03 maio 2016

Resenha: Os Homens que não amavam as mulheres - Stieg Larsson.

Os Homens que Não Amavam as Mulheres

Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 522
Skoob
Comprar: Submarino | Extra | Amazon
Os Homens que Não Amavam as Mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. Primeiro volume da trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, "Os Homens que Não Amavam" as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.

O livro Os Homens que não amavam as mulheres do escritor Stieg Larsson é o primeiro livro da Trilogia Millenium. Na verdade Larsson pretendia escrever dez livros para essa série mas veio a falecer quando estava escrevendo o quarto livro, no entanto este ano saiu a notícia na mídia que o livro foi continuado pelo jornalista e romancista David Lagercrantz, inclusive já foi lançado.

Conheço a história da série através dos filmes de mesmo nome. O primeiro que vi foi o filme sueco lançado em 2010 e algum tempo depois vi a adaptação americana de 2012. Os dois filmes são ótimos e bem fiéis a história relatada no livro.




No livro, tudo é narrado em terceira pessoa focando os pontos de vista de Mikael Blomkvit, Lisbeth Salander e aleatoriamente outros personagens importantes na trama. 
Tudo tem início quando Blomkvist, jornalista da revista Millenium se envolve num escândalo ao escrever uma matéria difamando um grande financista: Hans-Erik Wennertröm. O fato é que o jornalista descobriu falcatruas enormes envolvendo o nome do financista mas não conseguiu provar tudo ficando em maus lençóis com a justiça...nesse meio tempo ele é contactado pelo advogado de um grande empresário aposentado Henrik Vanger que quer contratá-lo para escrever um livro sobre sua família e também para investigar o desaparecimento de sua sobrinha, um caso que não foi resolvido há mais de quarenta anos e que é a obsessão do idoso.

Nesse meio tempo conhecemos a história de Lisbeth Salander, uma jovem hacker, anti-social e de aparência um pouco "polêmica" que dá todo aquele tom a mais na narrativa. Tenho que ressaltar aqui que ela é um dos melhores personagens que tive o prazer de ler e que se eu já gostava dela pelos filmes, passei a amá-la por causa do livro

E o que mais posso dizer da história? É brilhante! Sem exageros, posso dizer aqui que Os Homens que não amavam as mulheres é um livro que prende muito. De início ele pode parecer um pouco lento, a história parece que não vai deslanchar porque Stieg nos dá todo o perfil dos personagens, ele os mostra por dentro pra o leitor, faz isso até que estejamos totalmente conectados com os seus dramas e então começamos a receber as bombas que é exatamente quando os mistérios vão se desnudando e as primeiras pistas aparecem.

Eu pensei que depois de ver todos os filmes, nada mais me surpreenderia só que não podia ter me enganado mais, porque, graças a minha memória péssima e as cenas fortes que acontecem na história eu só me surpreendi mais e mais.
Outro ponto bom de ressaltar é todo o trabalho de pesquisa que eu senti que o autor fez pois a cada início de uma parte de divide o livro, somos contemplados com estatísticas relacionadas a violência contra a mulher porque a verdade é que essa série é toda sobre isso: misoginia.
Indico para quem quer uma história de tirar o fôlego!

Nos acompanhe nas redes sociais!
Viu algum erro no texto?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com

Postagem válida para o Top Comentarista de Maio de 2016.

19 comentários:

  1. nossa essa resenha me deixou bem curiosa em relação a esse livro, vou procurar ele para poder ler.

    tem um sorteio rolando la no meu blog e gostaria de convidar vc e seus leitores para participarem, bjus

    http://dicasdachil.blogspot.com.br/2016/04/sorteio-1-ano-de-blog-dicas-da-chil.html

    ResponderExcluir
  2. Não assisti o filme especificamente por não ter lido o livro ainda, infelizmente o autor faleceu, mas a obra parece incrível, com uma mensagem ótima, amo livros do gênero e acho que com esse não seria diferente <3 muitas expectativas

    ResponderExcluir
  3. Muito curiosa para assistir o filme pela mensagem passada. Acho que todo mundo deveria dedicar um tempinho pra ler sobre problemas que nossa sociedade enfrenta há um tempão e tem que ser combatidos pra ontem. Ótimo post!
    Visite nosso blog de livros, filmes e séries: http://jubadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei esse livro já tem uns dois meses, e ainda não tive tempo de ler! Mas estou mega ansiosa, pois já vi o filme e sei que vou amar hahaha. É uma história incrível! Parabéns pela resenha, ficou ótima ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Eu só assisti ao filme americano, mas tem muita curiosidade para assistir a versão sueca. Eu lembro que iria começar a ler esse livro alguns anos atrás, mas quando soube que o autor faleceu fiquei bem desanimada, pois se eu ficasse muito encantada com a história e não houvesse continuidade ia ser bem triste haha. No entanto, também fiquei sabendo que outro autor estará dando prosseguimento aos livros e espero que ele faça um excelente trabalho. Depois da sua resenha fiquei com vontade de embarcar nessa história e rever o filme também.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não conheci esse livro e confesso que não estou curioso, pois não me chamou tanta atenção... E que pena que o autor não pode continuar, mas espero que o novo "autor" possa satisfazer sua vontade e lhe agradar. ^^

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  7. Oi!!
    Eu conheci os filmes primeiro, acho a versão Sueca perfeita, embora tenha algumas diferenças entre o filme e o livro, a versão americana também é boa, mas eu ainda fico com a Sueca.
    Quando assisti os filmes gostei bastante da Lisbeth e conhecer mais dela através do livro é maravilhoso, eu só li esse primeiro os outros estão na estante me esperando e pretendo começar a leitura do segundo o mais breve possível.
    A trama criada pelo autor é brilhante, faz a gente ler cada vez mais para saber o que acontecer na página seguinte, e eles é bem detalhista em certos pontos, o que em alguns momentos achei a leitura cansativa, mas em nada entediante.
    Ler a tua resenho bateu uma vontade de assistir os filmes novamente.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Sou completamente louca para ler esse livro, apenas tive a oportunidade de assistir ao filme e realmente gostei bastante, e essa capa está um encanto, ele está na minha lista imensa de desejados.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Comecei a ler o livro uma vez, mas abandonei porque era em pdf e era cansativo ler pelo pc, mas tenho curiosidade ainda de ler a história. Vi o filme na versão US e gostei bastante.

    ResponderExcluir
  10. Oie
    infelizmente nunca tive oportunidade de ler o livro e minha curiosidade não é tão grande no momento apesar de que tem um enredo mega interessante, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oioi! Tudo bem?
    Sempre ouvi falar mto bem dos livros do Stieg Larsson e o livro Os Homens que não amavam as mulheres sempre foi um dos que eu tinha mais curiosidade.
    Que bom que mesmo conhecendo o filme, vc ainda se surpreendeu com o livro.
    Vou tentar ler antes de assistir, acho que fica melhor assim para entender a historia.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Menia, eu preciso muito ler essa obra, não só ela, mas a série toda. Também não conferi a adaptação (isso porque não curto muito Daniel Craig), mas quem sabe. Adorei a resenha.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Oi. Vim conhecer o livro no ano passado, assisti o filme e depois li o primeiro livro, mas não conclui. Achei um bom enredo, diferente e instigante, apesar de muito sofrido, senti angústia.

    ResponderExcluir
  14. então eu to pra ler o livro a muito tempo, mas cade motivação? cade tempo? kkkkk o filme ainda não vi pelos motivos anteriores tbm kkkk mas confesso q essa história me instiga.

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Eu tinha esse livro, não nessa capa, era uma preta com um fogo. Mas comecei a ler e me fui me arrastando, até que decidi parar e me desfiz do livro. Hoje, lendo sua resenha, vi que deveria ter continuado, pois iria me surpreender. Não sabia que o início era lento mesmo e que depois melhorava.

    ResponderExcluir
  16. Oi Tamara.
    Achei a premissa do livro bem interessante, um pouco clichê com certeza, mas ainda assim interessante.
    Os personagens principais tem uma personalidade muito interessante, a hacker anti-social principalmente.
    Irei ler com toda certeza.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  17. Oi! Eu já li esse livro e assisti o filme e adorei hahahaha Mas meu único problema com ele, não sei se vc sentiu isso, é que parece que o tipo de escrita do autor não te pega, entende? Eu demorei mais de um mês pra conseguir terminar a leitura

    ResponderExcluir
  18. Uma pena a morte do autor, deixando inacabado um projeto que seria mais incrível do que já é, ele realmente consegue nos envolver com seus personagens bem construídos e todas as situações que vão acontecendo, tem um ritmo mais lento, mas quando as coisas começam a acontecer tiram o fôlego mesmo. Os filmes são bem fieis ao livro, quero conferir o novo livro que foi publicado mesmo que outro autor tenha terminado, é uma trilogia que todos deveriam conhecer.

    ResponderExcluir
  19. Olá povo!
    Muito obrigada pelos comentários ^^
    Adoro ver as opiniões de todos vocês depois que publico a minha.

    :*

    ResponderExcluir