02 dezembro 2015

Resenha: Tudo o que você precisa saber sobre filosofia - Paul Kleinman.

Tudo o que você precisa saber sobre filosofia
Autor: Paul Kleinman.
Título original: Philosophy 101.
Páginas: 232.
Editora: Gente.
Compre: Amazon | Saraiva | Submarino
Skoob

Descubra os maiores pensadores do mundo e suas ideias inovadoras!
Muitas vezes, os livros didáticos transformam as grandes teorias, os princípios e os valores da filosofia em discursos tão tediosos que até Platão rejeitaria. Tudo o que você precisa saber sobre filosofia corta os detalhes chatos e a metodologia filosófica desgastante e traz a filosofia de uma maneira envolvente que atrairá o leitor para explorar a fascinante história do pensamento humano.
De Aristóteles e Heidegger ao livre arbítrio e à metafísica, Tudo o que você precisa saber sobre filosofia é embalado com centenas de boatos filosóficos divertidos, ilustrações e quebra-cabeças que você não vai ser capaz de encontrar em qualquer outro lugar.
Então, se você está ansioso para desvendar os mistérios do existencialismo, ou apenas quer saber o que fez Voltaire ser conhecido como um carrapato, Tudo o que você precisa saber sobre filosofia tem todas as respostas - mesmo aquelas que você não sabia que estava procurando.

Em agosto, eu solicitei Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, da Kathleen Sears, pois eu sempre gostei do assunto e já tinha alguma noção. Tudo o que você precisa saber sobre filosofia, ao contrário, eu solicitei porque não sabia absolutamente nada sobre o assunto. 

O que a escrita de Paul Kleinman e Kathleen Sears tem em comum é a facilidade com que eles expõe os fatos e os explicam. Eu, que nunca aprendi nada sobre filosofia, me senti bem a vontade com os tópicos abordados. 

Na escola onde cursei o ensino médio não tínhamos a matéria "Filosofia", mas sempre que os alunos comentavam sobre isso, todos queriam a implementação da mesma, afinal "deve ser fácil, é só pensar" e "a opinião de cada um é a correta". Ao ler esse livro, percebi como estávamos iludidos. Filosofia pode ser tão complexa quanto qualquer outra ciência, apesar de não ser nenhum monstro de sete cabeças. O Navio de Teseu, por exemplo, confundiu o meu cérebro, apesar de eu ter entendido a ideia. Pensar pode ser difícil, quando você não está acostumado a fazê-lo. E isso é bem comum hoje, quando estamos acostumados a ter opiniões prontas na TV, na internet e etc.

É divertido tentar descobrir como, naquela época, sem nenhum meio com o qual buscar conhecimento que temos hoje (como a internet, programas de televisão e etc), aqueles pensadores chegaram à conclusões incríveis. Apenas pensando, debatendo, criando teorias com seus tutores e alunos. Em contextos extremamente conservadores, sempre havia alguém inovador. Mesmo quando todos eram politeístas, havia quem acreditava que só havia um Deus e que este tinha a habilidade de ver, ouvir, pensar e controlar o mundo com seus pensamentos. Podemos dizer que nossos pensadores eram garotos it, que criavam tendências. Brincadeira. Afinal, alguns foram mortos, expulsos ou presos por suas formas de pensar.

Fotinho desfocada :(

Os capítulos são curtos e com eles, o leitor vai descobrindo a história de vários filósofos e a explicação simples de suas ideias. Vemos, desde nomes dos quais nunca ouvimos falar antes, até nomes como Sócrates, Pitágoras, Platão, Aristóteles... Vamos combinar que Pitágoras poderia ter filosofado sobre outra coisa que não matemática. É realmente difícil imaginar que alguns deles se conheceram. Já pensou estar andando na rua e ver Platão e Aristóteles tomando chá e debatendo sobre a Teoria das Formas? Também entendemos um pouco de Metafísica, Ética, Livre Arbítrio... E criamos uma visão totalmente nova sobre cada um desses temas. Para você: o que é livre arbítrio? Tem a ver com religião? Quem é ateu não tem? Afinal, Deus nos deu livre-arbítrio. Ou tem a ver com ética? Com moral? Mas ética e moral não são a mesma coisa? Sinistro.

É importante entender que muitos desses filósofos contribuíram para com a filosofia de forma que mudaram várias outras coisas, que são vistas e utilizadas até hoje. Alguém aí já ouviu falar de Karl Marx? Aposto que já, naquele filme do Jim Carrey. Mas, Karl Marx é mais conhecido como o pai do comunismo. E sim, ele era um filósofo.

Assim como na ciência, cada pensador criava e defendia suas ideias e teorias. O difícil é saber o quê exatamente era de qual filósofo, já que a maior parte deles (dos antigos) não registravam no papel. O que sabemos foi descoberto através dos escritos dos alunos desses pensadores. Além disso, muitas da ideias eram aperfeiçoadas de pensador para pensador através dos anos. 

Esse livro me fez refletir bastante. Muitas vezes, eu lia um título e antes de ler a explicação sobre ele, já estava viajando nos meus pensamentos. Quantas vezes nós fazemos isso sobre assuntos sérios, hoje em dia? Claro que os assuntos e o contexto são bem diferentes dos de antigamente. Mas, no mundo de hoje ainda existem pessoas que são mortas ou presas por causa daquilo que pensam, falam e ensinam.  Quantos de nós somos, realmente, pensantes?

"Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida." Sócrates.

Nos acompanhe nas redes sociais!
Viu algum erro no texto?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com

Livro cedido ao blog pela Editora Gente.
http://www.editoragente.com.br/

15 comentários:

  1. Fiquei mais louca ainda pra ter esse livro!!

    ResponderExcluir
  2. Já vi várias vezes esse livro, e várias pessoas fala que ele é ótimo... Pretendo comprar um dia. <3

    ResponderExcluir
  3. Eu acho esse livro bem válido para quem está iniciando na temática, vou até comprar para meu enteado, que já tem o de mitologia :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não leria esse livro, tenho um pé atrás com Filosofia, acho um pouco chato! Mas, isso por causa da escola, um dia, quem sabe...

      Abraços e até!

      lendoferozmente.blogspot.com.br

      Excluir
  4. Eu fiquei bem curiosa com esse lançamento, acredito que a proposta dele seja mais 'didática', para leigos [tipo eu hahaha]
    certamente vou querer ler, assim que for possível...

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu tive Filosofia mas confesso que meio que peguei trauma, pois o professor era péssimo. Por conta dessa minha experiência, fiquei ainda mais interessada em ler o livro, para ver se tiro essa impressão ruim que tenho. Ao meu ver, filosofia é bem complicada, mas ainda assim tenho curiosidade para conhecer melhor sobre os nossos grandes pensadores.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Oee,
    Não conhecia o livro e achei ele meio não sei se leio ou não hehe.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Acredito que quem curte filosofia esse livro deve ser um prato cheio!
    Eu não curto muito, pois não faz muito meu estilo de leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Gosto da proposta dessa coleção... Eu tenho por aqui o livro sobre mitologia, ainda não o li, mas acho que vou gostar dele tanto quanto você curtiu esse sobre filosofia. Eu gostei das suas impressões, conseguiu me convencer. Anotei a dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, acho tema do livro bem interessante, no meu colégio tínhamos essa matéria e eram aulas muito legais. Acho que iria gostar de ler esse livro, se ele segue o estilo do sobre mitologia da mesma editora. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  10. oi ^^
    eu fiz uma das matérias no meu primeiro ano da faculdade que envolvia filosofia da educação. cara foi uma das melhores matérias que eu já tive.
    a filosofia é realmente incrível e quando eu vi esse livro pensei muito em ler, mas ainda não tive a oportunidade.
    gostei muito da sua opinião.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  11. Ola´´a
    Não sei se é um livro que leria assim por livre espontânea vontade, apenas se fosse necessário para algum trabalho, não sou fã de história e filosofia haha mas sua resenah ficou ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Confesso que não sei muita coisa sobre filosofia, por isso fiquei animada com a sua resenha, acredito que é um livro que me agradaria muito e também me ensinaria muito, por isso espero ter ele em breve.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Adoro filosofia, mas nesse último ano não vi me dando tão bem com a matéria. O livro me deixou curioso e a escrita parece ser fácil de entender logo espero ler o livro quando tiver chance.

    ResponderExcluir
  14. Olá, o livro parece ter sido bem desenvolvido e construído, mas apesar disso e dos seus comentários positivos não é um tema que me atraia =/

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir