18 março 2015

Resenha: Vida Organizada - Thais Godinho.


Título: Vida Organizada.
Autor: Thais Godinho.
Páginas: 224.
Editora: Gente.
Gênero: Felicidade. Vida prática. Autoajuda.
Comprar: Submarino | Saraiva
Classificação: 5/5.
*Post Válido para o Top Comentarista de Março*


Em seu primeiro livro, Thais Godinho mostra ao leitor as melhores maneiras de organizar a rotina e a vida. Embora a palavra “organização” pareça estar ligada a uma realidade utópica, com as instruções da autora, viver em paz com as coisas no lugar ficará surpreendentemente fácil. O livro aborda a organização da casa, do trabalho e de todos os itens fundamentais para deixar o dia a dia mais tranquilo e, principalmente, para que o leitor possa ter muito mais tempo para a família e o lazer.


Vida Organizada é o livro da Thais Godinho, blogueira, palestrante e organizadora profissional. O blog dela, que deu nome ao livro, tem milhares de visualizações e ajuda os leitores, seja dando dicas de organização (do tempo, da casa, trabalho e até do blog), seja dando aquele empurrãozinho necessário para que o leitor tenha a iniciativa de mudar sua rotina através dessa organização.

Em um primeiro momento, o livro nos fala como ser organizado faz bem, então podemos entender todas as vantagens que a organização nos traz, como, por exemplo: o espaço da nossa casa que é aproveitado, nós que ficamos menos estressados, não perdemos tempo procurando determinadas coisas (pois elas estão em seus devidos lugares), conseguimos administrar o tempo, alcançar metas, entre outros.

Depois disso, o livro nos ensina a como ser uma pessoa organizada. Primeiro, ele nos faz olhar para dentro de nós mesmos e decidir nossas prioridades, nos faz ver o que há de errado com nossa vida e nos estimula a mudar isso. Várias partes do livro são interativas, onde há perguntas a serem respondidas por nós e quadros a serem preenchidos.

Após essa parte mais pessoal, mais "psicológica", começamos com a parte que mais gosto: dicas de organização (desde agenda até recomendação de cores para etiquetas), o método GTD, dicas para montar uma rotina, dicas para diminuir a quantidade de papel em casa e o melhor de tudo: DESTRALHAR. No nível de consumismo que eu alcancei, esse é o meu verbo do ano!

Todos nós temos sonhos. Todos nós temos planos e metas que gostaríamos de realizar "quando der". E, enquanto isso, ainda temos uma casa para cuidar, compromissos familiares, filas de banco [...] A vida, porém, é uma só, e ela passa.

Eu sempre gostei de organização, de fazer listas e etiquetar minhas coisas. Mas, ultimamente eu estava empurrando os dias com a barriga. Com a desculpa de "eu trabalho o dia inteiro", eu estava deixando de fazer as coisas que eu gosto. Como ler, por exemplo. Eu pensava "leio no final de semana", mas aí chegava o final de semana e eu tinha que organizar aquilo que não havia organizado durante a semana. Então, não foi ao acaso que "Vida Organizada" foi o primeiro livro que pedi à Editora Gente. Eu precisava mudar muitas coisas na minha rotina, só precisava do empurrãozinho. Decidi criar, me baseando no livro, um projeto pessoal, para que eu conseguisse me organizar e realizar meus objetivos, aderindo as dicas da Thais na minha vida. 

Antes de mudar a minha rotina completamente, eu precisava me preparar para isso. Como eu ia começar a estudar para o vestibular, por exemplo, sem o devido espaço para isso? A primeira coisa que decidi fazer, então, foi aderir ao meu verbo do ano: destralhar. E como foi bom fazer isso! Encontrei coisas no meu quarto que não via há séculos. E pude passar adiante tudo o que não vou mais usar. Doei livros (foi muito triste, mas doei), coloquei outros para troca no Skoob e comprei um livreiro para organizar as obras com as quais decidi ficar. Não só meu quarto, mas eu também fiquei mais leve, mais destralhada (risos). E foi aí que chegou a parte de definir minhas prioridades.

Algumas das minhas prioridades:
  • Descobrir para onde o meu dinheiro foge (economizar);
  • Estudar para o vestibular;
  • O blog;
  • Leituras;
  • Estudar inglês e,
  • Montar uma rotina onde eu tivesse tempo para tudo isso. 

Depois das listas e do planejamento, chegou a hora de colocar a mão na massa! Montei um cronograma bem elaborado para os estudos, montei uma tabela para cuidar dos meus gastos durante o mês e um diário onde escrevo o que gasto por dia. Acho que me organizar para cuidar do blog foi o mais complicado, já que ele exige muito tempo, mas baixei o blog planner do site da Fran Guarnieri e isso tem me ajudado bastante.

Estou conseguindo utilizar as dicas do livro para melhorar meu espaço, meu tempo, minha vida. Agora o espaço no meu quarto é maior, eu encontro minhas coisas com mais facilidade e ainda tenho tempo para aproveitar. E, afinal, essa é a intenção do livro né? Então, nunca subestimem a palavra "organização". Ela muda vidas ;)

Para mostrar para vocês como realmente consegui aderir a várias coisas que o livro ensina, eu tirei algumas fotos:

A imagem do post it amarelo é uma prateleira que fica na sala, minha mãe já estava ficando enlouquecida comigo. Como esses eram os livros que eu não gostava muito, doei vários deles.
No post it azul, vemos a prateleira que fica na beirada da cama e que devia ser uma mesa de estudos, além disso pega muito pó. Consegui tirar todos os livros dela õ/
Nos post its verde e roxo são prateleiras dentro do roupeiro, haha.



E no "depois" vemos o livreiro que comprei com todos os livros com os quais decidi ficar (ainda não organizei os livros por ordem). Não consegui capturar a parte de cima, mas há três caixas organizadoras.


Era isso, gente. Espero que eu tenha conseguido expressar como esse livro me ajudou e também como organização pode (e deve) ser importante na vida de alguém. Sei que ainda falta bastante para eu alcançar o nível Thais (risos), mas estou no caminho. Vou atualizando vocês pelas redes sociais. Super beijos <3


16 comentários:

  1. Meu Deus, acho que preciso desse livro urgentemente! O meu quarto está uma bagunça e sempre bate aquela coisa de depois eu arrumo, mas o depois nunca chega... Realmente quando as coisas estão organizadas ajudam muito e eu preciso começar a fazer isso na minha vida que anda bem complicado, amei as dicas e como ficou a sua organização, irei com toda certeza providenciar no meu. E também aderir ao verbo destralhar, porque é impressionante a capacidade que eu tenho para juntar tralha --' Amei, não conhecia o livro, mas com toda certeza irei pegar e tentar mudar a minha rotina!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, eu fazia a mesma coisa. Ia juntando cada vez mais tralha e deixando tudo para depois. Aproveita que o livro tá na promoção do dia do consumidor:
      goo.gl/FD5UvW
      Beijos <3

      Excluir
  2. Olá,
    Eu já tinha visto algo a respeito desse livro, mas realmente não cheguei a me interessar, livros de autoajuda não são muito meu forte.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hehehe só um livro muito milagroso ara fazer eu ser organizada. Adorei os "antes" e os "depois", tu te puxou mesmo hein
    Não tenho esse pique todo para destralhar e tenho poucos livros, então não dou nenhum!
    Mas se tem uma coisa que quero mudar mesmo é a rotina. Esse ano também é meu ano de vestibular e o ano mal começou e já tô atrasada. Hehehehe Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Eu nunca fui muito boa com esse negócio de organização, tenho muitas coisas acumuladas e que talvez fosse bom jogar fora ou doar, como você fez. Eu já tenho uma rotina de estudo , porém, só tenho tempo para o estudo e não consigo me organizar com as outras coisas (to fazendo cursinho pelo segundo ano). Vou ter que comprar esse livro pra me organizar! Haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Então... Eu super preciso desse livro, eu estou muuuuito indisciplinada. Perco tempo com bobagens... e fico sem tempo de fazer o que é importante. Meu quarto é pequeno e tem muita coisa, então se eu tirar uma ou duas coisas do lugar já viu, bagunça total. vou procurar o livro para me inspirar na leitura.
    Valeu pela dica.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii Ro, tudo bem??? Nossa, preciso de um livro desses. Ou melhor, meu marido precisa. Confesso que não sou a pessoa mais organizada da face da Terra, mas consigo me virar, Mas viver com um desorganizado e bagunceiro não é nada fácil, hehe. Adoro dicas de organização e amei as suas modificações :)
    Um beijão =D
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee

    Adorei a resenha fiquei com vontade de ler o livro rsrs , eu até me acho um pouco organizada to tentando melhorar mas claro que sempre é bom economizar e sempre manter tudo organizado né, adorei as fotos do antes e depois não conhecia o canal no youtube ma adorei a dica.

    Beijos

    www,livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  8. Acho que esse livro combinaria bem comigo. Não sou uma das pessoas mais organizadas do mundo e as vezes sinto falta de ser mais, mas não sei por onde começar. Organizar melhor meu tempo entre blog, faculdade e vida seria incrível.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  9. Organização é algo que não pode faltar mesmo. Se bate a preguiça e ficamos adiando, acabamos deixando tudo acumulado e daí o trabalho pra arrumar tudo é mil vezes maior. Eu também gosto de manter as coisas no jeito, e mais dicas pra isso sempre caem bem :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog sobre filmes, vem conferir!

    ResponderExcluir
  10. Eu tento manter tudo organizado... Menos meu guarda roupa, se abrir ele é o caos, mas sendo a única coisa que deixo desorganizada eu me desculpo. Mas também tenho que aprender a economizar, dinheiro voa mais rápido que uma Nimbus.

    ResponderExcluir
  11. Realmente esse livro ajudou uns bocados, baseado nessas fotos hahaha.
    Até que sou um pouco organizada, não totalmente.
    Mas preciso ler o livro para aprender mais rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  12. Estou lendo o livro dela e amando! Muitas dicas e muitas positividade ela passa. Não sou de todo organizada e após a leitura do livro espero ser melhor nesse quesito.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Adorei esse livro!
    Preciso muito aprender a me organizar melhor, principalmente meus livro e pelas fotos parece que ajudou muito ...... me interessei bastantes pelas dicas esse e um livro que preciso ter !!!

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante da resenha e principalmente do livro. Não conhecia o blog, mas fiquei bastante feliz de ter o conhecido.
    Confesso que não sou nenhum pouco organizada e esse livro com certeza iria me ajudar bastante a me organizar. Por isto estou super interessada nele e quero poder le-los logo! :)

    ResponderExcluir
  15. Já li várias resenhas do livro essa semana, e a cada nova resenha fico mais interessado no livro, principalmente por ser uma desorganizada e essa ajudinha cairia muito bem. Obrigado pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir