31 janeiro 2016

Resenha: Contos de Fadas em suas versões originais - Vários Autores.


 Contos de Fadas em suas versões originais
    Autor (a)Hans Christian Andersen, Jacob 
    e Wilhelm Grimm e Charles Perrault.
   Páginas: 120.
    Editora: Wish.
  CompreLoja Editora Wish
Você achou que conhecia o final dessas histórias. Porem, os contos de fadas não foram criados para entreter crianças. Os cenários envolvem muito mais terror, tortura, sofrimento e pobreza que os estúdios de Hollywood poderiam descrever. Os melhores contos de fadas foram escolhidos de forma criteriosa, cujas histórias centenárias crescem para um horizonte escuro e sombrio, onde não há censura ou limites. Seus finais nem sempre envolvem casamentos ou futuros felizes, onde a moral prevalece sobre os pecados.
Nesta coleção, nada mais será escondido ou censurado. A chave para conhecer os contos de fadas mais obscuros esta em suas mãos. Você tem coragem de abrir esta porta?

Oi gente, tudo bem?

Eu sempre fui fascinada por contos de fadas, nem tanto por causa dos príncipes e princesas e sim porque são muito fantasiosos e neles tudo é possível. Tanto é que sempre leio os que encontro. Já cheguei a ler várias versões da mesma história porque a cada edição, a cada livro para uma faixa etária diferente, há adições ou subtrações nessas narrativas que podem deixá-las melhores ou não e gosto de conhecer todas.
Sendo assim, quando peguei o livro Contos de Fadas em suas versões originais da Editora Wish, eu tive que ler, porque adoro o teor macabro e bizarro dessas histórias nas suas versões mais antigas e completas!

Esse livro é uma coletânea de contos dos escritores Hans Christian Andersen, Charles Perrault e dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm.

Alguns são contos bem populares como: Cinderela, Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho mas o diferencial aqui é que tudo é contado sem censura alguma. Temos assassinatos, sangue, incesto, canibalismo e muita maldade. 
As histórias são narradas da maneira como foram escritas pelos autores, sem cortes.

São dez contos: 
  • Barba Azul (Chales Perrault)
  • A Pequena Sereia (Hans Christian Andersen)
  • Branca de Neve (Jacob e Wilhelm Grimm)
  • Pele de Asno (Charles Perrault)
  • Rapunzel (Jacob e Wilhelm Grimm)
  • Chapeuzinho Vermelho (Charles Perrault)
  • A Amendoeira ((Jacob e Wilhelm Grimm))
  • A Pequena Vendedora de Fósforos (Hans Christian Andersen)
  • Cinderela (Jacob e Wilhelm Grimm)
  • Sapatinhos Vermelhos (Hans Christian Andersen)

Reli os contos que já conhecia e me deliciei com os inéditos para mim. Então falarei um pouco sobre os inéditos, que foram: Pele de Asno, A Amendoeira, A pequena vendedora de fósforos e Sapatinhos Vermelhos.

No Pele de Asno temos um rei em um reino próspero que é bastante apaixonado por sua rainha, até...que ela morre. No entanto a rainha antes de morrer pediu ao rei que não se casasse de novo a não ser que a nova mulher a ocupar seu lugar tivesse características iguais ou melhores que as suas. Depois de muito procurar o rei percebe que a única, que se encaixa nessa exigência é sua própria filha! (olá Lannisters?!). O nome do conto é Pele de Asno porque é isso que a princesa veste para fugir de seu pai incestuoso.

O conto a Amendoeira é de longe o mais macabro que eu li (na vida?). A história é sobre uma mulher que deseja muito ter um filho, então um dia ela faz esse pedido ao lado de uma amendoeira no quintal de sua casa, come seus frutos...nove meses depois o bebê nasce e claro...ela morre. Seu marido casa-se de novo e a sua nova esposa não gosta do menino, ela detesta tanto o pequeno que o decapita, faz a pobre irmã dele (sua filha) acreditar que o matou e depois o corta em pedacinhos e o cozinha (Pois é, eu disse que era medonho :O). Então o nome é a Amendoeira porque a planta vai ter um papel importante no castigo dessa madrasta.

Os contos A Pequena Vendedora de Fósforos e Sapatinhos Vermelhos são os mais tristes e sofridos.

No geral são contos fortes, com um que de macabro e voltados ao horror e a fantasia. Para quem prefere o lance do "E viveram felizes para sempre" vai se decepcionar porque nem sempre há finais felizes porque aqui mas com certeza são finais surpreendentes.

O livro é ricamente ilustrado, só senti falta das referências nos desenhos porque em alguns momentos eu quis muito de saber quem foi o artista que fez qual e não tive essa informação...mas eu não sei se isso se dá ao fato de eu ter lido o livro em formato digital e esses detalhes não foram acrescentados nesse formato...não sei.
Algumas das belas ilustrações abaixo:

Barba Azul

Pele de Asno

A Amendoeira
A Capa é perfeita. E nela eu pude identificar sim o artista porque é um dos meus favoritos: Gustave Doré.

Uma coisa boa que descobri ao final da leitura é que parece que vai haver um volume dois e os contos dele serão: A Bela e a Fera, A Rainha da Neve, João e Maria, A Bela Adormecida e outros. E eu claro...não vejo a hora de sair.

Para quem curte o lado negro da força, indico muito e lógico...não vá ler para suas crianças, porque elas não vão dormir nunca mais!

Até a próxima!
Tamara.
Nos acompanhe nas redes sociais!
Viu algum erro no texto?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com

28 comentários:

  1. Também sou louca por contos de fadas em todas as suas faces, até porque me apaixonei pela leitura lendo aquelas coletâneas de livros fininhos que tinha antigamente. Gostei muito desta versão e da sua resenha. :*

    ResponderExcluir
  2. De todas as versões dos contos de fada que existem, a que eu mais idolatro é a original justamente por ser macabra hahaha acho que é algo inesperado e chocante, e adorei o seu "pra quem curte o lado negro da força" hahahaha bem isso mesmo. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Fragmentados", vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Quero muitoooo ler!! Amo conto de fadas e principalmente outras formas de ver os clássicos da Disney :3 <3 Acho que seu blog ta com a data errada :3

    ResponderExcluir
  4. E se eu te contar que tenho o livro baixado aqui no pc e nunca li? NÃO ME XINGUE, vou começar a ler agora! ADOREI A RESENHA, DESPERTOU O QUE EU PRECISAVA PARA LER

    ResponderExcluir
  5. Eu também aprecio deveras os contos originais, tanto que sempre estou relendo Mulheres que Correm com os Lobos, conhece? Esse livro faz a leitura arquetípica dos contos originais. A leitura de Sapatinhos Vermelhos é sensacional. Eu não conhecia essa editora e já estou com o link aberto para pesquisar.

    ResponderExcluir
  6. Que demais Tamara! Sou apaixonada por contos de fadas e adoro ir atrás das verdadeiras histórias deles. Por mais que possam parecer "obscuras" acho muito interessante conhecer o original de histórias que nós tanto amamos, né? Tomara que saia mesmo um volume dois. Com certeza vou querer ler!
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  7. Eu sou igual você, amo releituras de contos e todas as versões possiveis. Já ouvi falar várias versões assim, antigas e macabras, sobre alguns contos de fadas, mas confesso que esse tipo de história já não gosto tanto, acho que por ser bem medrosa mesmo hahah. Flores no Outono

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tamara!
    O que eu mais gosto nos contos de fadas, são as ilustrações, mesmo em preto e branco. Eu viajo só olhando pra elas. O livro é todo lindo!
    Tem muito tempo que não leio contos de fadas.

    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  9. Ahhh, eu conheço um pouco dessas histórias. Sou doida por esses livros *-*

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Eu adoro contos de fadas, mas confesso que nunca quis ler as versões originais por serem muito macabras, acho que prefiro as da infância! Rsss! Mas, com a resenha desse livro fiquei curiosa para conhecer as versões de algumas histórias. Por exemplo, a Pequena Vendedora de Fósforos é um conto que eu li quando era criança, muito muito triste, mas não sei se é a versão original... não sabia que existia mais de uma versão dessa história, fiquei curiosa para saber se é a mesma, mas acho que não, pois, a versão que eu li, apesar de triste, não lembro de nada muito macabro.


    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amooooooooooooo os livros dos irmãos Grimm pois conseguimos saber a história REAL das princesas, pois todos sabemos que a disney coloca muito mimimi em cima delas né
    Eu acho super legal ler a historia real pra uma criança, mas tem muita gente contra que diz que tem que evitar a realidade pra criança ?!
    Cada um é cada um né!
    Beijocasss

    ResponderExcluir
  12. Oiii, tudo bem?
    Sou louca por livros assim, menina eu adorei, com toda certeza coloquei na minha lista e pretendo logo ler hahahaa adorei a resenha e as fotos.
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Sempre me contaram que os originais dos contos de fadas tinham uma pegada bem mais dark do que a Disney contava pra gente. Eu particularmente estou morrendo pra ler esse livro, mesmo tendo o pé atrás com essas coisas mais pesadas.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu sou bem curiosa, então com certeza vou gostar de saber do lado negro das histórias, é como os irmãos Grimm, sempre li contos de fadas, mas ter uma pitada de suspense é bem interessante! Adorei a resenha! Bjkas

    ResponderExcluir
  15. Oi Tamara, sua linda, tudo bem
    Somos duas, eu também adoro contos de fadas. E fiquei impressionada um dia quando descobrir algumas versões originais bem diferentes das que nos foram apresentadas pela Disney, realmente são um pouco macabras. Livro imperdível, não vejo a hora de ter o meu. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiee, tudo bem?

    Eu adoro contos de fadas, mas apesar de saber que eles passam bem loooonge de suas versões originais, prefiro as da Disney mesmo huahuahuahua Não iria acabar com essa minha fantasia =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Quero Muito ler esse livro, para conhecer as versões originais desses contos de fada. Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oie,

    Tudo que tem a ver com Contos de Fadas eu quero, não importa se eles são bonzinhos ou não! Okay eu não sou muito fã de terror, mas são Contos e vale a pena sim ser lido! Eu li um outro livro que fala de Pele de Asno e agora fiquei mega curiosa de como se desenvolveu nesse livro!

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem? Adorei a proposta do livro, parece ser muito bom. Sempre imaginei os contos de fada de uma maneira mais macabra, seria divertido ler.

    ResponderExcluir
  20. Que contos foram esses? Que coisa macabra e triste! Eu quero muito ler esse livro, eu até tenho ele em e-book, espero ler ele logo, adorei a resenha!!

    Abraços & até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Também gosto de contos de fadas e adorei esse livro, achei as ilustrações de uma beleza incrível. Gostei de saber que alguns contos tem um que de macabro, acaba tornando o livro mais original.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá! nossa muito legal! eu adoro as ilustrações dos contos de fadas hahaha acho demais!
    Com certeza esse é um livro que eu leria!

    até mais :)

    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  23. Hey,
    Também gosto de contos de fadas, mas o que me chama a atenção neles é essa variedade de versões que você falou. Acho interessante as adições e subtrações e as diferenças dos pequenos detalhes. Não sabia da existência desse livro e achei super interessante. Sempre quis ler a histórias originais, sempre quis conhecer mais deles. Vou procurar para ler;
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Vi esse livros há uns anos e sempre tive curiosidade pela sua leitura por se tratar de clássicos com a sua estória original e dark, com certeza gostaria de ler!
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  25. Olá; ótima resenha. Eu gosto de contos de fadas, mas confesso que prefiro as versões com finais mais felizes, ainda assim leria esse livro para conhecer esse lado mais sombrio dessas histórias.

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bem? Recentemente o canal Globosat tem passado a série Os melhores contos de Grimm, foi assim que fiquei curiosa e li mais a respeito dos irmãos alemães. Eles são simplesmente incríveis quando o assunto é contos de fadas. Cinderela, Branca de neve, A gata borralheira, A princesa e a ervilha, são os melhores. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  27. Oee,
    Eu fiquei doido pelo livro, serio! Fiquei bem curioso em saber as versões originais.

    Étreintes!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Obrigada pelos comentários gente, todos lidos ^^

    ResponderExcluir