10 julho 2015

Resenha: Uma Vez na Vida - Marianne Kavanagh.

Título: Uma Vez na Vida.
Autor: Marianne Kavanagh.
Título Original: For Once in my Life.
Páginas: 288.
Editora: Única.
Classificação: 3/5. 

Uma história de amor, encontros e.... desencontros! Conheça Tess. Obcecada por roupas vintage, ela está sempre enrolada no emprego que detesta e em dúvida sobre seu namorado bonitão Dominic, que conheceu na universidade. Morando em um adorável apartamento com sua melhor amiga, Kirsty, ela poderia se considerar uma pessoa de sorte. Mas se sua vida é tão perfeita, por que ela se desfaz em lágrimas toda vez que pensa no futuro? Conheça George. Um músico brilhante que divide seu tempo entre brigar com os companheiros de sua banda de jazz e se preocupar com o pai doente. Mas ele sabe que a vida não é só isso. Deve haver mais alguma coisa. Algo especial. Tess e George são duas partes de um todo, almas gêmeas. Para a sorte deles, seus amigos em comum sabem que eles são feitos um para o outro. O problema é que eles não se conhecem e, sempre que a oportunidade aparece, a vida chacoalha os dois para longe. E agora? Se todos têm uma alma gêmea, como o destino faz para uni-los? Acompanhe a história divertida e apaixonante de Tess e George durante uma década de encontros malsucedidos, frustrações românticas e uma dúzia de recomeços. Uma vez na vida é uma comédia romântica moderna e inteligente sobre amizade, destino e oportunidades perdidas e reconquistadas!

Uma Vez na Vida, da autora Marianne Kavanagh, estava na minha wishlist há muito tempo. Eu adoro romances que abordam o assunto "alma gêmea". Infelizmente, o livro não foi tudo aquilo que eu esperava, mas acho que eu havia criado muita expectativa em cima dele. 

A obra nos traz Tess, uma mulher independente que ama roupas vintage, mas trabalha em uma loja de e-commerce que vende artigos artesanais de papelaria. Ela mora com uma amiga, Kirsty, e namora o lindo Dominic. Uma vida estável e tranquila né? Parece, mas Tess sente que falta alguma coisa. 

Do outro lado da história temos George, um músico nada famoso, que depois de terminar a faculdade, só arrumou empregos temporários, esperando a fama chegar. 

Tess e George não se conhecem, mas são almas gêmeas. E vários dos amigos em comum que eles tem, sabem disso. Os dois moram em Londres, estudaram na mesma faculdade e quase se encontraram várias vezes, mas passam anos até que eles, finalmente, se conheçam. 
Agora, Tess está prestes a se casar com Dominic e George se casou com uma advogada e eles se mudaram para Nova York, lá eles tiveram uma filha, chamada Mia. 


A narrativa da autora é bem simples, fácil de entender. Mas, é muito arrastada no início. No parágrafo logo acima, eu sublinhei a palavra "quase" porque Tess e George se esbarraram várias vezes. Eles chegavam a encostar um no outro, mas não se olhavam nos olhos e, por fim, não chegavam a se conhecer mesmo. Eu já estava arrancando os cabelos quando eles, finalmente, se conheceram, lá pela metade do livro. E quando eles se conhecem, ele já está casado com outra mulher e tem uma filha. Fiquei fula da vida. 

A Tess é muito teimosa, ela sabia que não estava feliz com a vida que tinha, mas aí pensava "mas a minha vida é boa, eu deveria estar feliz" e continua naquela vida, sem fazer nada. Eu queria chacoalhar ela, às vezes. 

O que eu gostei do livro foi da metade pro fim. Depois que eles se conhecem, parece que a Terra entra nos eixos, parece que os sonhos deles voltam à tona (já que eles os haviam deixado de lado) e querem sair para fora e serem realizados. Depois da lentidão do início, a segunda metade da obra nos prende, nos faz desejar que Tess e George fiquem juntos, apesar de tudo.

 O que pude concluir da obra, é que apesar de falar em "almas gêmeas" e tal, ela não é um conto de fadas. Esse é um livro real, que fala de personagens reais. Quando, na vida real, os romances que vemos nos livros, acontecem? Pois é. Já Uma Vez na Vida poderia acontecer. O livro fala de fatos, de romances, de encontros e desencontros que vemos no dia a dia, coisas simples e ao mesmo tempo complicadas. Ah, assim como quase todo o livro, o final é bem real, mas é muito bonito!

18 comentários:

  1. Oi Roberta!

    Também gosto muito de livro que abordam o tema alma gêmea, mas os que eu tenho lido têm sido muito clichês. Fiquei um pouco desanimada com esse livro por causa do início arrastado. Acho que, para o livro pegar a gente mesmo, o início tem que conquistar a gente, né? E imagina que horror depois de tanta enrolação, quando os personagens finalmente se conhecem, o cara tá casado? Ahrgaheae!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Roberta.
    Também gosto muito de livros que falam de alma gêmea.
    Fiquei curiosa pela leitura e saber como tudo fica depois que Tess e George se encontram.
    Gostei mesmo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Uma pena você ter se decepcionado um pouco com a história desse livro, isso realmente acontece quando criamos expectativas demais as vezes.
    O fato de eles só se conhecerem na metade do livro não me anima muito, e deve até ser um pouco chateante essa demora.
    E o fato de o cara tá casado e com filha, então nem se fala...

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. E eles ficam juntos? Se não, eu não quero ler HAHA!
    Eu odeio quando eu gosto de um personagem e ele não pode ficar com quer ò_ó
    Hehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Os contos de fadas originais, em sua maioria, não falam de 'alma gêmeas', mas de algo mais profundo e instintivo, gosto quando os livros fogem dessa linha de pensamento da Disney e traz algo mais para o real, como você mesma citou. Uma história de amor que pode acontecer com todo mundo e marcada pelo acaso. Curti a ideia do livro.

    ResponderExcluir
  6. Oii tudo bem?
    Eu nunca li um livro que a temática fosse essa, talvez um dia eu leia por que não sou muito fã de clichês. Eu acho que não leria esse livro por ter demorado tanto para eles se encontrarem de vez eheh. Sua resenha ta muto boa :)

    Beijos!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro. E confesso que não me atraiu muito. Deferente de você, não curto muito romances. Gosto mais de histórias que tenham outros temas e, como pano de fundo, o romance.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiiee como vai?
    Então não sei se eu iria ler sabe? a história nao me atraiu e a sinopse não me deu a minima vontade de tentar =/

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu já li resenhas sobre o livro da Marianne, e já criei expectativas desde a primeira!
    Talvez eu me decepcione quando finalmente conseguir ler, mas eu realmente acredito que será um ótimo livro. E aliás eu nem li ainda, mas já imagino como filme. Daria uma daquelas comédias românticas fofinhas que eu adoro uahauauauh
    Se bem que eu ia ficar fula da vida td vez que eles se encontravam sem se conhecer, arghhhh
    Espero minha vez de ler!
    Beijos, Amanda.
    Expresso de Nárnia

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adoro livros sobre alma gêmea, encontros e desencontros. Eu já estou querendo ler esse livro faz um tempinho, mas diferente de você, não tenho tantas expectativas sobre ele.
    Não gosto de inícios arrastados, mas acho que vou manter o livro na minha lista de desejados, para ler e tirar minhas próprias conclusões.
    Adorei sua resenha!
    Beijo grande!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  11. AAAAAAAAH!
    Caramba, a cada resenha que leio sobre esse livro, decido que o lerei… depois que não o lerei… agora quero decidir que o lerei de novo. Como pode isso?!
    Enfim, todos se queixam de que há um começo arrastado, que a história não é tão boa quanto poderia e tudo mais. No entanto, quando você fala que o livro é REAL. Que os personagens e a sua história são REAIS. Confesso, você me faz desejar lê-lo. Gosto de realidade. Gosto de sentir o sabor amargo de que nem tudo são flores. Aiai, flor. Acabo de adicionar o livro de volta à minha lista.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa
    Comecei esse livro e não consegui terminar
    Como você disse muito arrastado
    Agora que peguei esse spoiler que ele casa no meio do livro aí que não leio mesmo
    bjs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Roberta, tudo bem?
    É bom um livro que trás personagens reais para variar.
    Pena que não atingiu suas expectativas.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Eu amo esse livro e acho uma pena que ele não seja tão conhecido. Além dos desencontros entre o casal, o livro também tem uma reflexão interessante sobre sonhos que a gente deixa em nossa vida. Gostei muito da leitura quando fiz e só acho que a capa poderia ter sido mais trabalhada.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi flor, tudo bem?

    Bom, não conhecia esse livro ainda, e fiquei meio assim de você só ter gostado e pegado o embalo da metade pra lá.Mas a parte dele ser mais real,dos personagens serem mais reais me cativou também, de vez em quando é bom entrar em uma história que a gente se sinta na vida real.

    Bem, assim que tiver uma oportunidade o lerei com certeza.Gostei muito da sua resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Caramba, que história legal. Roberta, há tempos não me interesso tanto por um livro. Achei muito original a história e quero muito ler, mas espero que eles fiquem juntos no final.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Também gosto de ler livros sobre alma gêmea, mas ao contrário do que você disse eu prefiro que seja bem mais fantasioso do que real. Romances reais prefiro com dramas ao invês de "realidade".
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  18. Totalmente ao contrário de você eu não curto muito isso de alma gêmea, e pelo que você descreveu realmente a história demorou para deslanchar e isso acaba por vezes nos fazendo desistir de ler o livro.
    MAs te dou os parabéns por expor de maneira clara sua opinião.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir