21 março 2016

Você já leu Bukowski?

Oi gente, tudo beleza?

Lembram que anteriormente, falei para vocês que estaria abrindo uma sessão de postagens com meu autores preferidos? Bem, essa vai ser a segunda e o autor que eu escolhi foi um que eu conheci nem faz tanto tempo assim, mas que abalou minhas estruturas e me mostrou algo que eu nunca tinha visto na literatura. O nome dele é Henry Charles Bukowski Jr., para os íntimos? Velho Safado :P

E olha ele aí ;D
Bukowski nasceu em 1920 na Alemanha mas logo cedo veio viver nos EUA. Faleceu em 1994 com 73 anos.

Conheci a obra de Buk por volta de 2008/2009, não tenho certeza do ano mas me lembro que foi uma amiga que me indicou. Na época eu estava procurando novos autores e novidades nos livros já que tudo que eu estava lendo era mais do mesmo e nesse quesito Buk além de me surpreender, me fez virar fã no ato.

O meu primeiro Buk - Fiz uma resenha dele aqui

O primeiro livro que li dele foi o Misto-quente e foi muito bom ter iniciado por ele pois é considerado o seu melhor livro e basicamente o início da saga de livros com seu alter ego: Henry Chinaski. Na verdade esse personagem havia surgido antes no seu livro Cartas na rua mas em Misto-quente vemos a história de Chinaski desde sua infância ao início da vida adulta e por isso considero o começo de tudo.

Misto-quente foi um choque pra mim. Eu não sei bem o que esperava ao começar a ler o autor mas com certeza foi o que eu recebi e muito mais. Nós temos a evolução do personagem...temos sua infância cheia de abusos pela parte do pai, totalmente carrasco e sua mãe, uma mulher totalmente submissa. Uma infância pobre, cheia de problemas. A parte mais "tensa" nesse livro é a que foca a adolescência do personagem: espinhento, pobre e sem perspectivas.

A escrita do velho Buk é direta, como um soco na cara mesmo, sem floreios e enfeites eu me peguei muitas vezes estarrecida com a crueza de seus relatos mas, ao mesmo tempo grata por tanto sinceridade por parte do autor. Buk escreve de maneira coloquial, e tem seu "quê" de indecente. Em seus livros os temas são quase sempre os mesmos mas ainda assim ele não se torna repetitivo: mulheres, bebedeiras, apostas em cavalos, escrever e vadiar.


O segundo livro que li dele foi Mulheres. Outra pérola e o tema do livro está mais do que expresso no título. Há quem diga que o autor era machista mas eu nunca senti isso lendo seus livros, sempre achei o contrário. Acredito sim que ele sempre foi mal-interpretado, por ser direto demais.


Outro romance dele que me marcou muito mas que ao contrário da maioria não possui seu alter ego, é o Pulp. Foi um dos últimos livros que escreveu e é uma história totalmente louca. Um romance noir sobre um detetive de segunda categoria e suas peripécias para resolver crimes e tentar sobreviver.

Aqui no Brasil, a maioria dos livros do autor foram ou estão sendo publicados pela editora L&PM e os preços são ótimos porque a maioria é de bolso. Alguns outros livros dele para quem quiser explorar:








Esse é uma Hq baseada em contos do autor, indico, é hilária!
O autor também foi um poeta e tanto, e o bom de sua poesia é porque é simples e bela. Não tenho como definir de outra maneira.
Uma palhinha:


O pássaro azul (The bluebird)

há um pássaro azul no meu peito que
quer sair
mas eu sou duro demais pra ele
eu digo, fica aí, não vou
deixar ninguém te
ver
há um pássaro azul no meu peito que
quer sair
mas eu meto uísque nele e dou um 
trago no meu cigarro
e as putas e os garçons
e os balconistas dos mercados
nunca percebem que
ele está
aqui dentro
há um pássaro azul no meu peito que
quer sair
mas eu sou duro demais pra ele
eu digo, 
fica quieto, você quer zoar
comigo?
quer ferrar com meu
trabalho?
quer acabar com a venda dos meus livros na
Europa?
há um pássaro azul no meu peito que
quer sair
mas eu sou esperto demais, só o deixo sair
à noite, às vezes
enquanto todo mundo está dormindo
eu digo, eu sei que você está aí
não fique
chateado
então o ponho de volta
mas ele canta um pouco
aqui dentro, não o deixei realmente
morrer
e dormimos juntos 
assim
no nosso
pacto secreto
e isso é o bastante pra
fazer um homem
chorar, mas eu não
choro, você
chora?

Por fim, o que posso dizer é que esse escritor me ganhou por sua loucura. Por escrever sobre o que a maioria ignora. Bêbados, prostitutas e mendigos? Esse é o mundo em que Buk mergulhou e moldou suas histórias, se ele tirou tudo isso da sua própria vida eu não sei ao certo, mas sei que ele deu voz a muitos oprimidos e as vezes, a leitores que como eu se identificam tanto com suas frases e textos.


E é isso! Espero que tenham gostado e até a próxima :*
Tamara.

Nos acompanhe nas redes sociais!
Viu algum erro no texto?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com

32 comentários:

  1. Olá,

    confesso que nunca li bukowski, parece ser de fato muito bom, já vi diversos conteúdos sobre suas obras em blogs e só me aumenta a vontade de ler. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha eu não conhecia esse autor, e parece que as obras dele são muito boas. Que ótimo que gosta, eu irei dar uma pesquisada melhor sobre ele. Quem sabe eu não seja mais uma fã?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita curiosidade de ler alguma obra do Bukowski , porque sempre vejo muita gente falando bem. Porém não é algo que eu esteja habituada a ler. Mesmo assim , ainda quero conhecer.


    Beijão

    rosasdifusas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Tamara, olha já tinha visto muitas menções ao autor, mas nunca me interessei em ler nada dele, mas seu post é interessante e desperta a curiosidade. Parabéns eu adorei. Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem Tamara? Eu nunca li Bukowski, confesso. Ouço falar bastante dele, se seus livros e sua escrita um tanto polêmica, mas apesar de toda curiosidade ainda não tive contato com a sua obra. Achei bacana seu post, anotei algumas dicas de livros e pretendo ler algum dele ainda este ano.

    ResponderExcluir
  6. Hi baby, tudo bem? já ouvi falar do autor mas ainda não li nada dele! pelos títulos e capas ele parece escrever muita critica social e adoro autores assim! vou procurar seus livros para ler ;)

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Tamara, tudo bem? Nossa que legal ver essa sua empolgação com o Bukowski. "Velho Safado" para os íntimos foi ótimo, hahaha. Ainda não li nada dele, mas sempre ouvi a booktuber Tati Feltrin falando dele que até fiquei com vontade de ler mas ficou na vontade mesmo. Porém depois dessa sua super indicação, acho que vou arriscar. Sempre vejo esses pockets dele em promoção, vou anotar esses títulos que você leu para adicionar no carrinho na próxima compra. Super obrigada por essa dica!

    Beijos ^_^
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  8. AMO
    A ESCRITA
    DESSE HOMEM.
    É tão difícil achar os livros dele físico por ai que acabo comprando no Estante Virtual ou baixando Ebooks, o importante é LER BUKOWSKI.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, flor.
    Parabéns por apresentar esse autor a quem, talvez, não o conheça. Li apenas Mulheres dele, porque sempre pensei que todo leitor deve ler algo do Bukowski antes de morrer. Adorei a narrativa. É um soco no estômago e, logo em seguida, um papo agradável sob as estrelas. É uma relação de amor e ódio que ele nos provoca. Eu quero muito ler todos os escritos dele, mas Misto-quente é minha prioridade.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. tava com saudades de teus posts por aqui, Tama <3
    Ah, Buk é um querido mesmo, tenho e li alguns dos títulos que tu usou pra ilustrar a postagem... e tbm já vi muita gt dizendo que ele era machista, mas não creio nisso... ele era cruel até com ele mesmo...

    bjs :D

    ResponderExcluir
  11. Oiii, tudo bem?
    Infelizmente eu nunca li este autor, por mais que eu admiro muuuito seus textos e livros <3 não li por falta de oportunidade mesmo! Espero ler em breve depois dessa postagem.
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  12. Oiee,
    Até hoje eu só conhecia Misto quente, mas nunca tinha chego a ler nada dele, quem sabe eu não dou uma chance a ele? hehe.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. O velho Buk arrasa, ele é perfeito, maravilhosos, infelizmente, ainda não tenho os livros dele, este ano, quero comprar o máximo possível, tudo o que li foi emprestado, na faculdade, enfim... eu era dura para comprar os livros... Buk mergulha na sombra, naquilo que a sociedade repudia e mostra o melhor da literatura.

    ResponderExcluir
  14. Nunca li! Mas tenho 3 livrinhos dele aqui que estão na minha lista. Mas sabe quando você ainda não tem tanta vontade assim de ler? É o que acontece comigo. Um dia eu lerei, mas não agora. :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o autor, mas não fiquei com vontade de ler nada dele não... não curto narrativas com essa crueza, meu gênero preferido é fantasia, gosto de leituras que me permitam viajar de preferência por mundos imaginários e mais legais. O fato do autor ter um quê de indecente e tratar mais ou menos dos mesmos temas, como mulheres, bebedeiras e vadiar, por exemplo, realmente não me atrai.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Qu post maravilhoso! Conheço o autor mas nunca li nenhuma obra dele. Gostei de tê-lo conhecido melhor e pegar as referências para começar a lê-lo.
    Adorei.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Nunca li mas morro de vontade, minha prima vive me indicando os livros dele pra mim ler mas ainda não tive a oportunidade de adquirir.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  18. Olá Tamara! Confesso, que infelizmente ainda não conheço a escrita de Charles Bukowski apesar de ter curiosidade para ler Misto Quente.

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Hey,
    Eu adorei esse post. Não conhecia o autor, apesar de já ter ouvido falar de algumas de suas obras, como Mulheres, e achei muito interessante. Gosto de autores que tem um estilo direto e consegue trabalhar bem com isso e esse parece ser o caso do Bukowski. Vou tentar conhecer suas obras.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  20. Olha, sinceramente outro dia acrescentei esse livro aos meus desejado e fui questionada sobre essa capa de Misto Quente...Já prestou atenção nisso? Bom confesso que mudei de ideia quando visualizei melhor, felizmente. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Já ouvi falar tanto do autor, mas nunca li algo dele. Até sinto vergonha de admitir isso, mas é a mais pura verdade.

    Teu post me fez recuperar aquela curiosidade pelo autor e suas obras. Vou ver se dou um jeito de ler ao menos uma de suas obras neste ano!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Confesso que nunca ouvi falar do autor, nem de seus livros. Acho que se me deparasse com as capas, certamente não iria me interessar pelas obras.Mas, esses posts são sempre bem vindos, pra conhecimento geral! rsrs
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Confesso que nunca li nada do autor, mas tenho curiosidade, apesar de não ser o tipo de leitura que costumo ler, imagino que vou gostar. Enfim, achei muito interessante a sua coluna e aguardo novos autores sendo apresentados o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Gente linda, comentários lidos. Obrigada por eles :*

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Eu não conhecia o autor, mas entendo você ter gostado por ele escrever sobre assuntos não tão frequentes em livros.
    Gostei das curiosidades.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?
    Achei muito legal você fazer um post para apresentar seus autores favoritos, achei diferente e interessante.
    Não li nada ainda do velho Buk (virei íntima :)), mas admito que me chamou atenção alguns títulos que você falou.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  27. Nunca li Bukowski, mas é um autor que está na minha lista para conhecer seu trabalho. Ouço sempre maravilhas dos livros dele e já sei que quero começar por Misto-Quente, como você. Espero também gostar muito.

    ResponderExcluir
  28. Eu quero ler Bukowski há séculos, mas to sempre resistindo, acho a escrita dele muito impactante. Já li algumas coisas, mas até hoje nenhum livro. Quero começar por Mulheres, espero gostar =]

    ❥Blog: http://gordicesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oie, tudo bem? Ainda não conhecia esse autor, mas pelo post é possível perceber que sua escrita é bem diferente dos livros que estamos acostumados. Vou pesquisar mais sobre ele e separar um tempinho para ler uma de suas obras. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  30. eu nunca li bukowski, na época de ensino médio eu odiava esse nome poq todos que comentavam sobre faziam ar de ''arrogância'' porque leu algo dele, hoje em dia até sou curiosa mas falta tempo.

    ResponderExcluir
  31. Ola. Ja tinha visto o nome deste autor antes mas nunca fui atrás de saber o gênero que ele escreve e seus livros. Gostei dos que indicou no post, coloquei alguns na lista para ler depois. Adorei o post!

    Beijão da Lari
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Obrigada por todos os comentários, sejam sempre bem vindos a voltar ;)

    ResponderExcluir