16 março 2015

Você conhece o GoodReads ou só o Skoob? E que tal o GoodReads em Pt-BR?



Olá pessoas!

Trago hoje um artigo rápido de apresentação da plataforma GoodReads, de âmbito internacional, especialmente feita para leitores de livros :)
Aviso desde já: todo e qualquer blogueiro pode copiar este post e divulgar se for de seu interesse, mas peço que divulgue a fonte (nosso blog) quando citar ^^



A maioria dos leitores conhece apenas a plataforma nacional, Skoob, e os poucos que ouviram falar do GoodReads não o utilizam por ele ser em inglês. Então, resolvi fazer uma lista de vantagens do GoodReads, e uma notícia novinha em folha ao final!


Vantagens do GoodReads:

  • Um número maior de avaliações, pois independente da edição lida (brasileira, americana, francesa, etc.), a nota final é computada;
  • Resenhas em todas as línguas (já me deparei com uma que acho que era hebraico xD)
  • Interação dos autores; isso mesmo, os autores possuem perfis no GR, e postam suas leituras, eventos e entrevistas por lá. Lógico, se é um autor dos EUA, provavelmente estará em inglês...
  • Interação dos blogueiros do GR; a plataforma tem funcionários próprios que trabalham em parceria com os autores. Sendo assim, se você deu “5 estrelas” para determinado livro, você pode ser convidado por um desses blogueiros a enviar perguntar ao autor dessa obra, para uma entrevista que eles estão preparando. Ou seja, sua pergunta pode ser respondida pelo autor!
  • Aplicativos para aparelhos móveis; ao contrário do Skoob, que já tem 6 anos de vida e nada de entrar no universo dos smartphones e tablets, o GoodReads possui aplicativo oficial para Android e iOS, que funciona maravilhosamente bem (em inglês)!


As vantagens acima, para mim, são as principais. Mas por que muitos leitores só utilizam o Skoob?

Na maioria das respostas, é pela plataforma ser em inglês. Então, trago uma novidade: para quem usa no computador Windows 8.0 ou 8.1, ou sua versão de smartphone e tablet, Windows Phone, possui agora um aplicativo em português brasileiro para o GoodReads!



Isso mesmo: enquanto nem o próprio GoodReads lançou uma plataforma ou aplicativo em nosso idioma, o desenvolvedor do app Social Reads para Windows, Peter Mitri, se deu ao trabalho de pensar nos brasileiros e oferecer uma plataforma para o GoodReads traduzida para o português brasileiro!

Com o Social Reads você pode você pode organizar seus livros e editar suas estantes. Pode procurar os livros no GoodReads com o título em português e selecionar a edição brasileira em “edições”; pode ler e adicionar resenhas, assim como avaliar as obras. O app também lhe permite scanear o ISBN de livros físicos (quando instalado no celular) para que você possa adicioná-lo às suas estantes virtuais.



De quebra ele ainda possui integração com o Bing: quando encontrar um livro na seção “produtos” utilizando a busca do Bing, pode ir na opção “apps” (no celular) e encontrar o Social Reads, onde poderá adicionar diretamente às suas estantes. 

Como é um app que serve tanto para um celular com Windows Phone, quanto para computador com Windows 8.0 e 8.1 (onde se pode baixar aplicativos), as funcionalidades podem ser um tanto diferentes, mas o importante é que está em nossa língua pátria :)

O Social Reads é gratuito para baixar, tem apenas 4MB de tamanho, tem uma interface bonita e intuitiva e pode ser baixado pela loja brasileira. Para os que nunca experimentaram o GoodReads, ou até usavam, mas tinham um pé atrás por ele ser em inglês, vale muito a pena experimentar essa versão traduzida!

Para baixar o Social Reads, só procurar pelo nome na loja de aplicativos do seu computador (que possua Windows 8.0 ou 8.1), ou na loja de aplicativos do seu celular com Windows Phone.


Até logo! o/


Izandra.


P.S.: usei parte da descrição e imagens do próprio aplicativo na loja, mas que foram postadas no site do Windows Team.

P.S.2: curiosos pelo motivo de eu estar divulgando? Simples: fui eu quem ajudou o desenvolvedor do app, Peter Mitri, a traduzir o Social Reads para o português brasileiro ;P

P.S.3: as imagens do aplicativo foram tirados com a minha conta do GoodReads logada!

*Post válido para o Top Comentarista de Março*

20 comentários:

  1. Nosssa, que demais! Uso o goodreads e na verdade não me importo de ser inglês, mas como ele está em português é uma ótima notícia. Porém uso Android e pelo que vi não tem ainda ele em português, mas parece ser bem legal o app no nosso idioma.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é, costumo dizer que esse é um dos casos onde um app "derivado" é melhor que um app oficial rs
      E se tem muito disso para Windows Phone, já que várias empresas escolhem nao fazer app oficial... Melhor para quem usa WP, pior para quem usa Android e iOS ;P

      Excluir
    2. Windows Phone é só amor! Ahahahah
      Um exemplo disso é o "myTube", que além de assistir a vídeos do YouTube e usar suas funções tradicionais, dá para dar play apenas no áudio do vídeo e mexer em outros apps do celular enquanto isso, ou até baixar áudio ou vídeo para poder reproduzir sem conexão à internet.
      Já tive iPod, celular com Android e o que mais me satisfez foi o Windows Phone. Já tenho há 7 meses e nada de lentidão, travamentos e coisa do tipo (e olha que é uma das linhas mais baratas da Nokia).
      Cheguei aqui porque estou analisando o Goodreads. A primeira vez que usei, não gostei, já que pouca gente brasileira usava e eram bem poucos os livros que já tinham as versões em português cadastradas (e eu leio só livros brasileiros por enquanto, mesmo). Hoje resolvi revisitar e atualizar minha estante... Só tive que cadastrar uns 3, 4 entre todos os livros que li. Ainda acho ele estranho demais, o design e etc., mas ele funciona melhor no meu celular - Skoob só não lançou o app para Windows.
      Gostaria de saber se tem uma forma de adicionar algum livro em "owned books" no Goodreads sem ter que marcar como "to-read" antes. Alguém saberia me dizer como? :P

      Excluir
  2. Nossa, já conhecia o goodreads porém como era em inglês eu preferia usar o skoobs, agora sabendo de todas essas novidades eu irei conferir e baixar, amei os detalhes, o que ele oferece e tudo mais! Com certeza irei adicionar para mim e quero logo, mas pensar em ajeitar todos os meus livros, dá até uma preguiça k
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Hahaha Sei como é! Morro de preguiça também rs
      E tenho o hábito de deixar acumular, ainda que tenha o app no celular... Não sei como consigo rs

      Excluir
  3. Oiee

    Ainda não me acostumei a usar ele apesar de ter uma conta lá, prefiro o skoob pois justamente é em português e que pena que por enquanto é apenas em aplicativo e em Windows 8 a versão em português.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!
      Pois é, eis a prova de que um app "oficial" para Android e iOS nem sempre é melhor. O GR nao se importa em oferecer a plataforma em outra língua -.-'

      Excluir
  4. Que legal saber que agora ele existe traduzido para o Português Brasileiro! Eu já conhecia a versão de Inglês e adorei saber dessa novidade, ele é bem mais prático que o Skoob, admito, pena que não é tão bem usado :/

    Mas adorei o post!

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhobatan!
      Bem, não é tão usado por brasileiros; mundialmente, é a plataforma de leitores mais utilizada :)

      Excluir
  5. Oii Iza, tudo bem???? Acho que eu vou continuar com o skoob mesmo, hahha. Demorei séculos para me habituar com aquilo tudo :P e esse achei um pouquinho mais complicado, apesar de todas as dicas e explicações. Sem falar que meu celular não é mega moderno, então não comporta esses aplicativos e eu ainda não me rendi ao windows 8. Ainda acho o 7 o maior achado da humanidade, kkkk.
    Mas quem sabe um dia eu me rendo né?
    Ahhh e adorei saber que foi você que ajudou na tradução =D Que bacana isso. Deve ter sido uma experiência bem bacana =D
    Beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Seu post foi bem explicativo, eu já conhecia o Goodreaders mas nunca pesquisei a fundo a respeito. Realmente ele tem ferramentas úteis e até mesmo práticas, como em aplicativo, mas não sei, me adaptei tão bem ao skoob que acho que vou ficar só por lá mesmo. Fora que é em português, isso ajuda pra maioria das pessoas

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Seis anos depois", vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?
    Eu nunca me interessei pelo GR porque eu pensei "já tenho o Skoob, pra que outro?" meu problema nunca foi com o inglês, eu realmente não conhecia todas as vantagens do good reads. Vou dar uma olhada lá
    Muito legal você ter ajudado a traduzir!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei da novidade, mas admito que me da uma preguicinha de passar meus livros todos para lá, porque sou muito cricri, se criar e começar vou usar semanalmente ao menos.

    ResponderExcluir
  9. Oie :)
    Já tenho o goodreads há alguns anos, mas uso bem menos que o skoob apesar de achar que as funcionalidades dele bem melhores.
    Mentiraaa que tem em pt pro Windows Phone!! Que pena que sou android :\

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Ouvi falar do Goodreads e também já entrei pra dar uma olhada mas não sabia que ele tinha uma versão em português adorei saber de todos as vantagens dele e acaba que o leitor fica com mais opções, meu único problema e a preguiça pra começar !

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o Goodreads, mas confesso que uso o Skoob. Achei incrivel que eles fizeram uma versão em português, pois em alguns sites esse tipo de rede social é em ingles e isso dificulta alguns brasileiros que não falam a lingua estrangeira.

    ResponderExcluir
  12. Conheço o Goodreads a um bom tempo, mas, não sei o porque ainda não criei a conta lá, e não sabia dessas vantagens, acho que vou agora mesmo criar uma conta lá.

    Adorei o post, foi bom saber mais sobre.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o app. No entanto precisa corrigir algumas traduções nao estão funcionando e melhorar um pouco a interface... Fora isso um ótimo app, estão de parabéns..

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente no windows 10 mobile o aplicativo não abre.

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente o SocialReads não abre no windows 10 mobile.

    ResponderExcluir