07 maio 2015

Resenha: Da Boca pra Dentro - Yohana Sanfer.


Da Boca Pra dentro.
Autor: Yohana Sanfer.
Páginas: 159. 
Editora: Vermelho Marinho. 
Comprar: Site da editora
Classificação: 4/5. 
Resenha adaptada da resenha que fiz para o blog Fantastic Books

Mas quantas e quais são as coisas que dizemos depois de consultar o coração? Um punhado de essência, um milhão de desejos, um infinito de verdades? Pra onde vai e de onde vem tudo aquilo que nos importa, esse tudo que é grande e traduzido pelas palavras que não cabendo no peito, transbordam corpo, alma e nossas certezas? Minha suspeita: da boca pra dentro. São da boca pra dentro todos os beijos que respondem um anúncio de dúvida, toda saudade confessada durante o abraço, o elogio inevitável, o desabafo acolhido por um olhar, a palavra engasgada e denunciada pelas lágrimas, o grito que transgride a calmaria.(…) Moram da boca pra dentro nossos silêncios falhos, nossas falas eternizadas na lembrança de alguém, o sentimento entregue num agradecimento, numa saudação sincera, numa notícia boa, numa declaração de amor.”(Trecho da crônica “Da boca pra dentro”). Um livro que reverencia o amor, os sonhos, os quereres e traz outros olhares sobre o cotidiano.

"Da boca pra dentro" é um livro de crônicas, da Yohana Sanfer. Assim que vi o livro, achei que não iria gostar de lê-lo, pois não sou fã de crônicas. Claro que achei a capa e diagramação lindas, mas não criei muita expectativa. Então, chegou a hora de lê-lo e me surpreendi! A obra é linda, toda sentimental e conseguiu me tocar de tal maneira que li o livro em pouquíssimo tempo.


"Amor também sangra, também se perde. Precisa ser regado, vigiado, refeito, costurado, remendado, se for preciso, se nos fizer feliz."

Foi difícil fazer esta resenha. Afinal, como se faz uma resenha de um livro de crônicas? Decidi tentar passar todo o sentimentalismo que o livro traz, por isso trouxe algumas citações, que dirão mais pelo livro do que eu jamais saberia fazer.

"O que é bonito e verdadeiro só precisa de um lugar secreto e seguro para existir para sempre."

Eu poderia fazer uns dez posts de citações, pois cada frase do livro faz com que o leitor queira ler cada vez mais e mais. As páginas da obra estão tão impregnadas de prosa, que você fica em dúvida sobre qual o gênero. A escrita da autora é super simples, mas não deixa de ter seu charme. Às vezes, ela traz crônicas sobre coisas que parecem ter acontecido em sua vida, dando um tom de realidade ao livro.

"Mente e coração. Cúmplices. Ambos motivando, causando e cuidando. Ambos realizando malabarismos com as lembranças  que nos elevam e derrubam do céu."

Recomendo o livro para aquelas pessoas que já tem certo gosto por crônicas e também aquelas que se encantam com versos fofos e tocantes! Se você quiser saber mais, a autora tem um blog, veja aqui.


"É assim que vai ser. Pra maldizer a distância e desmentir a rotina, a gente vai preferir o fim e o início de cada dia, assim, em par. Pra provocar o tédio, desafiar a constância, pra garantir um bom dia quando o dia seguinte chegar."

3 comentários:

  1. Oiie!
    Primeira vez aqui no blog!
    Já conhecia esse livro pelo titulo e capa enfim, já vi ele em outros blogs mas ainda não o li, assim que tiver a oportunidade quero lê-lo.
    Beijos,
    Aly
    www.meusdespropositos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que o livro se tratava de um livro de cronica.
    Não costumo ler livros desse gênero, realmente é complicado fazer resenha de contos, cronicas e poesias, mas vc foi perfeita.
    Amei as quotes. Adoreiiiiii

    Heim, fiz uma tag junto com o blogueiro Marcio sobre frases de mãe. Queria que vc respondesse ela. te indiquei lá :3

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/05/tag-frases-de-mae.html

    Veja minha ultima resenha tmbm:

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/05/resenha-escolha-nicholas-sparks.html

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Parabéns pela resenha!
    Não tinha lido este livro e o achei fantástico, apenas com sua resenha.
    Acredito que ainda o irei ler! :)

    Visite-nos e, caso queira, siga-nos! Ficaremos felizes! :)
    Irmãos Livreiros

    Beijos!

    ResponderExcluir