história boa

    ResponderExcluir
  2. Oi,tudo bem?
    Gosto de livros calmos como esse para me sentir em paz e com aquele sorriso no rosto.Principalmente quando estou no meio de um turbilhão. :/
    Assim como gostei de saber que enfim um livro nos apresenta a uma personagem principal negra. E sinceramente falando,nunca li um livro nacional ou não ,com uma personagem assim.
    Quase sempre nos mostram meninas brancas,cabelos claros e por aí vai.
    Gostei do enredo e da capa.E fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas fiquei bem empolgada para ler ele <3

    ResponderExcluir
  4. Oiii Roberta, como vai garota?
    Eu tenho uma paixão absurda para ler esse livro já, vejo ele como um romance no ar que ao logo do tempo vai despertando o interesse do leitor, a edição está incrível. Parabéns pela resenha, dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia, mas fiquei super empolgada com sua resenha. E é verdade protagonistas negras eu não lembro de ter lido, bem tem A cor púrpura...
    Bjs
    www.mundoliterando.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa obra! Vou anotar aqui e assim que tiver uma oportunidade irei adquirir.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  7. Primeira vez que encontro uma protagonista negra em um enredo tão maravilhoso. Vejo muito em obras clássicas como a escrava isaura, as personagens de monteiro lobato. E, concordo com você é um tanto preconceituoso tratar e problematizar apenas a vida de personagens brancas. É um tanto inovador, e que há de gerar muitas criticas.

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Não tinha ouvido falar do livro ainda, gostei bastante da resenha e da sinceridade nela. Não me interessei muito pelo livro...

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha visto esse livro por aí, e como uma boa fã de Harry Potter, amo demais qualquer livro que envolva magia haha. Acho a capa dele muito fofinha, dá vontade de ler naqueles dias de tpm, sabe? Pra relaxar, enquanto come um chocolatinho ahaha. Belíssima resenha! Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Adorei, cada vez me surpreendo mais com a literatura brasileira de ficção, e quando tu recomenda fico com mais vontade de ler. Tuas resenhas são ótimas!!

    ps.: nada como se sentir representada <3

    ResponderExcluir
  11. Poxa, esse livro parece ser muito bom!!!
    E realmente, que eu me lembre nunca li um livro com protagonista branca...
    Já anotei na wishlist
    Beijos

    blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Confesso que não me atrai pela história, ou talvez não seja o momento de leitura dele, mas sua resenha está muito boa, isso e fato, parabéns pelo trabalho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do lance da protagonista ser negra porque é mesmo difícil. O último que me lembro ter lido com uma, foi a Cor Púrpura e faz um monte de tempo...
    Essa capa é linda e parece mesmo ser um bom livro ^^

    :*

    ResponderExcluir
  14. OIE
    Essa capa é super amor, eu to bem curiosa pela leitura quando vi que lançou, já li o outro da autora e é bem legal a narrativa dela, adorei sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Apesar das suas ressalvas, gostei muito da premissa. Gosto muito desse tipo de livro! Se tiver oportunidade lerei!
    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Já posso adiantar que a narração me deixou com um pé para trás, mas gente, a historia é ótima, então dou esse crédito.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, eu achei o enredo fantástico para o público alvo, bastante dinâmico, apesar de não ser novidade, acredito que deva ser uma leitura fantástica. Vou comprar para ver se é possível trabalhar com meus alunos.

    ResponderExcluir