12 julho 2016

Entrevista #1: Entrevistando Karina Zulauf.

Oi, gente. Tudo bem?
Na semana passada, eu trouxe a resenha do livro Em Suas Asas, da Karina Zulauf, do qual eu gostei muito. Fiquei bem curiosa sobre a obra e decidi realizar a primeira entrevista do blog com a Karina! Estou até emocionada! A autora é uma querida e vocês vão ver isso!


Karina Zulauf Tironi tem 16 anos, escreveu o livro "Em Suas Asas" dos 13 para 14 anos. Nasceu dia 10 de Julho de 1999 e é uma canceriana com orgulho. Seus pais são separados. Mora com sua mãe, Soraya, e sua irmã mais nova, Manuella, em uma cidade pacata no sul do País, São Bento do Sul, onde a descendência alemã predomina. Escreve desde seus oito anos e desde então não parou mais. Seus dedos voam pelo teclado com a sinfonia e a paixão de um pianista.
É apaixonada por anjos e os mistérios da vida. Acredita ter nascido para escrever e é isso que fará para o resto de sua vida enquanto as palavras lhe forem tão importantes quanto o próprio ar que respira.

  • Pense rápido: 

Um livro: O Despertar do Príncipe - Deuses do Egito.
Um autor: Carina Rissi.
Uma música: Fix You – Coldplay.
Um sonho: Ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.
Um amor: Loiros (não tô nem brincando).
Você não gosta de: Barulho.
Uma qualidade: Bondade.
Um defeito: Timidez.
Uma palavra: Amor.

  • Você lembra qual foi o primeiro livro que leu? Qual foi? Acredita que foi com este que seu amor pela literatura nasceu? 


Karina: Eu não sei bem dizer qual que foi o primeiro dos primeiros, mas eu lia bastante as revistinhas da Turma da Mônica, depois Turma da Mônica Jovem e daí passei para Meu Querido Diário Otário, Goosebumps e por aí foi. Acho que uns dos primeiros livros maiores que li foi Fallen, da Lauren Kate (o qual, inclusive, espero o filme desde sempre).
Com certeza posso afirmar que a Turma da Mônica me impulsionou muito a começar a ler, e sei que não foi só comigo assim. Tem muitas mães que se preocupam que o(a) filho(a) de 11, 12, 13 anos só lê gibis, mas não precisam. Muitos dos mais profundos amores pela literatura nascem daí mesmo.

  • Você teve alguma inspiração para escrever Em Suas Asas? 

Resposta: Sim. Eu queria muito poder nomeá-las, mas a única que posso é meu amor por cavalos. Eu ainda os amo, mas com meus 13 pra 14 anos o amor era bem maior, tanto que os inseri no contexto do livro.
Coisas que eu sempre digo que me inspiram muitíssimo são expressões faciais e corporais de pessoas que convivo ou vejo na rua e qualquer tipo de arte. Seja ela manifestada em desenhos, pintura, filmes, música, dança, teatro, o que for. Tudo isso me inspira muito, e tudo isso junto me inspirou a criar o “Em Suas Asas”.

  • E para criar o Daniel? 

Karina: Haha, para criar ele eu basicamente juntei tudo que eu acho que o meu “cara dos sonhos” deveria ser. Mais reservado, protetor, calmo, romântico, etc. E, obviamente, é o personagem que eu mais quis destacar, principalmente por sua personalidade impecável e dócil. Foi muito divertido imaginar o que ele pensava em determinadas situações e transmiti-las no papel.

  • Como foi o processo de escrever um livro? Quanto tempo você levou? Você teve alguma dificuldade? Qual foi?

Karina: Foi bem tranquilo mesmo. Eu levei mais ou menos um ano (é o tempo que eu normalmente levo pra escrever 250 páginas. Espero um dia diminuir esse tempo ou aumentar esse número). Tem sempre a dificuldade de falta de inspiração, né. Quando você tá super afim de escrever, mas a inspiração não vem e você sabe que se forçar não vai ficar bom.

  • A Alice tem alguma característica sua? 

Karina: A Alice sou eu com meus 13 para 14 anos. Com todas as suas inseguranças e anseios. Sim, ela tem uma autoestima bem baixa mesmo, porque eu, nessa idade, tinha. Ela teme a rejeição porque eu era assim. Como foi meu primeiro livro terminado, simplesmente não consegui separar o “eu” do “dela” e acabei escrevendo a Alice reagindo às coisas como eu, naquela época, teria reagido.
Claro, eu mudei muito, felizmente, e posso dizer que muitas das coisas que me incomodavam não me incomodam mais. Aceitei meu corpo, meu cabelo e tudo que eu sou. Na continuação do “Em Suas Asas” farei questão que Alice também tenha evoluído. Porque, afinal, ela sou eu.

PAUSA AQUI: OMG, VAI TER CONTINUAÇÃO!!!
  • Como surgiu a ideia de cavalos alados?

Karina: Pelo meu amor por cavalos. Eu tive que arrumar um pretexto para colocar eles na história, kkk.

  • Tem algum personagem que você goste mais? E algum que goste menos?

Karina: O que eu gosto mais é o Daniel, porque ele é calmo, centrado, e se preocupa muito com os outros. A que eu menos gosto é a Catarina. Ela representa muito bem as falsianes da vida.

  • Qual sua cena favorita do livro?

Karina: É muito difícil de escolher. Mas provavelmente a cena da tarefa do labirinto *u*.

  • Em Suas Asas terá continuação? 

Karina: SIM! Inicialmente eu não iria fazer uma continuação, mas vejo que há muitas coisas que faltam ser esclarecidas e preciso dar um ponto final digno do casal, Daniel e Alice. Irei mostrar o quanto ambos evoluíram com tudo o que passaram e qual serão os desafios dos dois nessa dimensão moderna. Também irei explicar o porquê das tarefas e o porquê de o romance entre Cavalos Alados e Escolhidos ser estreitamente proibido.

  • Hoje, você mudaria algo no seu livro? 

Karina: Mudar no sentido de mudar o cenário, falas ou tarefas eu não mudaria, não. Porque se mudasse tiraria todo esse encanto de um livro escrito por uma pessoa tão nova. Talvez algumas palavras ou errinhos eu mudasse. Mas além disso não...

  • Você teve algum problema para publicar seu livro? Por que escolheu a Chiado Editora?

Karina: Nenhum problema sério. Teve a dificuldade de encontrar uma editora boa, que fosse de confiança, que se comprometesse com a divulgação, etc...
E se eu te falar que não conhecia a Chiado?
Eu pesquise no meu amigo Google: top 5 editoras para se publicar um livro. E a Chiado estava ali. De primeira simpatizei com ela, deu até um clique, como se soubesse que seria ela e nenhuma outra. Mandei um e-mail, perguntando se estavam aceitando originais, e mandei. Deu que acharam que o livro tinha potencial e quiseram publicar.
Foi assim (:

  • Você está trabalhando em alguma outra obra? Sobre o que ela fala? 

Karina: Estou trabalhando em umas cinco, haha. Mas a que mais está prendendo minha atenção nesse momento é uma que confesso que está sendo o melhor livro que já escrevi (no total terminei 3, contando o “Em Suas Asas”). Conta a história sobre Helena, uma menina que foi mimada a vida toda e que está fazendo faculdade de medicina porque os pais quiseram que fizesse, mesmo ela querendo cursar psicologia. 
Não quero contar muito, para não estragar a surpresa, mas a Helena conhece Alexandre, que fica tentando abrir os olhos dela, fazer a entender que é preciso lutar com todas as forças pelo que quer.
Basicamente, nesse livro, quero ressaltar muito isso; seguir seus sonhos, e não as expectativas que os outros colocam em cima de seus ombros.

  • Gostaria de deixar um recado aos leitores e a quem sonha escrever um livro?

Karina: Aos leitores: Muito obrigada por todo apoio que ando recebendo de vocês, seja em forma de comentários em resenhas ou vindo falar comigo em redes-sociais. Para uma escritora no início de sua carreira, isso é muuuuuuuito importante, e nos dá força de vontade para continuar em frente.
Aos que sonham escrever e publicar um livro: NÃO DESISTAM!
Muitos já vieram me pedir concelhos sobre isso, que querem publicar mas não acham uma editora boa ou seus livros não foram aceitos. 
Lembrem-se, uma das escritoras mais conhecidas do mundo, J.K Rowling, teve seu livro rejeitado por 12 vezes, até que a Bloomsbury decidiu arriscar, publicando-o numa coletânea de literatura infantil. Receber nãos não significa que você não é bom. Continue tentando.

Que linda! <3 
Eu disse que ela era uma querida! 

Viu algum erro nesta postagem?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com

Postagem válida para o Top Comentarista de Julho de 2016. 

20 comentários:

  1. Além de ótima escritora é uma fofa <3

    ResponderExcluir
  2. Oiii Roberta, cmo vai? <3
    Menina eu não conhecia essa autora e nem a sua obra, e achei um fofura ela ter respondido sendo tão querida. Com toda certeza quero ler a sua obra <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgana!
      Eu sempre digo que quero ir além de autor-leitor. Quero formar uma grande família um dia, que passamos conversar. Porque eu sei que falta um pouco de um vínculo mais afável e quero construir isso ao longo do tempo.
      Ebaaa, depois me conta o que achou?
      Um beijão!!

      Excluir
  3. Adorei a entrevista com essa autora bem fofa!
    Começou bem novinha...E que bom que está tudo dando certo para a Karina.
    Espero que ela tenha cada vez mais sucesso em sua carreira.
    Parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janaina!
      Haha, sim. Desde cedo sabia que queria escrever, mesmo que não fosse publicar nada...
      Muitoo obrigada, querida! Eu desejo muito sucesso para ti também na área que escolher/escolheu.
      Um beijão! <3

      Excluir
  4. Me identifiquei, amo a Carina Rissi e odeio barulho, nada como ler em paz. Também lia bastante Turma da Mônica, histórias divertidas que desenvolveram minha curiosidade com a leitura, imagino a sua felicidade quando ela disse que teria continuação rsrs Também não conhecia a Chiado a algum tempo, só depois de ver um post de um blog uns 5 meses atrás, peguei sua dica e não vou desistir, vou continuar escrevendo meu livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!
      Haha, a Carina é DEMAIS.
      Não pare mesmo, só não alcança quem nunca tenta :D
      Um beijão!

      Excluir
  5. Se estou feliz por saber que " Em Suas Asas" vai ter continuação? HAHAHA IMAGINA!!
    Uma escritora tão jovem e que escreve tão bem. O que posso dizer sobre isso? Me vem em mente apenas um " muito, muito obrigado Deus ".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahhaahah, que amor de pessoa! ❤️
      Que linda, muuito obrigada, Vitória!!! Fico extremamente feliz que tenha gostado. Tem alguma dica pra mim do que gostaria de ver em uma continuação?

      Excluir
    2. Não creio, sério? Bom, esses dias eu li "Como Eu Era Antes de Você" e sinceramente? Não lembro de um livro me deixar tão surpresa, sem reação e com uma dor agoniante no peito. Mas por outro lado, o amor que a Lou sente pelo Will, mesmo ele sendo tetraplegico, me deixou emocionada. Penso que você poderia ter uma inspiração nessa história dos dois e levar para a continuação de "Em Suas Asas". Não estou dizendo que a história que criar precisa ser tão triste ou parecida como o que aconteceu com Will. Mas podia ter uma surpresa da vida com um deles e o outro estar lá para apoiar. E por favor, ter um final mais que feliz. Não tô falando em imitação ou nada disso, mas sim de ter inspiração em uma história tão diferente e realista como nesta em que Jojo Moyes nos presenteou.

      Excluir
    3. Desculpe, não sou muito boa com ideias Rsr </3 . Mas, ow poderia aparecer um novo personagem para disputar o amor de Daniel ou o amor de Alice. Um segundo quequeridinho, que criaria dúvidas e conflitos na relação entre Alice e Daniel. Que faira eles repensarem nas escolhas deles, MAS QUE CLARO QUE NO FINAL ELES DOIS FICARIAM JUNTOS.

      Excluir
    4. Mas por outro lado, o lado do meu amorzinho fofo. Adoraria ver o Daniel e a Alice progredirem juntos. Namorarem e construírem cada vez mais um laço de amor ainda maior entre os dois. <3 <3 <3 .. Opaa mais uma ideia surgiu aqui em minha mente, poderia ter uma ameaça sobre descobrirem o paradeiro de Daniel. Uii.

      Excluir
    5. De qualquer forma e em qualquer hipótese, sei que vai se superar e escrever muito bem. Sei que dará o seu melhor e que sua criatividade vai nos surpreender. Confio em você, és uma ótima escritora e, com certeza, nos agradará o rumo que decidir para a história de Daniel e Alice. Sei que vai estar ótimo. ♥♥ Um grande e apertado abraço, minha linda.

      Excluir
    6. Você deu ideias bem boas! :D Com certeza usarei alguma dessas...
      Eu não cheguei a ler o livro "Como Eu Era Antes de Você", só vi o filme. É tão bom quanto todos dizem?
      Aii, falando assim você vai me fazer chorar, menina!!!
      Um abraço ainda mais forte pra ti <3

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Achei ótimo a matéria! Bem legal para conhecer mais a pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Theresa, também achei muito legal isso de entrevistar autores :D
      Um beijão!!

      Excluir
  8. Ai que amor de pessoa! Vamos ser amigas, porfa? hahaha
    Eu também escrevia muito aos 13/14 anos, comecei vários livros mas sempre abandonei. A criatividade pára e surgem novas ideias, me atrapalho toda. Preciso rever isso. Um dia ainda publicarei um livro. Adorei o Em Suas Asas e já to amando que vai ter continuaçãoooo. Sucesso sempre, Karina ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Jéssica! Vamosss sim <3
      Eu também era assim, nunca terminava nenhum, e é por isso que tenho tantos livros começados, haha. Mas nem se preocupa, uma hora você vai se prender tanto em uma história que quando for ver estará dando o ponto final.
      Estou torcendo para que seu livro faça muuuuito sucesso, querida. Me informe assim que publicar para eu comprar um autografado :3
      Fico tão feliz que tenha gostado do Em Suas Asas! Tem alguma sugestão para mim do que gostaria de ver na continuação?
      Um grande beijo!!

      Excluir