25 janeiro 2016

Resenha: Os Crimes do Dançarino da Sé - Marcelo Antinori.

Os Crimes do Dançarino da Sé
Autor: Marcelo Antinori.
Páginas: 100.
Editora: Bússola Pocket. 
Compre: Travessa.

Sinopse por Skoob: Neste segundo título da coleção Sereia de Vidro, Marcelo Antinori mais uma vez presenteia o leitor com uma estória saborosa através de um texto ágil e preciso.
Numa manhã qualquer, um corpo esquartejado é largado num carrinho de supermercado no marco zero de São Paulo, a Praça da Sé.
O crime não apenas atiça o apetite da imprensa, como enfurece Coutinho, o chefão do tráfico de drogas na região.
Casado com Luciana, porém mantendo um caso com Ana Pérsia, o narrador, protagonista da primeira estória da coleção, embrenha-se cada vez mais num mundo ao qual não pertence mas que, a cada passo que dá, participa de forma ativa. Entre as investigações da polícia, Carmen – o homem de seios do sebo de livros –, Dimitri, o violinista, os brutamontes comandados por Coutinho e Verônica, uma informante do crime organizado infiltrada na PM paulista, Os Crimes do Dançarino da Sé torna-se uma estória de leitura rápida e instigante a um preço convidativo.

Os Crimes do Dançarino da Sé é o segundo livro da Coleção Sereia de Vidro, do autor Marcelo Antinori. Aqui no blog, já tem resenha do primeiro volume, veja neste link

O livro nos traz novamente o narrador do livro anterior. Depois do que aconteceu em Sereia de Vidro, vemos como a vida do protagonista, e das pessoas que ele conhece, está. Ele cuida das propinas que tem que pagar ao governo para beneficiar a empresa de sua família, ao mesmo tempo em que tem que lidar com Coutinho, o novo chefe do tráfico da região. 

Está tudo bem até que um assassinato brutal acontece na região de Coutinho. O traficante fica furioso e oferece uma recompensa a quem tenha informações sobre o assassino. Então, Ana Pérsia, que é amante do narrador e vende as drogas de Coutinho, decide investigar o crime para agradá-lo, já que ele não gosta muito dela. Para piorar a vida do protagonista, ele descobre que sua esposa guarda um grande segredo. 



Sempre que eu leio um livro de mistério eletrizante, quero saber logo do final e desvendar tudo! O lado bom desta obra é que, por ser curta, essa vontade é saciada bem rápido. Mas, depois, fico pensando: "por que não li mais devagar?". Este livro passa em um piscar de olhos, o que faz dele bem instigante.

Não gosto quando um autor descreve seu personagem de uma forma, mas não passa isso ao leitor por meio de atitudes e falas do mesmo. Isso não acontece em Os Crimes do Dançarino da Sé. Marcelo Antinori escreve de um jeito, que pelas falas, o leitor pode descobrir a personalidade dos personagens. Um fala mais palavrão, o outro é mais certinho... Além disso, a escrita do autor é bem objetiva, não tem aqueles intermináveis parágrafos de narração. 

A única coisa que me incomodou é a hipocrisia do protagonista. Ele faz algo de errado e quando a esposa dele faz, ele quer puni-la. Mas, tento pensar que este livro mostra as coisas como elas são, a realidade do Brasil: o tráfico, as propinas, as manifestações compradas. Por isso, percebo que o narrador é uma pessoa real, que comete erros e tem defeitos.

Defender o patrimônio da família é, para mim, muito mais importante do que defender o meio ambiente. E se a condição para conseguir os contratos de construção era financiar os baderneiros, eu jamais hesitaria.

E confesso que preciso descobrir de existe uma Madre Cristina por aí, porque ela é muito útil e sabe de tudo! Minha vida tá tão bagunçada, que eu adoraria que ela jogasse umas cartas para mim. 

Os Crimes do Dançarino da Sé foi a minha primeira leitura do ano e fiquei bem feliz por isso. Comecei 2016 com o pé direito! 

Aqui, o Blog do autor. Deem uma olhada nos contos que ele escreve, vale a pena!

Nos acompanhe nas redes sociais!
Viu algum erro no texto?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com

15 comentários:

  1. Oi Roberta sua linda, tudo bem
    Eu gosto de um bom mistério ainda mais se for eletrizante e sempre fico curiosa quando as tramas apresentam segredos. Esse livro parece ser uma boa dica de leitura, mas confesso que essa história não chamou muito a minha atenção, uma pena.
    Mas gostei da sua resenha e desejo sucesso ao autor.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse gênero literário é o que eu mais gosto e eu achei bem interessante e até instigante a premissa desse livro. Mas não consegui me atrair para uma possível leitura, a sua resenha está bem explicadinha e mostra os lados positivos e os negativos da história mas, infelizmente, acho que por enquanto eu não leria.

    ResponderExcluir
  3. Ei Roberta, tudo bom? Sou meio preconceituosa com os exemplares brasileiros, quase nunca encontro algo que me prenda realmente, mas pela sua resenha o livro parece bem interessante! Assim que desafogar minhas leituras tratarei de ir atras desse.
    Um xêro.
    Lydi - http://vinteeumaprimavera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha eu sinceramente não leria esse livro por agora sabe?
    Eu nem sei se faz muito meu gênero de leitura também, porque não curto nada assim que seja muito violento, mas tem momentos também e hora certa para serem lidos. Espero poder conhecer a obra do autor, mas por enquanto eu vou deixar passar. Gostei da trama e me parece muito boa, mas acho que outros leitores vão gostar mais do que eu do livro.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-os-segredos-de-emma-corrigan.html

    ResponderExcluir
  5. Olá Roberta,
    Eu não conhecia esse livro, mas sou apaixonada por um mistério eletrizante e fiquei bastante curiosa.
    Também sou como você, assim que pego uma leitura desse tipo, fico morrendo de curiosidade de ler logo para desvendar o mistério.
    Amei sua resenha e já anotei a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Ainda não conhecia o autor, mas, mesmo tendo visto que você gostou da história, não sei se leria. Não gosto muito de histórias que têm como foco um crime, assassinato ou coisa do tipo, isso porque investigações não são comigo :/ E achei o livro um pouco curtinho também *-* Fico feliz que você tenha gostado do livro :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/nova-parceria-philippe-alencar.html

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Fiquei muito curiosa por esse livro (e pelo primeiro também para entender melhor a história do livro).
    Achei bacana o autor mostrar a realidade, e não mascarar o trágico, os crimes com palavras bonitas.
    Com certeza é uma ótima leitura.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu adorei sua resenha e já estou interessada em ler este livro. Amo mistérios
    Estou seguindo e eu estou APAIXONADA por esse desenho no banner da página, está muito lindo.
    Beijo grande,
    www.cafevodkaeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, você se esqueceu de por o link da resenha do primeiro volume no texto. Eu sou igualzinha... eu sempre quero saber logo do final, às vezes, quero saber do final até antes do resto kkkk.
    -Mari

    ResponderExcluir
  10. Oiiie,

    Estou adorando livros que tenha esse mistérios, segredos, é um novo gênero que eu estou me deixando conquistar. Sabe, eu só gosto de ler séries quando tenho todos em mãos, sou mega curiosa KKKKKKKKKKKK A trama me parece muito boa, anoite a série para minha lista.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  11. Olá... tudo bem???
    Eu não costumo ler livros com essa temática... e pela descrição de sua resenha eu não o leria, mas não posso deixar de falar que o conteúdo deve ser bom para quem curte esse tipo de enredo, com drogas, tráfico. propina e tudo mais... infelizmente comigo a história não funcionaria e eu nem chegaria a ler mesmo... mas parabéns pela sua resenha e eu desejo um sucesso enorme para o autor... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Roberta e obrigado também por todos os comentários. Eles ajudam muito a continuar escrevendo as historias da Sereia de Vidro. Em Março sai a terceira: Mistério na festa da padroeira. Mesmos personagens e grandes surpresas em uma nova trama.

    ResponderExcluir
  13. Oi Roberta,
    ah os livros de mistério sempre me deixam louca porque como você eu quero saber o final e as vezes até arrisco ler as páginas finais para ficar sossegada,rs.
    Gosto dessa temática mais "real" livros com muitos elementos fantasiosos,para me conquistar tem que ser muito bem escritos, e quase sempre acabo me irritando.
    Vou procurar o livro,
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Roberta!
    Confesso que a sinopse de Os crimes do dançarino da sé me deixou confusa... talvez seja pq não vi o livro anterior, não sei. Bem, eu gosto desse ambiente de tráfico e assassinatos, embora não seja meu preferido. Mas pra cair na realidade, eu curto dar uma aprofundada no assunto. E quanto a Madre, bem, estou fugindo de gente que "prevê" ou "conserta" futuros... isso dá um problema, menina...
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Hello :)

    Cara, eu não gosto muito de livros que contam a "realidade".. Difícil eu ler algum assim, já que sou totalmente do Sci-Fi e Fantasia. Infelizmente o livro não me interessou, mas que bom que você aproveitou a leitura!

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com
    www.galerageek.com.br

    ResponderExcluir