27 maio 2016

Resenha: Os Humanos - Matt Haig.

Os Humanos
Autor: Matt Haig
Páginas: 312
Editora: Jangada. 
Compre: Saraiva | Amazon | Submarino


Quando um visitante extraterrestre chega à Terra, suas primeiras impressões da espécie humana são pouco positivas. Ao assumir a forma do professor Andrew Martin, da Universidade de Cambridge, o visitante está ansioso por cumprir a tarefa macabra que lhe foi incumbida e voltar rapidamente para seu planeta. Ele se sente enojado pela aparência dos humanos, pelo que eles comem e por sua capacidade de matar e guerrear. Mas, à medida que o tempo passa, ele começa a perceber que pode haver mais coisas nessa espécie do que havia pensado


Andrew Martin, professor da universidade de Cambrige, teve seu corpo habitado por um extraterrestre que tomou as rédeas de sua vida a fim de comprimir uma missão que lhe foi incumbida. Antes de partir para a Terra, o extraterrestre recebeu breves informações de que os seres humanos são violentos e egoístas. Teve de aprender os hábitos e costumes dos terrestres, assim como a linguagem utilizada e após se adaptar vai em busca de seu objetivo na terra de forma que ele não seja corrompido pelos terríveis humanos. 

"Assim, temos de concluir que a loucura é algumas vezes uma questão de época, e outras, de endereço" 

O livro é contado em primeira pessoa como uma narrativa do novo para os habitantes de seu planeta de origem, ele relata sua experiência com roupas, rostos humanos e o sistema aqui empregado o qual define as pessoas. Com isso o autor explora algumas preocupações humanas e nos faz pensar no que realmente importa. Conhecemos a família de Andrew e percebemos que por ele ser um excelente matemático isso deixa suas relações complicadas. Isso é o que motivou o extraterrestre em sua viagem. Com o passar da história, ele descobre e desenvolve laços que o levam a crer que, talvez, haja bondade nos humanos.

Ao decorrer da história nos deparamos muito com a matemática e a importância dela, tanto para os humanos quanto para os extraterrestres, e isso me deixou um pouco confusa, uma vez que não sou da área. Entretanto, gostei de descobrir mais sobre esse universo. 

"- Porque, você sabe, números primos são terrivelmente sérios. Uma droga de sérios. Podem fazer alguém se perder. São como sereias. Eles atraem sua beleza isolada e antes que você perceba já se encontra na maior confusão mental. "

A história é bem desenvolvida e abrange uma proposta diferente. Vale a leitura!

Espero que tenham gostado, beijos.



Nos acompanhe nas redes sociais!
Viu algum erro no texto?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com

Postagem válida para o Top Comentarista de Maio de 2016.

23 comentários:

  1. Eu amei a resenha desse livro, já ouvi falar dele e quero muito ler. Gosto muito de livros que me façam refletir sobre a humanidade, e vejo que esse livro se adéqua a esse papel.
    Forte abraço,
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  2. Incrível pensar como os extraterrestres veem a Terra... cheia de roubos, sequestros, mortes... achei muito boa a proposta do livro e espero e ler em breve, deve ser bem legal acompanhar a adequação de Andrew com uma vida que para nós é habitual, e fiquei super curiosa quanto a sua missão ..

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai?
    Parabéns pela resenha, maravilhosa. Não conhecia o livro, apesar do ter uma permissa interessante, não me interessa no momento. Futuramente, talvez. Obrigada pela dica!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  4. Ola! Tudo bem por aqui? Já li muitas resenhas deste livro. Uma premissa bem diferente do s livros que tem por ai haha. Um e.t vivendo conosco, aprendendo e tentando nos entender haha. Queria apenas saber qual a missão que ele recebeu. Mas, assim não teria graça ler o livro. Adorei sua resenha!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não sabia que o livro narra alguns contextos matemáticos, mas acho que se tratando do enredo não teria jeito, teria que ter algo mesmo. Uma pena que isso causou um pouco de confusão. Mesmo com essa sua pequena ressalva eu quero muito ler esse livro, pois adoro a premissa.
    Bela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Se fosse agora no real, seria bem difícil ele encontrar bondade nos humanos. A situação atual está tensa.
    Nunca havia lido nada sobre o livro e nem sabia da existência dele. Me interessei.

    Ótima resenha, e o blog está top.

    El Costa, em breve com "Histórias de um Maluco por Teatro"

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Já tinha lido algumas resenhas sobre o livro e me interessei bastante, a premissa é bastante interessante, imagina um mundo onde extra terrestres habita na terra.
    Simplesmente amei.
    Irei ler com certeza.
    Bom Dia.

    ResponderExcluir
  8. Oii,

    Não conhecia a história desse livro e bem me interessei pela mesma. Estou curiosa para conhecer mais sobre essa história. Ótima resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Esse livro parece ser bem maravilhoso! Mas olha, fiquei assustada quando você disse que surge bastante matemática no livro hahaha, lembrei de O Teorema de Katherine (o qual eu não gostei). Achei a capa bem fofolete! Quero leeeer. Beijos ♥

    ResponderExcluir
  10. O livro não me chamou muita atenção no começo, mas depois de entender melhor do enredo eu realmente fiquei com vontade de ler.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece tão legal, quero muito ler. Parece muito com meu estilo de leitura. Adoro séries/livros/qualquer coisa sobre extraterrestres haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Hummm. Uma leitura bem diferente para diversificar minhas últimas leituras. Apesar do enredo ser bem curioso, a presença de matemática me intimida um pouco, kkkk, mas vou deixar a dica anotada. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Já quero hahahaha Me lembrou em algum nivel uma mistura do filme Pq Almocei Meu Pai e o filme La Belle Verte (veja, sério). Não perderei oportunidade de ler <3 <3

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Já li uma outra resenha sobre esse livro e acho bizarro! Mas não é nada que tire minha vontade de ler! Lendo a resenha lembrei daquele filme antigo que um marciano vinha pra terra, gostava de sorvete e acabou fazendo amizade com um humano. Não lembro o nome do filme, mas era meu amigo marciano ou algo assim.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Eu já tinha visto algumas resenhas desse livro e fiquei bastante curioso. Estou interessado pela leitura. Parabéns pela ótima resenha :)
    Beijos
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  16. Não sabia dessa presença tão marcante da matemática no livro, ao ponto de ser possível deixar um leitor com menos familiaridade com ela confuso... é o meu caso, então desanimei um pouquinho pra ler agora. Mas a premissa é muito interessante!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Lendo essa resenha (ótima por sinal), tive a impressão de que o livro parece nos dar um "tapinha" na cara pelo que fazemos na posição de humanos. Adorei, assim como achei o ambiente interessante. Bom trabalho!
    Visite nosso blog de livros, filmes e séries: http://jubadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Edna, esse é um dos livros da minha listinha de desejados, o enredo dele é bem diferente e tem um bom espaço para ser trabalhado, espero que o autor tenha conseguido montar uma boa historia *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  19. Esse foi um livros lançados pela Editora Jangada que mais me chamou a atenção, chega a ser clichê uma estória envolvendo humanos e extraterrestres, mas essa tem um tom mais leve, uma veia mais cômica que faz com que se leia rapidamente, por isso quero fazer essa leitura. O ET veio e parece ter mexido bastante na vida do personagem que precisava mesmo de uma ajuda para animar as coisas que estavam organizadas demais, achei bacana a ideia de usar bastante a matemática, me deixou mais curioso ainda.

    ResponderExcluir
  20. Desde o anúncio do lançamento fiquei muito interessado nesse livro. Sua resenha está muito bem feita, parabéns! Só me deixou com mais vontade ainda de lê-lo!
    Abraços;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá, essa foi uma das minhas melhores leituras desse ano...eu não dava nada pela obra e estava super receosa em lê-la, pois não curto histórias com extraterrestres. Confesso que me surpreendi muito com o enredo, adorei principalmente a inversão de papéis, onde agora nós seres humanos somos os seres de outro planeta. Ponto positivo para os ensinamentos que o E.T. deixa ao final da obra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  22. o universo criado parece bem curioso mas isso de matematica e tals me floppou kkkk

    ResponderExcluir
  23. Eu de verdade não esperava gostar tanto deste livro, a mistura de ficção e reflexão ficou na medida certa. Por algum motivo quando acabei de ler este livro me senti muito grata por estar viva e morando na Terra. Me deu uma ótima sensação lê-lo.

    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir