31 agosto 2015

Resenha: Incrível - Sara Benincasa.

Incrível
Autora: Sara Benincasa.
Editora: Única.
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon

Eram olhos repletos de esperança — esperança irracional, espantosa e, às vezes, até irritante. Esperança de que, de alguma forma, tudo daria certo, mesmo quando estava claro que seu sonho lhe escapava como areia por entre os dedos de uma criança. Naomi Rye simplesmente odeia quando chega o verão e ela é obrigada a ficar com sua mãe socialite em East Hampton. Afinal, ela definitivamente não pertence àquele mundo de glamour e adolescentes mimados. No entanto, tudo pode ser diferente neste verão, pois a casa vizinha foi alugada pela linda e misteriosa Jacinta Trimalchio, que sabe como impressionar com suas festas suntuosas e selvagens e, claro, seu badalado blog Incrivel.com. Jacinta tem as próprias razões para se aproximar de Naomi: Delilah Fairweather. O envolvimento dessas garotas poderá culminar em grandes tragédias, e o mundo de riqueza e esbanjação cuidadosamente construído por aqueles jovens ricos poderá cair em pedaços. Naomi agora precisa decidir se está disposta a ser puxada por essa vida que por tantos anos rejeitou, ou se enfim cederá aos encantos da misteriosa e fascinante vizinha. Inspirada no clássico O grande Gatsby, Sara Benincasa traz todo drama, glamour e romance com um toque moderno (e escandaloso)!


Naomi Rye tem dezessete anos e mora em Chicago com seu pai, um professor de Educação Física. Ela é tímida, mas não é ingênua. Sua melhor amiga se chama Skags e é lésbica. As duas fazem parte de um grupo LGBT da escola, embora Naomi seja hétero. 

Durante todas as férias de verão, Naomi fica com sua mãe, com quem não se dá muito bem. Anne Rye é apresentadora de um programa de culinária na TV e adora dinheiro, fama e pessoas que têm isso. No verão em que a história se passa, Naomi vai até a casa de sua mãe (em Nova York) de helicóptero, junto com Teddy Berrington, Delilah Fairweather e Jeff Byron. 

Delilah é linda, se parece com uma Barbie e é aspirante à modelo; sempre foi simpática com Naomi. Teddy, namorado de Delilah, é um herdeiro rico e ex-ator mirim. Jeff é inteligente e divertido, chama a atenção de Naomi assim que ela põe os olhos nele. 

A diferença nesse verão é a casa ao lado da casa da mãe de Naomi, ou melhor, a pessoa que está alugando a casa: Jacinta Telmachio. Jacinta é excêntrica, divertida e tem um blog famoso chamado Incrível, onde fala de todos os jovens de Nova York. Quando dá uma festa em sua casa, Jacinta manda um convite para Naomi, que por insistência de sua mãe, vai. É nessa festa que Naomi começa a gostar de vestir roupas que não sejam shorts e camiseta. É nessa festa que Naomi fica com Jeff.

Depois da primeira festa de Jacinta, Naomi percebe que Jacinta tem certa obsessão por Delilah e que essa obsessão se torna recíproca. Mas, nossa protagonista já não se importa muito com isso, nem com os estudos para o vestibular. Ela está se importanto mais com os vestidos de marca que sua mãe comprou pra ela e com Jeff. 

Narrado em primeira pessoa pela Naomi, a obra nos traz a vida dos jovens ricos e mimados de Nova Iorque. Jovens que se preocupam muito com aparência e dinheiro, jovens que se drogam, jovens que fazem amizades por interesse.

Através de uma linguagem jovem, com palavrões e expressões típicas da idade, vemos Naomi começar a gostar desse mundo de festas, lugares caros e amigos ricos. De certa forma, ela até começa a se dar bem com a mãe. 

O livro fala de amizades, de intrigas, de homossexualidade, de preconceito, de mudanças e muito mais. Nós percebemos como é fácil se acostumar a uma vida de mordomias, como é fácil colocar a culpa nos outros para não se prejudicar - mesmo quando esse outro é seu amigo, percebemos como uma pessoa pode mudar ou como ela mostra a sua verdadeira face. 

Quanto aos personagens, a maior parte deles te deixa na dúvida se é do bem ou do mal. Mas, aí você percebe que o livro nos mostra cada um como as pessoas são na vida real: ninguém é vilão ou herói, todo mundo tem defeitos e qualidades e você nunca está preparado para uma rasteira de alguém em quem confia. Só não consigo acreditar que exista alguém como a Anne, ô mulherzinha egocêntrica. 

O único ponto negativo, para mim, foi o modo como a autora expôs as drogas, como se usá-las fosse bonito e glamouroso. A protagonista viu duas meninas cheirando no banheiro e aquilo era completamente normal, coisa de rico.

Esse livro me conquistou pela ótima escrita (mesmo sendo em primeira pessoa, que eu não gosto) e pelo ótimo enredo. É uma leitura tranquila, mas por causa da sinopse, você sempre fica se perguntando o que vai acontecer e, depois de certo temo, todo mundo parece suspeito. E quando acontece, mesmo que não seja nada explosivo, você se surpreende.

O final me deixou com o coração aos pulos. A Naomi me surpreendeu como pessoa. Um personagem (que não posso dizer quem é) se mostrou muito diferente do que eu imaginava e eu fiquei tão triste por isso, que nem tive tempo de odiá-lo.

Não gostei muito da capa e do título, achei que não combinam com o livro. Além disso, não gosto muito de capas com um personagem, pois gosto de imaginá-los. E Incrível, o blog da Jacinta nem é o foco do livro. Mas, a diagramação está ótima!

O que eu posso dizer é: leiam! Vocês tem que tirar suas próprias conclusões, claro, mas também tem que  sentir o que a Naomi sentiu e pensar nas atitudes que ela tomou. Imagine que você ganhou na loteria e agora é rico, lindo e poderoso, frequenta festas badaladas, tem uma casa enorme e um(a) namorado(a) famoso(a). Você continuaria sendo a mesma pessoa de antes? Teria as mesmas atitudes? 

Visite o site da Editora, clicando no banner:
http://www.editoragente.com.br/?linha=43

30 comentários:

  1. Sinceramente, acho que nao mudaria mt meu estilo caso isso ocorresse comigo...
    de qualquer forma, a premissa do livro não me atraiu... dessa vez, passo a leitura...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Tô lendo tantos comentários bons sobre esse livro que fico cada vez mais doida por ele kkkkk
    Sua resenha ficou ótima, atiçou ainda mais minha curiosidade!
    Espero comprá-lo em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. eu também adorei a leitura, ela realmente é rica em assuntos.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já estava curiosa por outra resenha que tinha lido, a sua despertou ainda mais minha curiosidade. Mas acho que assim como você, o lance das drogas me incomodaria.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Roberta!
    Vi outra resenha do livro, mas não sabia que também tinha a temática LGBT e, nesse caso, muda totalmente de figura, pois inicialmente, não havia gostado da ideia do enredo. Porém, tenho comprado livros que tragam a homossexualidade e gostei da dica.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro. Vi várias resenhas sobre ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Roberta, estou louca para ler esse livro, já ouvi muitas coisas positivas sobre ele, inclusive que ele lembra um pouco Gossip Girl o que me deixou mais curiosa ainda! Parabéns pela sua resenha.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Confesso que a premissa do livro não me agrada muito. Essa vibe de GG não me atrai e acho que vou deixar passar a dica.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Roberta!
    Estou querendo ler este livro faz um tempinho.
    Gostei da premissa.

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ah, agora sim entendi a obra (rs). Li uma resenha que não esclareceu muito bem como a personagem acabava inserida nesse contexto glamouroso. Infelizmente, não me senti atraída pela história, mas se um dia tiver a oportunidade lerei o livro. Parece abordar temas relevantes (embora concorde com você que o uso de drogas seria um ponto negativo se a autora abordou dessa maneira).

    Beijos, flor!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que a autora não expôs as drogas como se fosse bonito, acho que colocou como realidade. Não achei um ponto negativo na trama, pois realmente essa gente rica faz esse tipo de coisa.
    Eu adorei a trama, e aquele final me chocou!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Já tinha lido outra resenha do livro e já tinha ficado curiosa. Tua resenha ajudou a reforçar a minha vontade de ler :D

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Roberta, a sua resenha foi a única que eu li quando não era totalmente positiva.
    Todo mundo falando bem do livro, mas sua resenha me pareceu mais real.
    Acho que apesar de parecer muito Gossip Girl eu daria uma chance para tirar minhas próprias conclusões.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Nossaaaaa, esse livro realmente parece ser Incrível assim como o título.
    Cada resenha que leio dele me deixa com ainda mais vontade de ler.
    Adorei!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Roberta!
    Eu adoro livros com adolescentes e os assuntos que esses livros normalmente abordam. Gostei muito que capa personagem é apresentado de uma forma mais humana, não só bom ou não só ruim. Já estou querendo esse livro, não imaginava que fosse tão legal, ainda bem que li sua resenha ou deixaria ele passar!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  17. oi ^^ eu abri esse livro e tbm gostei da diagramação.
    fiquei muito interessada nesse história e essa é a segunda resenha positiva que eu leio desse livro. cada dia mais to curiosa com a leitura.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  18. Oi tudo bem?

    Acho que já vi uma outra resenha desse livro e falava super bem, mas a premissa não me atraiu.

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiii!
    Li tantas resenhas positivas sobre esse livro que fui convencida a fazer a leitura. Eu não esperava muita coisa dele, mas esse enredo com uma rede de histórias que se entrelaçam me chamou muito atenção. Me lembrou Gossip Girl, que eu adorava. Espero conseguir ler em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Já perdi as contas de quantas resenhas positivas eu li desse livro. Já quero!! Me lembrou muito Gossip Girl, com essa teia de histórias que se entrelaçam. Espero muito conseguir ler no futuro, fiquei muito animada!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi Ro.
    Eu não dava muito pelo livro, mas li sua resenha e de outro blog e acabei gostando da premissa.
    Agora, depois de ler as duas resenhas, eu leria o livro, mas antes creio que não e nem sei o por quê kkkkk
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  22. Na vida real não curto palavrões, mas na literatura eu gosto muitooo kkkkkk e esse fato me deixou mais curiosa para ler o livro.
    Adorei sua resenha e espero poder ler o livro em breve

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu não imaginava que o livro fosse tão interessante assim, confesso que no começo da resenha não estava muito animada, mas depois comecei a animar porque realmente são bem interessantes os temas que esse livro aborda e acredito que deve ser bacana acompanhar a história desses jovens. Enfim, parabéns pela resenha, ficou realmente muito bem escrita e me deixou muito animada *o*

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Eu li sobre esse livro alguns meses atrás e o que me chamou atenção foi a capa, é simplesmente bem feita. Fora que depois da sua resenha, acho que o livro deve ser bem legal e tem um enredo interessante. Com certeza irei ler!

    ResponderExcluir
  25. Esse livro está me deixando muito curiosa, tanto pela capa quanto pelas resenhas positivas que ele está recebendo. Preciso muito lê-lo

    ResponderExcluir
  26. Oiiie! A capa dele é linda, e li uma resenha dele e gostei acho que vou colocar ele na minha lista de leitura, mas tenho muitos na frente dele!
    Adorei sua resenha :D

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Já li tantas resenhas sobre esse livro, tanto boas quanto negativas. Então estou louca para ler e tirar minhas próprias conclusões.
    Que bom que gostou da leitura.

    Beijooos

    ResponderExcluir
  28. Oii!

    Já li algumas resenhas desse livro com muitos comentários positivos, mas não consigo ficar com vontade alguma de ler. Adorei a resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  29. Oie, tudo bom?
    Esse livro me lembra um pouco a trama de Mentirosos que foi lançado pela Seguinte. A história não é a mesma, mas tem um tom instigante que não chamou minha atenção. Uma pena que o título não faça jus a narrativa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Roberta,
    Eu não conhecia o livro antes de hoje, mas acabei de ler a resenha da Paac sobre ele e agora a sua.
    E começo a ficar interessada pela leitura da Obra. Pena que você ache que a capa não combina com a história, pois a achei linda.
    Beijoos

    ResponderExcluir