28 janeiro 2016

Sobre a perda de seguidores no Google Friends Connect (GFC).

Oi, gente, tudo bem?

Imaginem a minha surpresa - e decepção - de quando entrei no blog e vi que os seguidores do Google Friends Connect (GFC) do Intuição Literária haviam diminuído de 1802 para 1769? Pensei que era impossível todas essas pessoas terem saído do blog de um dia para o outro e resolvi ver os perfis das minhas amigas literárias e saber se a mesma coisa havia acontecido com alguma delas. Uma delas perdeu mais de 200 seguidores. 

Através de um grupo de blogueiras, achei esse link, do blog Addiction for Books, que nos traz o seguinte anúncio dos administradores do Blogger: 

Queridos usuários do Blogger,
Em 2011, nós anunciamos que estávamos suspendendo o uso do Google Friend Connect para todos os serviços exceto o Blogger. Fizemos uma exceção para o Blogger para garantir que os leitores de blogs em nossa plataforma pudessem segui-los facilmente usando uma variedade de contas. Contudo, ao longo do tempo, notamos que a maioria das pessoas acessa o Friend Connect com uma Conta Google. Sendo assim, nas próximas semanas implementaremos algumas mudanças que significam que os leitores precisarão de uma Conta Google para acessar o Friend Connect e seguir blogs na plataforma Blogger.
A partir do dia 11 de janeiro de 2016 não será mais possível seguir blogs com o Google Friend Connect usando o Twitter, Yahoo, Orkut ou outras contas do tipo OpenId. Além disso, removeremos do Google Friend Connect os perfis de contas que não são do Google, então é possível que vocês notem uma queda no número de seguidores em seus blogs.
Recomendamos que vocês avisem os leitores de seus blogs (uma postagem sobre isso no blog pode ser uma boa ideia) que se eles utilizam uma conta que não é do tipo Google para seguir o seu blog, eles precisam então criar uma conta Google para acessar o Friend Connect e seguir o seu blog novamente com essa conta. Ao acessar o Friend Connect com uma conta do Google, os blogs passaram a fazer parte da lista de leitura deles e será mais fácil visualizar as postagens e atividades mais recentes destes blogs.
Sabemos o quanto os seguidores são importantes para todos os blogueiros, mas acreditamos que esta mudança irá melhorar a experiência dos autores e seguidores de blog em nossa plataforma.
Atenciosamente,
Equipe de Suporte do Blogger

Ou seja, todos aqueles seguidores que não utilizam e-mail do Gmail, mas outros, estão sendo excluídos do GFC. Se eles já tiraram o GFC de outras plataformas e estão fazendo isso agora, quem garante que não vão excluir o GFC do blogger também? Por isso, sugiro aos meus amigos blogueiros (o que eu também vou fazer) procurar alguma outra forma de fazer com que seus leitores sigam seus blogs!

Aos leitores: já existem as opções de seguir o blog pelo Blogovin e pelo Google+ na lateral do blog, assim que possível também teremos a opção de seguir pelo Networked Blogs (que está indisponível no momento).
Se você prefere continuar seguindo apenas pelo GFC, verifique qual a conta que está vinculada ao blogger. Twitter e Yahoo não podem mais.

Verifique se a sua foto tem aquele ícone de "g" na parte inferior.
Beijos <3

4 comentários:

  1. Oi, Roberta!

    Muito obrigado pela dica! Preciso verificar isso urgente, pois já começou a cair o número dos meus seguidores! :o :(

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. Caracas, que chato isso.Explica muita coisa.Eu não sabia sobre isso e também notei que os seguidores tinham caído muito.Saco hein..

    Valeu pela notícia :(

    beeijos
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa que alteração desagradável, estava tão bom do jeito anterior, não tinha porque mudar e reduzir o número de seguidores do pessoal, só vai afunilar ainda mais quem pode e quem não pode seguir o blog, enfim, uma lastima.

    ✶ Voando Sem Peter ✶

    ResponderExcluir
  4. Olá Roberta! Não estava sabendo da alteração :(
    Obrigada pelo post informando.
    Adorei seu blog ;) estou seguindo!
    Siga o meu tb se puder.
    Beijos
    www.sugestoesdelivros.com

    ResponderExcluir