Resenha: Tudo o que você precisa saber sobre mitologia - Kathleen Sears.

15 agosto 2015
Título: Tudo o que você precisa saber sobre mitologia
Autor: Kathleen Sears
Editora: Gente
Páginas: 256
Classificação: 5/5

Quem nunca se interessou por mitologia que atire a primeira flecha... ops, pedra! A verdade, porém, é que a gente acaba se perdendo entre tantos mitos, tantos deuses e deusas e monstros, tantos nomes e acontecimentos. E vários pontos ficam meio sem resposta na nossa cabeça:
- Quem Zeus puniu por desobediência?
- De quem Hera se vingou?
- Quais são, afinal, os 12 trabalhos de Hércules?
- Édipo era mesmo apaixonado pela mãe?
- Essas respostas – e muitas outras – estão neste livro!
Navegue por capítulos dedicados a cada imortal e mortal da mitologia antiga, grega e romana, e descubra os pontos em que os mitos se encontram. Não importa se quer saber por curiosidade ou se quer arrasar mostrando seus conhecimentos em conversas por aí: "Tudo o que você precisa saber sobre mitologia" tem o que você precisa saber!

Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, da Kathleen Sears, tem um título bem autoexplicativo. O livro fala tudo sobre mitologia de uma forma simples e fácil de entender.

Sears nos explica desde o que é mito até a origem da Terra, de acordo com as crenças dos gregos e romanos. Também aprendemos sobre os poetas que eternizaram a mitologia grega (como Homero, Hesíodo e Ésquilo) e a mitologia romana (como Virgílio e Ovídio), assim como todas as divindades nas quais esses povos acreditavam, até aqueles que vieram antes dos Deuses que conhecemos.

O livro é cheio de informações interessantes, a autora narra as histórias dos deuses e heróis com certa ironia, fazendo com que a leitura seja divertida e, consequentemente, rápida. Eu li em um dia.



Meu primeiro contato com a mitologia, que eu me lembre, foi com um desenho animado que passava na Disney: Hércules. E eu adorava ver as aventuras do super herói e de seus amigos, Cassandra, uma vidente e Ítalo, sempre tentando chegar perto do sol. E foi aí que me apaixonei. Quando criança, escrevi vários contos baseados na mitologia e sempre assistia filmes que tinham essa temática. Então, algumas das informações passadas nos livros, eu conhecia, mas grande parte era novidade.

Minha história preferida é a de Hades e Perséfone, não que eu goste dela ter sido raptada, mas o fato da falta dela ter feito com que sua mãe, Deméter, criasse as quatro estações do ano, mesmo que involuntariamente. Vamos combinar que os gregos eram muito criativos para inventar os acontecimentos e fenômenos que eles não entendiam. E vemos muita dessa criatividade até hoje, embora, muitas vezes, não saibamos que isso é herança das crenças desse povo.

Algo que eu pensei durante toda a leitura foi: Como esses deuses eram temperamentais! Se vingavam quando bem queriam, assim como conseguiam - quase - tudo o que queriam. Além disso, era mãe com filho, irmão com irmã... Muito sexo e muito banho de sangue. Perto disso, o desenho que eu assistia (do Hércules) era muito inocente.

A autora nos dá varias dicas de livros clássicos que podemos ler e filmes que podemos assistir para saber ainda mais sobre mitologia e ainda nos divertir. Fiz uma lista enorme e quero poder conferir tudo até o final do ano.

Não pensei duas vezes quando vi que a Editora Gente estava lançando um livro que falava sobre o assunto e solicitei Tudo o que você precisa saber sobre mitologia. Não me arrependi! A mitologia é um prato cheio de entretenimento para todos os gostos, tem romance, tem drama, tem terror... Acho que todos podem tirar algo de bom desse livro, eu tirei. Além disso, várias pessoas se inspiram nos mitos para escrever suas próprias histórias. Recomendo essa leitura! Não tem como não gostar. Beijos <3

19 comentários:

  1. oie como vai?
    recebi esse livro esse mês e adorei, ainda não li mas sua resenha me deixou ainda mais ansiosa *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito da ideia do livro, sua resenha só veio confirmar o que já sabia, ser uma excelente obra. Espero em breve, poder comprar :D

    ResponderExcluir
  3. Gosto (muito) de mitologia. Gostei do livro e o que você falou dele me chamou atenção. Vou tentar ler <3
    http://versificados.com.br

    ResponderExcluir
  4. gosto demais de mitologia, a grega é uma delas... leria de boa, e dependendo da linguagem, acredito que dê pra usar em sala de aula com meus alunos ^^
    anotei a recomendação...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tudo bem?
    Adorei a resenha! Com certeza vou adicioná-lo na minha lista.
    Espero que consiga ler logo, fiquei muito curiosa!

    Beijocas da Jay
    aprateleira2014.blogspot.com

    Tem sorteio lá no blog: http://aprateleira2014.blogspot.com.br/2015/07/sorteio-evolucao-de-calpurnia-tate.html

    ResponderExcluir
  6. Geeente, eu quero muito esse livro!! <3 <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  7. Ooooi :D

    Adoro mitologia, queria ter tempo para ficar só lendo livros do gênero.
    Acredito que irei gostar bastante dele, então já anotei aqui :D

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Já vi um outro blog falando sobre esse livro é apesar de eu gostar bastante de mitologia não leria esse livros porque motivos de não sei kkk
    Adorei sua resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adoro essa temática e esse livro me chama atenção!
    Gostei de saber que a autora nos dá várias de dicas de clássicos literários e filmes para entendermos mais sobre mitologia.
    Irei lê-lo quando puder!
    Beijos!

    Livros da Jess

    ResponderExcluir
  10. Olá, Tudo bem?

    Gostei muito da premissa do livro e com certeza vou ler pois amo mitologia.

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu adoro mitologia, e esse resenha me deixou curiosa com o livro.
    Espero ler em breve.
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  12. Roberta, esse livro deve ser muito lindo e muito instigante.
    Fiquei aqui morrendo de curiosidade e de vontade de saber quais mitos eles contam e quais eu gostaria mais.
    Com certeza, Hades e Pérsefone seria um dos meus preferidos porque já gosto muito pelo pouco que conheço.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Eu necessito desse livro, gosto de tudo relacionado a mitologia. Meu primeiro contato com essa maravilha foi através de Percy Jackson, ótimo livro para despertar interesse em pré-adolescentes sobre leitura e mitologia :))
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  14. Ola, meu primeiro contato com mitologia também foi com Hercules. Mas minha historia favorita é de Orfeu e Erudice.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  15. Olá Roberta, mitologia é sempre um tema interessante e se a autora sobe trazer varias historias sem tornar o texto muito arrastado já me deixou com vontade de lê-lo *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Achei muito bacana a proposta do livro, e é algo que me interessa muito, pois lendo as séries do Rick Riordon, comecei a me interessar muito por mitologias, e as vezes me sinto meio perdida quando citam algumas antigas e eu não sei. Vou procurar para ler, obrigado pela indicação ^^

    ResponderExcluir
  17. Estou lendo os livros mitológicos do Grupo Record e amando, mas acho que também quero conhecer esse haha
    Amei sua resenha!

    Beijoos
    Toca dos Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá; ótima resenha. Ainda não li esse livro, mas tenho vontade de ler, ainda mais após ver a sua resenha; me interesso pelo tema.

    ResponderExcluir