16 abril 2016

Resenha: O Céu é Logo Ali - Lilian Farias.


O Céu é Logo Ali

Autora: Lilian Farias. 
Editora: Divas. 
Páginas: 115. 
Comprar: Amazon | Cultura
Site  e Página da autora.

"O céu é logo ali representa a liberdade que são as borboletas e nos pássaros. Dolores e Clarice são mulheres que buscam tal liberdade. Dolores é uma mulher de muitas experiências; de vida simples e sem amigos. O único amigo que possui é esquizofrênico e a trata com muito carinho. Clarice é cheia de mimos e sempre teve de tudo, mas o que as liga são suas tribulações de sentimentos e busca por liberdade. Dolores fica encantada com o mais simples dos gestos, um pingo de chuva sobre a pele faz dela a pessoa mais feliz e livre do mundo. Já Clarice tem a vida dos sonhos, porém o destino pode destruí-lo com rapidez. O livro da Lilian é profundo e tocante. Ele nos mostra que devemos aproveitar o momento porque tudo pode acabar em um piscar de olhos." (Fernanda Bezerra)
"Ao adentrarmos nos mundos distintos dessas duas jovens, mergulhamos numa profusa miscigenação de anseios, lutas, estratégias de sobrevivência. A história de duas mulheres que, unidas pelo destino, resolvem aflorar todo fluxo de sobrevivência do "ser", do corpo, da alma, da mente, que advém quando se é permitido ser livre. Liberdade, essa, assemelhada a quem saboreia o voo das borboletas." (Valéria Sabrina)

O Céu é Logo Ali, da autora Lilian Farias, chegou aqui em casa no final de fevereiro. Por ter poucas páginas e ser bem pequeno, pensei que seria bem fácil de ler. Mas, não foi. Acalmem-se! O livro é ótimo. Vou explicar o motivo da minha demora em lê-lo e resenhá-lo. 

A obra nos traz duas protagonistas: Dolores e Clarice. As duas tem o mesmo objetivo: a liberdade; mas fora isso, são completamente diferentes. Dolores é pobre, não tem família e trabalha em uma lanchonete, já Clarice vem de uma família tradicional e rica. 



Com o passar da história, de forma poética, o leitor vê o que acontece com essas duas mulheres incríveis. Suas ânsias, seus medos, suas dores e agonias. O livro é tão intenso, mas ao mesmo tempo tão leve, que durante a leitura me senti deitada um nuvens, viajando pelo céu da manhã. Foi, exatamente, essa a sensação que eu tive. Depois que terminei a leitura, fiquei com uma leve ressaca literária. Não queria ler nada antes de resenhar O Céu é Logo Ali, mas ao mesmo tempo, não encontrava palavras para descrevê-lo. Ele é curto, então, além disso, eu teria que tomar cuidado para não acabar escrevendo de mais.  

Os personagens são tão reais, tão palpáveis, mas ao mesmo tempo tão poéticos, tão profundos. Falam mais com a alma do que com a voz. O modo que a Dolores enxerga o mundo é incrível e me fez ficar refletindo sobre tudo. E foi por isso que demorei a terminar essa leitura. Não por ser chata ou lenta, mas porque cada página me transportava a uma reflexão diferente. 

O Céu é Logo Ali é mais que recomendado, ainda mais às mulheres, que poderão se enxergar nessas duas personagens incríveis criadas pela Lilian. A história é curta, mas nos traz uma grande lição, ou várias lições, depende de vocês, leitores. 

Procurando algumas citações para colocar nesta simples resenha, quase que transcrevi aqui o livro inteiro. Me segurei e selecionei apenas algumas:

"Tudo tem prazo de validade, não se esqueçam disso. Até a eternidade tem prazo de validade. Tudo morre e tudo nasce. A vida é fluida como as águas do rio."

"Por mais que soubesse que as transformações eram internas, externa-las era uma maneira de mostrar ao cosmo que entendeu o recado."
"Uma mulher não se acaba. Não entrega as cartas antes do fim do jogo. Ela tinha a brasa de desejo, só não sabia onde escondeu. Agora que as águas ascenderam à paixão da vida, a festa era certa. As portas foram abertas. As verdades rasgadas e queimadas.A dança da mulher subversiva deu as caras."
"A liberdade tem gosto de sexo, mas o ônus pode te deixar histérica."


Lilian Farias é autora dos livros O Céu é Logo Ali e Mulheres Que Não Sabem Chorar. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, homossexualidade, violência sexual e alcoolismo. A escritora mantém um blog literário e está sempre bem informada sobre questões sociais que acontecem em nosso país. É defensora da tese de que todos são diferentes e merecem ser tratados com equidade. Ela adora escrever sobre temas que incomodam e diz não ter medo do preconceito. Trabalha no movimento social e acredita que a educação é capaz de trazer mudanças significativas ao país.




Nos acompanhe nas redes sociais!
Viu algum erro no texto?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com

13 comentários:

  1. Aí quero muito esse livro, pois todo mundo fala bem e ele me agrada muitooo! Espero conseguir ler logo. Ps: Essa capa é linda!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Conheço a autora e o livro, mas é a primeira resenha que leio dele, mas gostei bastante, o leria por ora por falta de grana, mas adorei a premissa, e sendo curtinho, eu devoraria bem rápido!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Eu já li este livro e também o resenhei, confesso que foi um dos melhores que li até agora <3 e cada vez que o vejo nas minhas coisas sinto uma emoção, uma vontade de reler, a única diferença que temos, é sobre a edição, eu tenho a da outra capa que também é linda.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. A cada resenha que leio desse livro, sinto mais vontade de lê-lo.
    As obras da Lilian tem todas, muitos comentários positivos a respeito.
    Beijos
    blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eita, fiquei sabendo da resenha por um acaso, obrigada pelas palavras e carinho. fico profundamente honrada.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Fiquei muito intrigada com esse livro. Gosto de personagens bem construídos e que nos fazem refletir sobre nossas próprias vidas. Adorei também a capa é tão fofa. Não sabia que o livro era curtinho e isso até me empolga, porque como estou com uma lista de livros de parceria para ler, uma leitura mais calma e que não seja tão extensa vai me fazer muito feliz. Com certeza esse livro entrou na minha lista e vou indicar para algumas pessoas também. Adorei a sua resenha, falou o necessário e soube aguçar nossa curiosidade sobre a obra.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Tô ansiosa pra ler esse livro, essa semana ele ficou (ou ainda está, não sei) alguns dias grátis na Amazon e eu baixei, vou começar a ler logo logo!

    ResponderExcluir
  8. Que resenha amor, você conseguiu passar tudo oque sentiu <3
    Esse livro é sempre muito elogiado e gostei de saber que ele dá uma sensação boa de estar nas nuvens.
    Espero poder ler em breve e conhecer essas duas mulheres incríveis!
    Beijos beijos!

    ResponderExcluir
  9. É uma pena que eu ainda não tenha lido esse livro, o tenho e estou dando mole... Já coloquei ele na minha pilha de livros que irei ler esse ano. Sua resenha só atiçou mais a minha vontade, adorei a resenha!
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  10. Personagens com uma boa construção e opostos em si chamam minha atenção, sabe? Ah, fiquei bastante interessada em ler a obra! E que capa gracinha! ^^
    Beijos, Min - www.yasminbueno.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Baixei o livro no Amazon mas ainda não li, essas resenhas lindas que leio dele só me deixam mais ansiosa ainda para lê-lo!
    BJs

    ResponderExcluir
  12. Oi, Roberta!
    Já li várias resenhas desse livro e todas elogiam muito a obra, tenho muita curiosidade mas ainda não tive oportunidade de ler, assim que der quero conhecer! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  13. Olá Roberta, o livro apesar de curto parece trazer um enredo bem legal e como você disse com algumas reflexões, vou anotar a dica e se tiver chance pretendo lê-lo *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir