18 agosto 2015

Resenha: As Pontes de Madison - Robert James Waller

Título: As Pontes de Madison.
Autor: Robert James Waller.
Editora: Única.
Lançamento: 2015.
Nota: 5/5 estrelas e Favorito.

O ano é 1965, e a cidade de Iowa, interior dos Estados Unidos, parece estar ainda mais quente nesse verão. Francesca Johnson, uma mãe de família que vive uma vida pacata do campo, não espera nada além dessa temporada do que o retorno dos filhos e do marido, que viajaram. Sua tranquilidade, porém, será interrompida com a chegada de Robert Kincaid, um fotógrafo de espírito aventureiro. Francesca e Robert comprovaram para o mundo que o valor das coisas está realmente na intensidade que elas carregam e não no tempo que duram. Casada, mãe, Francesca não deveria ter sentimentos tão fortes por esse fotógrafo. Assim como ele, um homem tão livre, nunca se viu tão preso a alguém que acabou de conhecer. E é justamente assim que as paixões intensas funcionam: é como ser atingido por um raio quando menos se espera, e, de repente, seu corpo e sua existência estão preenchidos de energia, sem ter como voltar atrás para o estado anterior. As pontes de Madison dá voz aos anseios de homens e mulheres de todo mundo e mostra, por meio desse encontro fortuito e avassalador, o que é amar e ser amado de forma tão ardente que a vida nunca mais será a mesma.

Oi gente ^^ 
Meu nome é Tamara, sou uma das novas colaboradoras do blog e para a minha resenha de estreia eu resolvi trazer para vocês um livro que mexeu muito comigo...

Iniciei a leitura de As Pontes de Madison do escritor Robert James Waller, sabendo apenas se tratar de uma história muito bonita e que foi adaptada para o cinema. Não vi o filme, então mesmo tendo ouvido boas críticas não sabia exatamente do que se tratava, que bom que resolvi ler o livro, porque entrou para a minha lista de favoritos no ato.

Robert Kincaid, um fotógrafo muito viajado. Divorciado, sem filhos e sem amarras no mundo, que ao ser contratado para fotografar uma série de pontes na cidade de Madison County, não imaginaria que sua vida iria mudar tanto. 
Ao parar para pedir informações em uma fazenda, acaba conhecendo Francesca Johnson, uma bela mulher, madura, esposa e mãe que se disponibiliza a guiá-lo até a última ponte que ele precisaria fotografar e é a partir daí, dessa ponte, desse encontro, que os dois se tornam mais ligados do que poderiam um dia imaginar que se pode ser a alguém...Um jantar, conversas, a atração e por fim quatro dias inesquecíveis.

Duas palavras para descrever esse livro são: simples e intenso. Nunca pensei que essas duas palavras poderiam conviver tão bem juntas mas esse romance é a prova. 

A história é narrada em terceira pessoa focando os pontos de vista de Francesca e de Robert, essas narrações não são separadas por capítulos. Os pontos de vista vão mudando de acordo com o fluxo da história, mas mesmo assim não me senti perdida.
A escrita do autor é muito fluída e a medida que os dois vão se conhecendo, vamos nos sentindo mais próximos ao casal, como cúmplices deles, como se nós leitores fôssemos os únicos com quem eles estão compartilhando esse segredo. 
Também gostei do fato dele descrever toda a emoção e sentimento dos personagens sem ser meloso ou piegas, tudo parece muito sincero e muito maduro e as cenas mais sensuais tem um leve erotismo mas não são forçadas.

Há várias linhas de tempo acontecendo na narrativa. Algumas partes são contadas no presente por um escritor contratado pelos filhos de Francesca para reconstruir sua história e escrevê-la. Outras são narradas pela própria Frannie em seu aniversário de 67 anos, relembrando o passado e por fim os quatro dias que ela e Robert passaram ao lado um do outro.

Não preciso dizer o quanto esse livro me emocionou, li em um dia. Uma leitura gostosa, cheia de suspiros e olhos marejados...não sou de me derreter assim tão fácil mas é um romance emocionante e intenso como só uma boa história de amor pode ser. Logo que possível verei o filme :)

Até a próxima!

Tamara.

36 comentários:

  1. Olááá
    Nossa, fiquei curiosa pela leitura, eu o tenho em um edição meio antiga, estou para ler faz tempo mas enrolo, porém, quem sabe em breve depois de tantos elogios haha fico feliz que gostou, ótima dica.

    Beijos
    Promoção rolando no blog: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/08/promocao-3-livros-1-ganhador.html

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que lindo! Fiquei me derretendo desde que você fez uma pequena sinopse. Adoro esse tipo de história, sabes bem que sou um romântico incurável...
    Adorei a resenha, Tam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Its! Tu tem que ler..é uma história arrebatadora!

      Excluir
  3. eu preciso ler esse livro!
    eu amei a sinopse uma coisa fora do comum pra mim nunca tinha lido livro assim acho que vou me surpreender!

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei a sua resenha. O livro em si não tinha me chamado tanto a atenção. Mas parece ser mesmo uma boa história, diquei super curiosa para lê-lo também *-*

    ResponderExcluir
  5. Olá, nossa eu já havia visto uma resenha sobre esse livro e gostei muito dele a sua resenha só fez meu interesse nele aumentar e desejar tê-lo o mais rápido possível, acho que também vou me emocionar quando ler

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro! Mas pela sua resenha, fiquei muito interessado... Quem sabe um dia eu não leia. :)

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Apesar de ter gostado da capa não curti a premissa. Não é muito meu tipo de livro.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro e o filme me tiraram do norte, é simplesmente perfeitos! Uma das melhores histórias de todos os tempos...

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro e nunca assisti o filme, mas sua resenha me convenceu!
    Dica anotada, espero gostar tanto quanto você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. lol, primeira resenha dele que leio e a pessoa faz muitos elogios, fiquei até curiosa.

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um livro lindo, mas não me interessei a ponto de solicitar. Quem sabe mais adiante. Eu acho que vou assistir o filme antes!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Olha, nunca li o livro, e evitava o filme, pq eu costumava odiar romances. Mas agora estou tão nessa vibe, que deu vontade de correr num sebo e achar um pra mim. Adorei a resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Amanda, também não sou romântica. Normalmente corro longe de história de amor porque acho que vão ser aquele doce sem fim rs mas esse é o tipo de livro que é arrebatador e nos faz querer mesmo ler e querer se apaixonar daquela maneira^^

      Excluir
  13. Bem vinda, Tamara! Não conhecia nem o livro e nem o filme, mas esta premissa definitivamente não me atrai. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Nunca li o livro e nem vi o filme, mas ele é premiado então deve ser uma história e tanto. Além disso sua esenha foi positiva. Talvez eu dê chance a ele..rs

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  15. Fiquei muito interessada pela leitura, acho lindo romances assim de quando é 'amor a primeira vista', e que contam a história de várias linhas temporais e também de pontos de vista de outras pessoas, pois se está ficando cansativa a história da uma quebrada e flui melhor

    ResponderExcluir
  16. Oi Tamara <3
    Sua resenha me fez ler o livro agora!
    Estou sentindo falta de um livro assim: que me deixe emocionada e mexa comigo.
    vou ler com certeza!
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Tamara!
    Não conhecia o livro e gostei muito da sua resenhas. Adoro livros narrados em terceira pessoa, quase não tem mais hahha E acho que a escrita fluida do autor vai me agradar muito. Acho que vou ver o filme primeiro e depois ler o livro, gosto mais assim!
    Beijos!

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  18. Já pondo esse livro na lista, pq se é indicação tua, já sei que é coisa boa, Tama <3
    Parabéns pela ótima estreia por aqui...
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi, Tamara.
    Assisti ao filme há tanto tempo que já não lembro mais dele.
    Mas lembro que a história era muito bonita e se gostei do filme é quase certeza que amaria o livro.
    Afinal é um romance muito lindo.
    Quero muito.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  20. Faz um tempo que estou planejando ler este livro, mas coitado, sempre passo outro na frente kkkk
    Tua resenha me fez querer parar de enrolar e ler logo. :D

    ResponderExcluir
  21. Oi Ta, não sabia que esse livro tinha essa história imaginei outra totalmente diferente porque só vi capa e não li a sinopse, mas amei o que disse e fiquei bem curiosa para saber a história nesses quatro dias dos dois juntos e o que aconteceu. Amei seu jeito rápido e objetivo de resenhar.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Si, engraçado como as vezes uma capa engana né? rs esse no caso eu li porque ouvi falar bem do filme e tal...mas que bom que resolvi conferir!
      Obrigada pelos elogios linda!

      =*

      Excluir
  22. Que lindo, fiquei até com vontade de ler :DD

    ResponderExcluir
  23. Oi Roberta.
    Lembro pouca coisa do enredo por causa do filme, mas o livro não chamou minha atenção. Por mais emocionante que a história seja acho que a leitura seria monótona.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Infelizmente, não me interessei pela leitura, portanto deixo passar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi, Tamara!
    Primeiramente, seja bem vinda ao mundo da blogosfera :)
    Já tinha ouvido falar do filme, mas eu nunca assisti. Gostei muito da sua resenha e ela me conquistou tanto que já fiz o pedido do livro hahaha espero gostar tanto quanto você.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi !! Tudo bem?

    Não conhecia esse livro mas gostei muito da resenha.

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar do livro, mas confesso que não tenho tanto interesse em lê-lo....
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  28. Olá! :D Fiquei curiosa a respeito do livro...acho que vou dar uma chance! Gostei da sua resenha!

    ResponderExcluir
  29. Oii Tamara!

    Parabéns pela resenha!
    Quando vi o livro pela primeira vez não me interessei nem um pouco, mas agora depois de ler a sua resenha fiquei com vontade de ler ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  30. Olá, Tamara. Seja bem vinda ao blog e espero que continue e permaneça nesse lindo lugar. Não conhecia o livro e nem o filme, confesso que continuaria sem saber se não fosse pela sua resenha. Fico feliz que tenha sido uma leitura rápida e que tenha te emocionado.
    Espero realmente ter a oportunidade de ler.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  31. Olá gente, muito obrigada pelos comentários ^^ Foram todos lidos com muito carinho e só não repondo a todos porque o tempo é curto rs

    :*

    ResponderExcluir