18 maio 2016

Dicas para ler em outra língua.


Olá, leitores! Sei que muita gente gostaria de ler livros em outras línguas, principalmente inglês. Por isso vim aqui hoje dar dicas de como eu fiz para ter mais facilidade. 

1. Tenha consciência do seu nível de inglês.

É muito importante você saber o seu nível para escolher um livro apropriado. Essa escolha fará com que você se sinta seguro e confiante para ler mais e mais!

2. Não tenha medo.

Sei que em um primeiro momento é assustador ler em uma nova língua, pelo simples fato de sairmos da nossa zona de conforto. Mas, às vezes, para crescer na vida é necessário arriscar e garanto a vocês que será complicado só nos primeiros dias. Você pode começar com livros infantis até a coragem bater na sua porta. 

3. Leia livros já lidos em português.

É uma ideia muito interessante uma vez que você já está familiarizado com o contexto da história, assim, você perceberá que a leitura fluirá mais facilmente e você vai pegando mais vocabulário aos poucos.

4. Ler sem pausar.

Uma das coisas que eu fazia muito quando comecei era: toda vez que chegava em uma palavra desconhecida eu grifava, procurava no dicionário, escrevia ao lado e continuava. Com isso eu perdia o ritmo, então eu indico que quando vocês se depararem com uma palavra desconhecida vocês marquem (do jeito de sua preferência) e depois que terminar o capítulo voltar nessas palavras e aí sim pesquisar. Além disso, é importante que vocês tentem, de certa forma, adivinhar o significado da palavra pensando em uma que se encaixaria no contexto/frase.

São dicas simples, mas que ajudam muito. Espero que vocês tenham gostado! Beijos.

Nos acompanhe nas redes sociais!
Viu algum erro no texto?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com

Postagem válida para o Top Comentarista de Maio de 2016.

9 comentários:

  1. Eu não consigo, mesmo querendo, até porque as edições em inglês são maravilhosas, acho que o ideal seria mesmo não pausar, ou a leitura não flui de maneira alguma, também acho que o medo interrompe bastante

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Bom, eu entendo o básico de inglês, comecei o curso no CCAA mas parei no terceiro livro, e estou tentando melhorar. Achei legal a dica e vou procurar algum livro que eu já tenha em português e que seja fácil, o pequeno príncipe parece uma boa, né?

    ResponderExcluir
  3. Achei a dica legal, eu tenho o curso básico de inglês, e estava pensando em ler algum livro em inglês para melhorar meu vocabulário, até estava pensando em ler o pequeno príncipe, penso eu que deva ser uma leitura fácil.

    ResponderExcluir
  4. Oi Edna.
    Eu amei a dica, lembro bem como era difícil para mim ler em inglês no começo, fazia igual a você e acabava perdendo o ritmo, ainda me deparo com algumas palavras desconhecidas, mas controlo a vontade de pesquisar de imediato.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  5. OI Edna!
    Mulher, adorei suas dicas! Eu estou revezando a leitura de Marina (do Zafón) entre a edição em português e a versão em espanhol, e tem hora que o vício é tão grande, que eu procuro o significado de qualquer palavrinha diferente na edição brazuca. Tenho que parar com isso!

    Um beijo.
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu tô bem louca para ler o terceiro livro da série WondLa, que a Intrínseca não lança a tradução nunca!! Tô há dois anos esperando, e quando pergunto pra eles, eles dizem que não há previsão. Sério, tô bem triste porque a série é maravilhosa. Mas não consigo tomar coragem pra comprar a versão em inglês, justamente por medo de não entender nada com meu inglês básico. Aí eu fico nesse impasse, querendo saber o final da história mas também com medo de entender tudo errado hahaha.
    Que vida.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  7. Eu considero meu nivel de ingles intermediário e tal, mas me irrita ler em inlgês pq eu me sinto uma criança q arrecem aprendeu a ler, sabe? Em portugues eu leio super rapido, desenvolve a leitura e tal...Em inglês eu fico tipo o-me-ni-no-foi-pra-ca-sa. Mas só em livros. Todo o resto que eu for ler, ou ouvir e tal é de boa hahahaha

    ResponderExcluir
  8. Saber seu nível de inglês é fundamental, assim fica mais fácil selecionar uma leitura com o grau de dificuldade adequado e aos poucos ir evoluindo. Eu sempre tentei adivinhar ou procurar depois as palavras que não conhecia, justamente para não ter essa quebra na leitura e na linha de pensamento que a leitura fornecia,é preciso se arriscar mesmo, nunca saberemos tudo e é excelente adquirir mais conhecimento e ver a facilidade que vai se ganhando para ler em outra língua.

    ResponderExcluir
  9. Oi Edna! Adorei as dicas e vou começar a praticar. Fazia essa mesma coisa de achar uma palavra que não sabia, parar, procurar a palavra no dicionário e quando via já tinha me perdido. Mesmo estando em um nível intermediário de inglês, acho bastante complicado a leitura de livros grandes, mas vou voltar a praticar depois dessas dicas! Fiz a primeira postagem no meu blog hoje. Vou falar sobre diversos assuntos e gostaria que visitassem o meu blog! Obrigada desde já! vastoshorizontes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir