05 agosto 2015

Texto: 7 motivos para ler livros nacionais .

Olá, leitores! Aqui é a Edna, e como vocês leram na minha apresentação eu gosto de literatura nacional, para ser sincera, dos clássicos! Vamos conferir a lista (não está em ordem).
  1. 1      Livros nacionais são bons

Eu sei que ao ser obrigado a ler essa literatura na escola nós pensamos que é um saco, comigo era assim também, por isso temos que deixar esse pré-conceito de lado e mergulhar na leitura de um livro escolhido por nós. Afinal, se a sinopse é agradável a nacionalidade do autor passa a ser irrelevante.

  1. 2.       Ninguém melhor para conhecer um brasileiro do que um próprio.

Quando você pega um livro nacional para ler é mais fácil de se identificar, pode até não ser com o personagem mas sim com a sociedade, com os costumes, comportamentos. E os clássicos têm um bônus de fazer com que se possa conhecer o estilo de vida levado anos atrás aqui mesmo no Brasil.
                             
  1. 3.    Incentivar os autores nacionais e não deixar a literatura nacional morrer

Quando a leitura de um livro aumenta o autor fica contente por que “deu certo” e consequentemente passará a fazer novos trabalhos. Além do mais as editoras não apostam em livros para ficar mofando nas livrarias. Por que temos tantos autores norte-americanos? Por que as pessoas leem muito os seus livros. Caso a leitura dos nacionais aumente teremos um maior número de autores e obras boas surgindo e de gêneros!

  1. 4.     Os preços dos nacionais já não estão tão caros

Os contemporâneos estão com preço acessível e no nível dos estrangeiros, e entram em promoções frequentemente também, já é um grande ponto positivo. Porém, o problema mora com os clássicos. Eles são mais caros e geralmente com preços acima do normal e não entram em promoção tão facilmente, o que é uma pena.

  1. 5.    Conhecer novas palavras

Esse tópico é válido principalmente para os livros surgidos no modernismo para trás. O tempo passa e com isso o estilo de linguagem e palavras mudam. Palavras usadas antigamente hoje não são usadas com frequência, por exemplo: tísica. Você sabe o que significa? Não? Significa: tuberculose. Ta bom, mas porque eu vou aprender palavras que não são usadas? Para aumentar o seu léxico e o seu conhecimento de mundo. Além do mais é possível procurar sinônimos e aumentar ainda mais seu vocabulário.

  1. 6.       É sempre melhor ler um livro na língua original

Você já parou para pensar na enorme quantidade de palavras, gírias, expressões que as línguas têm e que não podem ser traduzidas? Por exemplo, no português há palavras como: saudade e cafuné. Por melhor que uma tradução seja sempre terá falhas, então você irá se deparar não com o que o autor escreveu e com o que ele de fato quis transmitir ao leitor, mas sim com uma adaptação. Então, ao ler um livro na sua língua nativa você terá certeza de estar lendo exatamente o que o autor quis dizer

  1. 7.       A literatura brasileira é a de melhor qualidade do mundo

Sei que você não vai querer acreditar já que leu na escola e não gostou. Mas, nós temos a sorte de termos tido ótimos escritores, estudados não só aqui, mas em diversos lugares no mundo. E também tivemos autores extremamente populares que vendiam muitos livros como é o caso do Jorge Amado, com obras adaptadas para filmes e novelas. E hoje nós, infelizmente, não conhecemos essas obras!

Bom é isso espero que eu tenha conseguido plantar a sementinha da segunda chance em seus corações! Beijos.

31 comentários:

  1. Eu não me apego muito ao autor, costumo ver o livro pelo titulo e o que ele quer trazer para nós, me surpreendi uma vez de ler um livro e ter adorado, quando fui ver era nacional! Eu também fui traumatizada por causa das escolas, haha! Mas nem por isso deixo de ler quando quero. ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca reclamei de livros nacionais, até porque quando era criança EU AMAVA MUITO O Monteiro Lobato, e ficava me gabando que ele nasceu do meu lado (ele 18/04 EU 19/04) ai que orgulho ahshashhash, além de ter historias fantásticas, Adorei a sua inciativa de dar valo no que é NOSSO!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu leio de tudo, inclusive alguns clássicos. Jorge Amado é mito, mas clássico mesmo pra mim é Visconde e Taunay, única leitura obrigatória que gostei de ter lido.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Muito bom o post, fiz um parecido lá no blog sobre a música nacional, mas em síntese é a mesma coisa. Precisamos apoiar e incentivar o que é daqui, ou pelo menos dar uma chance.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu não leio muitos livros nacionais, mas é mais por falta de oportunidade, pois estou sempre lendo os estrangeiros, apesar que eu gosto muito dos nacionais que eu já li e apoio muito a literatura brasileira, sempre que eu posso, eu experimento!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá
    A maior parte de minhas leituras esse ano foi de nacionais. Eu gosto muito dos nacionais contemporâneos. Preciso ler alguns clássico, mas tenho preguiça, confesso. Sempre que posso, incentivo a leitura de livros nacionais. Vejo o valor da literatura internacional, que é por onde vários leitores iniciam, mas a literatura nacional está ganhando cada vez mais espaço e cada vez mais nomes.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  7. é complicado isso sabe? porque por muitos terem sidos forçados a leituras 'aversivas' no colégio eles acabam sempre achando que todo livro nacional é ruim =/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Edna!
    São motivos bem pertinentes, que só estou começando a compreender agora aos 19 anos e depois de ter montado o blog. Antes eu não conseguia suportar nacionais, nem tentava ler! Tudo porque cresci ouvindo qe os estrangeiros eram melhores e também porque odiava a pressão que a escola fazia sobre mim pra ler nacionais...
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. concordo com suas sugestões... mas vê só, eu compro mt livro em sebo e os clássicos tão bem baratinhos... Tbm tem edições de bolso nas livrarias que compensam o custo... Tbm sou apaixonada por clássicos hehee ^^

    ResponderExcluir
  10. Ótimos sete motivos. Sou apaixonada por nossa literatura nacional e acho que todos deveriam dar uma chance a esses incríveis autores!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu procuro sempre ler de tudo um pouco sabe, então eu sempre estou lendo algo nacional!
    Confesso que leio mais livros estrangeiros, mas nunca abandono os nacionais, nem os da atualidade e nem os clássicos.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Realmente, acho que essa questão do colégio pega muito. A galera não ta querendo ler aquele tipo de leitura, e por alguém impor aquilo a eles, o pessoal acaba achando a leitura uma bosta e, consequentemente, julgando tudo que é nacional como ruim.
    Eu costumo ler livros nacionais, acho tão bom quanto livros estrangeiros, as vezes até melhor.
    A literatura nacional precisa ser valorizada. Ótima iniciativa, adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu não tenho essa neura de ser contra nacional, não. Sendo bom eu leio até japonês, pq não brasileiro. Huahuahauha. Prefiro qualidade do que nacionalidade.

    ResponderExcluir
  14. Oie!!
    Nossa, super concordo com você.
    Amo, amo os livros nacionais e considero vários melhores que os estrangeiros.
    parabéns pelo post!!
    ;*

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Adorei os motivos. Eu já tive um enorme preconceito com livros nacionais, mas depois de ler Perdida, da Carina Rissi, meu preconceito sumiu completamente.
    Concordo que é muito melhor ler um livro na linguá original, pois assim não tem o perigo da tradução acabar perdendo um pouco a essência do livro.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Vou confessar que tinha muito pré conceito com livros nacionais, posso dizer que de dois anos pra cá, mudei totalmente minha opinião.
    Amo os livros, temos autores muito bons que merecem ser valorizados.
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Concordo com os motivos. Temos autores atuais excelentes só esperando para ser lidos e classicos maravilhosos também.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  18. Oi Roberta!
    Adorei o post! Infelizmente muitos leitores ainda tem preconceito com a literatura nacional e nem imaginam quanta gente boa temos em nosso país.
    B-jusss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  19. Oiee, adorei os motivos, haha, mas vc n precisa me dar nenhum :p
    Eu comecei a ler nacional mais esse ano, mas ja estou amando, ja tenho vários, comprados e de parceria, acho que realmetne a literatura nacional n está sendo tão valorizada quanto deveria, enfim, adorei o post ^^
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  20. Concordo com todos os tópicos que você ressaltou. Confesso que por um tempo tive certo preconceito com os nacionais, mas de um certo tempo pra cá tenho aprendido e descoberto muita coisa linda e inovadora na nossa literatura :)

    ResponderExcluir
  21. Olá, admito que tenho um pouco de receio para ler livros nacionais, pelo o que você mesmo disse, associamos a época da escola em que ler por obrigação era chato. Recentemente tenho lido mais livros nacionais, mas não com tanta frequencia quanto estrangeiros.
    Beijos
    Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto de sempre dar uma oportunidade aos nacionais.
    Lógico que as vezes rola uma decepção e tal, além de achar que os
    autores nacionais também devem fazer a sua parte. Principalmente a de
    escrever o Brasil, está rolando uma onda muito grande de autores nacionais escrevendo
    tramas em países em que nunca estiveram, ao invés de valorizar a sua terra, e eu acho isso
    muito infeliz. Fora isso vale sempre a pena dar uma chance a essa literatura tão querida!
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Eu leio nacionais por um único motivo... SÃO LIVROS! hahha
    Todos os livros merecem ser lidos :D

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Adorei os motivos! <3
    Eu adoro a literatura nacional, conheci ótimos livros, assim como outros nem tanto, mas isso é algo normal até dos livros que vem lá de fora né? rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  25. Olá, Edna.
    Concordo com você, temos que incentivar a literatura nacional porque temos muitas coisas boas e não podemos desperdiçar isso.
    Só não vejo muito eles como menos caro, mas com o resto concordo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  26. Nunca reclamei de ler na escola qdo a professora pedia, mas sempre tinha um pé atras, antes mesmo de ter um blog, já tinha lidos alguns nacionais, mas depois do blog, meu amor pelos nacionais só veio aumentar, e o mas me orgulha é ver os autores que vi nascer e do nada conquistar seu lugarzinho nas cabeças.
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  27. Olá flor,

    Eu não tenho preconceito contra leitura. E adoro ler livros nacionais bons, o problema hoje em dia é que tem muitos livros em que os autores esquecem suas raízes e copiam descaradamente outros países. Mas, é claro que não são todos.

    Adorei a sua iniciativa em incentivar a literatura nacional, de fato ela merece mais valor do que vem recebendo hoje em dia!

    Beijos

    www.itgeekgirls.com

    ResponderExcluir
  28. Olá, super concordo com o seu post, principalmente com o item 6. Eu não tenho preconceito com livros nacionais, mas vejo que muita gente tem infelizmente.

    ResponderExcluir
  29. Olá tudo bem?
    Achei a lista muito boa, muito boa mesmo, mas a litaratura nacional atual tem muito o que melhorar, as decepções que vivi lendo nacionais foram muitas então dei um tempo. Os clássicos não são ruins, mas a narrativa é muito maçante e as vezes bem difícil e muitas vezes isso é que repele os leitores, os brasileiros muitas vezes não conseguem interpretar uma mera frase simples e quando se deparam com o estilo machadiano eles acham chato.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oie, tudo bom?
    A literatura nacional está cada dia mais promissora e adorei sua postagem. A vantagem mais bacana é ter uma história com características da nossa terra e ambientação nacional. As nossas autoras estão escrevendo cada vez melhor.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá Edna.
    Tudo bom?
    Eu adoro a literatura nacional atual, a antiga eu e chego perto, pois acho a narrativa bem massacre. Adorei seu post e concordo que ler um livro em nossa língua é bom, pois realmente sabemos o que o autor quer passar com sua escrita.
    Beijos

    ResponderExcluir