03 dezembro 2015

Você já leu Neil Gaiman?

Oi gente, tudo bem? ^^

Aqui é a Tamara e esse mês eu resolvi trazer algo diferente de resenha para vocês. Resolvi começar uma série de postagens com o título Você já leu (nome do autor)?. De vez em quando quero trazer para vocês alguma indicação não de livros (para isso já tem as resenhas) e sim de autores, meus autores favoritos. Meu intuito aqui é mostrar um pouco sobre os escritore(a)s que fazem meu coração feliz ♥ e matar a curiosidade de outros leitores que conhecem eles só de nome e querem saber um pouquinho mais ;)

Anteriormente fiz uma postagem no mesmo estilo no Dose Literária, blog que participei por mais de um ano, a autora de quem eu falei foi a Lygia Fagundes Telles. Quem quiser conferir clica aqui.

O autor de hoje é o primeiro da minha lista de preferidos forever: Neil Gaiman!

Clique na foto para ir para o site do autor

Neil Richard Gaiman é um escritor britânico atualmente com 54 aninhos que além de vários romances publicados (e muitos premiados) trabalha com banda desenhada (quadrinhos) e roteiros para TV/filmes/séries.
Conheci o trabalho do Gaiman por volta de 2004 quando uma amiga de internet (ainda naquela época do fotologs...) começou a postar umas ilustrações muito lindas:

Os Pequenos Perpétuos
Quando perguntei a ela do que se tratavam ela me disse que eram os Pequenos Perpétuos que foi um livrinho em versão infantil que foi lançado inspirado nos quadrinhos do Neil Gaiman: Sandman. Eis aí quando nasceu minha primeira obsessão hahahaha.
Durante todo esse ano e no seguinte, minha vida foi procurar pela net tudo sobre essa Hq (porque um fato que vocês vão saber agora sobre mim é que eu sempre gostei de quadrinhos desde criança mas foi essa Hq que fez renascer meu amor ^^) então eu li todos os quadrinhos do Sandman e seus especiais e posso dizer até hoje que é o melhor quadrinho de todos os tempos pra mim.
Para quem ficou curioso sobre o que se trata a história leia um pouco da sinopse aqui.

A obra completa! Em edição definitiva e de luxo ♥

Depois de conhecer sua obra em banda desenhada eu resolvi partir para os romances do autor e que feliz eu fiquei em constatar que a qualidade de seus livros era tão grande quanto a dos quadrinhos.
E o primeiro romance que li dele foi o Deuses Americanos sinopse aqui no skoob. No entanto o romance dele que me ganhou mesmo foi o Lugar Nenhum esse é o que mais indico para quem quer conhecer a escrita do Neil, sem exatamente começar por seu quadrinhos. Sinopse? aqui.
Uma curiosidade sobre esse livro é que em exceção ao comum, esse livro nasceu do roteiro de uma série que o autor criou. A série foi lançada (há muuuito tempo) e depois ele resolveu transformar em livro!

Outros livros lidos foram: O Oceano no fim do caminho, Coisas Frágeis 1 e 2, Coraline (que é infantil mas é meio "terrorzinho" então não indico muito pra crianças rs), Fumaça e espelhos e muitos outros. 

Alguns de seus livros e as Hqs: Sinal e Ruído e Mr. Punch
Gosto desse escritor porque sua escrita é versátil, sempre sei que posso encontrar algo novo em suas narrações, MESMO quando se trata de uma releitura de outra coisa. O autor adora agregar conhecimentos em suas histórias, temos mitologia (de vários tipos, não só a grega) em seus escritos, temos contos de fada, temos terror e claro MUITA FANTASIA. E é por isso que adoro ler seus livros. Sempre me surpreendem.
Outra coisa boa é que o Gaiman escreve histórias para todas as idades...O autor escreveu vários livros infantis que de tão bons podem ser lidos por adultos tranquilamente.
Alguns deles?




Para finalizar, Neil Gaiman sempre faz ótimas parcerias e conhece gente muito boa tanto no mundo da literatura como da arte: Dave Mckean (quem desenhou as capas da maioria dos seus trabalhos), é amigo de ninguém menos que Alan Moore (um quadrinista fodão e quem conhece um pouquinho que seja de quadrinhos vai gritar ao ler isso rs), a cantora Tori Amos é sua amiga íntima, inclusive a personagem Delirium dos Perpétuos (Sandman) foi inspirada nela. E é casado com a cantora Amanda Palmer (amo!) desde 2011 e nesse ano nasceu seu 4ª filhinho (primeiro com ela), Anthony ^^.

Tori e Neil
Neil e McKean
Ele e Amanda ♥
Com o Alan Moore :O
Ele também é uma personalidade muito fofa, sempre interagindo com os fãs nas redes sociais e nos agradecimentos do seus livros (♥!)

Bem gente, eu espero que vocês curtam a postagem, porque eu adorei escrevê-la ^^
E vocês? Tem um escritor preferido? Me indiquem aí nos comentários!

Até a Próxima!
Tamara.

14 comentários:

  1. Oi Tamara, tudo bem?
    Se fosse por indicações eu já teria lido Neil Gaiman há tempos, mas o que realmente falta é a oportunidade...
    Conheco alguns dos livros dele e o que eu quero muito ler é "Coraline", já assisti o filme e gostei muito, agora só falta ler o livro <3
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ele é muito versátil né? Um autor que explorar gêneros e se dá bem com todos.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Taaaama *-* tava com saudade de teus posts, mulher. <3 Como sempre, trazendo ÓTIMAS indicações, sejam elas de livros ou autores. Me sinto feliz em compartlihar do mesmo sentimento que vc com relação a Gaiman, ele é perfeitooooooo. Adorei a ideia do post... E sei que só vai entrar autor foda com a coluna...

    Bjs <3

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro do autor mas tenho muita vontade.
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Do autor eu já li "O oceano no fim do caminho". Eu não gostei muito, mas mesmo assim, tenho muita vontade de ler "Sandman" e "Coraline".
    Bju

    ResponderExcluir
  6. Que legal essa coluna! Acho muito digna para conhecermos mais dos autores. Eu tenho vários livros do Neil Gaiman, mas não pude ler nenhum até agora. Tenho Coisas Frágeis 1 e 2, O Oceano…, Deuses Americanos, Filhos de Anamsi… Quero adquirir Coraline e a versão de João e Maria de autoria dele. Gosto muito das premissas de suas obras, por isso as adquiri sem medo. Espero gostar delas, senão vou me ferrar com tantos livros de um mesmo autor (kkkk). Sandman parece ótimo, mas as HQ são caríssimas (essas que colocou aqui, na sua versão completa e de luxo).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu sou completamente apaixonada pelo Neil Gaiman, acho os livros dele simplesmente fascinantes, mas acho que ele tem um tipo muito específico de leitor. Não é todo mundo que consegue gostar do que ele escreve.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro dele, mas tenho muita vontade de lê-los e o admiro por tudo o que já vi sobre ele. O post ficou muito bom, bem estruturado e gostoso de se ler.

    ResponderExcluir
  9. Li pouca coisa do Gaiman, mas gostei do que li. O cara é realmente bom. Ainda não virou favorito da vida, mas certamente é leitura recomendada.

    Meu escritor favorito é o Milan Kundera. ♥

    ;*

    ResponderExcluir
  10. Adorei conhecer um pouco mais sobre o Neil, eu li Coraline e gostei bastante e tenho outro livro dele aqui, O no fim do caminho e sempre recebo recomendações dele, espero que quando eu ler outra obra dele, eu fique tão encantado quanto você! ><

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amo adoro e sou stalker dele <3
    Adoro os livros e a personalidade, como autor e como pessoa!^^
    Excelente post!
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu tô amando a escrita do Neil Gaiman e li dois livros dele! É tão diferente! O próximo que quero ler é Deuses Americanos, e por indicação sua, Lugar Nenhum!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá! Nunca li nada dele, mas reconheci o nome porque li o livro da esposa dele Amanda, A arte de Pedir, um ótimo livro, você já leu? Quero ler algum livro dele próximo ano! Uma das minhas metas de 2016!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  14. Olá lindos, obrigada pelos comentários e logo logo trarei outro autor para continuar essa serie de postagens ^^

    ResponderExcluir