02 novembro 2015

Notícia: Doação de verba com a venda do livro Rosa no País das Flores da Luta.

A Chiado Editora tem o prazer de informar que a autora Maria-do-Céu Mascarenhas concretizou o objetivo que tinha em vista com a publicação da sua obra , o qual consta da respetiva contracapa, onde se informa: “Por cada exemplar desta edição reverterá 1 euro a favor da Pediatria do Hospital Simão Mendes, de Bissau”.

Assim, no passado dia 19 de Outubro, foram entregues à Diretora daquele Serviço, Dr.ª Margarida Gomes, e à médica Dr.ª Nádia, materiais médicos hospitalares, alguns dos quais de emergência médica, para crianças, incluindo neonatais, no valor aproximado de 550 euros.

A entrega foi feita por via diplomática, pelo que a Autora muito agradece o precioso apoio e a amável colaboração do Camões- Instituto da Cooperação e da Língua, bem como da Embaixada de Portugal em Bissau.


Sobre o livro... 

Após um ano de docência liceal como cooperante na República da Guiné-Bissau, Rosa está em viagem de regresso a Lisboa. No avião, medita sobre as suas vivências durante esse tempo singular, as quais lhe ocasionam, por associação de ideias, outras reflexões.  Indisposta, dormita, dorme e sonha.  Os sonhos revivem experiências da sua vida na Guiné,  recuperam  memórias  várias,  sobretudo  da  sua  infância  –  a  qual  decorreu  em pleno Estado Novo -, ao que se mistura, como acontece nos estados oníricos, material distorcido e fantasiado, de natureza simbólica ou metafórica. Um narrador omnisciente dá conta, quer dos sonhos de Rosa, quer dos seus pensamentos em estado de vigília, por onde perpassam, entre outros, temas relacionados com a História portuguesa e a guerra colonial. Ao leitor é dada a conhecer e sentir a paisagem e o ambiente físico e humano da Guiné-Bissau e, ainda que tanto o título da obra como a sua estrutura formal remetam para “Alice no  País  das  Maravilhas”,  essa  aparência  inocente,  frequentemente  bem humorada e irónica, reveste propostas de reflexão sobre temas sérios e sempre actuais. O texto contém ainda uma vibrante homenagem à Língua Portuguesa, sendo em todo ele perceptível uma mensagem de fraternidade e de Paz.

Rosa no País das Flores da Luta | Gênero: Ficção | Páginas: 192. | Compre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário