24 março 2015

Primeiras Impressões: A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff.



Título: A Playlist de Hayden.
Autor: Michelle Falkoff.
Editora: Novo Conceito.
Ver mais


Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente.
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.


A Playlist de Hayden é o primeiro livro de Michelle Falkoff e fala sobre bullying, perda e superação. A Editora Novo Conceito enviou os oito primeiros capítulos para degustação, eu os li, adorei e não vejo a hora de terminar o livro.

Hayden e Sam eram melhores amigos, eram nerds e sofriam bullying. Depois que Hayden se mata, Sam fica sozinho e morrendo de ódio e saudade de seu amigo. Através da perspectiva de Sam, vamos conhecendo um pouco mais sobre Hayden, sobre como a vida dele era antes dele se matar e como tudo ficou depois que essa tragédia aconteceu. 

[...] A cerimônia já estava quinze minutos atrasada e eu ainda podia ouvir gente chegando atrás de mim. Para um cara que tinha praticamente um único amigo, aquele funeral estava bastante lotado. Ele teria odiado tudo aquilo, eu tinha certeza. Ele estaria sentado ali atrás, junto comigo.

"Para Sam. Ouça. Você vai entender." foi a frase que Hayden deixou em um bilhete para Sam, junto com uma lista de músicas. No início de cada capítulo, há o título de uma das músicas desta lista. E, de certa forma, o capítulo tem algo a ver com aquele título. 

Devagar, Sam vai descobrindo coisas que ele não sabia sobre seu melhor amigo, assim como vai lidando com a dor da perda. Além disso há o mistério no ar, já que não sabemos porquê Hayden se matou. Ficamos curiosos para saber qual foi o estopim, o que aconteceu na festa na noite da tragédia. Além disso, parece que Sam sabe de alguma coisa, pois eles brigaram na noite dessa festa e também há alguém que se logou com o mesmo nome de Hayden em um jogo de RPG e conversa com Sam, mostrando que sabe de coisas íntimas que ninguém poderia saber, assim como parece estar se vingando daquele que humilhavam Hayden. Sinistro, né?

Fechei os punhos, afundando as unhas nas palmas das mãos, e tentei me acalmar. Eu havia passado os últimos dias alternando o ódio por Hayden com a saudade, me sentindo culpado e deprimido, sem saber como deveria me sentir, mas desejando me sentir, de alguma forma, diferente. Ele me deixou sozinho e eu jamais teria feito isso com ele, não importava o quanto estivesse com raiva. Tudo isso impedia que eu dormisse, por isso, mais do que todo o resto, eu estava exausto. Exausto e morrendo de ódio. Uma excelente combinação. 

O que eu mais gostei no livro foram os personagens, principalmente Sam. Ele é um nerd e não tem vergonha de ser assim. Ele adora jogos de RPG, bonecos, filmes, quadrinhos e música. Mas também gostei da personalidade forte dele, ele tem um ponto de vista formado sobre tudo, sobre o suicídio, sobre os bullies e até sobre política. 

Outra coisa que me chamou atenção foi a quantidade de informações que temos apenas nesses primeiros oito capítulos: músicas, cenas de filmes, cenários de jogos... Cheguei a duas conclusões: ou a autora pesquisou muito sobre o universo nerd ou ela própria é uma. Pois tudo é muito bem descrito mesmo. 

Então, A Playlist de Hayden tinha tudo para ser apenas mais um livro sobre bullying, mas em apenas oito capítulos mostra que tem uma bagagem muito maior, que tem muito mais a mostrar! Vou aguardar o livro ansiosamente e depois conto a experiência para vocês! Super beijos <3
*Post válido para o Top Comentarista de março*

17 comentários:

  1. Eu tambem pensei o tempo todo que a autora deve ser uma nerd daquelas! HUIASHUIHS Por que tem muita informação... fiquei feliz, acho, quando vi que entendo a maioria. Adoreeeeeeei as menções à Star Wars. Infelizmente o Hayden estava enrolado em um lençol de SW quando foi encontrado, mas apaguei essa memória da cabeça :( HUISH
    Beijos,
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Rooobeeertaaa! Eu estou lendo a prova - termino hoje - e estou amando *-*

    A história é mesmo muito linda, e realmente tinha tudo para ser mais um clichê sobre bullying, mas se superou!

    Adorei saber que também mergulhou assim na história ><

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com tudo que falou sobre a história! Eu estou louca para conferir a obra completa e estou super curiosa para saber quem é no bate papo, o que aconteceu que levou Hayden ao suicídio e como a história irá se desenrolar. Chega logo 6 de abril <3 Amei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. É muito legal qnd um autor consegue descrever um universo tão bem assim né?
    Parece ser muito interessante o livro, e fiquei curiosa com o mistério!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Adorei a capa e a sinopse do livro , apesar de ser apenas algumas páginas lidas eu acho que merece a leitura parece ser um livro muito bom e pretendo ler em breve!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Primeiro tenho que dizer que essa capa é linda demais <3. Uau! Bem, estou me irritando com a NC e esses primeiros capítulos que eles enviam, só leio quando recebo o livro na íntegra, caso contrário fica complicado.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oláa, só ouço coisas boas sobre esse livro, não vejo a hora de ler ele! Adorei suas impressões, adoro livros que falam sobre bullying, e esse parece dos bons!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    Esse livro parece ser muito bom, além da capa que é linda! Imagino como você deve ter ficado curiosa para saber do resto. O livro parece ser super envolvente e o fato de a autora mostrar muitas coisas do mundo nerd é bom para aqueles que não fazem parte (tipo eu) se sentirem no mundo também. Me interessei muito pelo livro apenas nessa resenha de oito capítulos.
    Beijos
    http://romanticaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiii gente, tudo bem??? Todos estão falando muito bem desses primeiros capítulos e eu fico super curiosa :3
    Não gosto tanto de livros com muitas referências nerds, pois me sinto meio deslocada, hehhe, mas gosto do tema abordado no livro: suicídio. E com todos falando tão bem, é impossível não ficar curiosa =D
    Espero que você goste ainda mais quando tiver todo o livro =D
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Só ouço elogios sobre as primeiras impressões.
    Estou achando estranho porque ainda não recebi o meu. Dá uma dorzinha no coração rs.
    Mas vou aguardar, quem sabe chega logo rs.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ainda não li "A Playlist de Hayden" mas admito que fiquei bem curiosa é um dos poucos livros que só vejo elogios das pessoas, gostei muito de saber que o livro e bem escrito e a autora realmente entra nesse mundo nerd a Sam me pareceu uma personagem bem forte quero dar uma olhada no livro !!

    ResponderExcluir
  12. Também li a prova e quero saber muito o que aconteceu naquela bendita festa para ser o ápice da desistência de Hayden, também quero dar uns tapas no irmão dele e nos amigos babacas.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  13. Com aquele final, você acha que o livro vai entrar em algo mais sobrenatural? Eu fiquei em dúvida no final, a principio achava que não.

    ResponderExcluir
  14. Quem dera eu pudesse ler a provinha deste livro!
    Estou super curiosa e entusiasmada para poder comprar e ler esse livro maravilhoso, pelo que você disse a autora parece ser um tanto nerd. Estou louca para poder saber o motivo pelo qual a Hayden morreu. =)

    ResponderExcluir
  15. Estou super ansioso para ler esse livro, já li tantas opiniões ótimas sobre essas primeiras páginas que o livro acabou se tornando um das minhas próximas leituras, que anseio com muito desejo e ansiedade, apesar do spoiler que já recebi dele, nada tão pesado, mas que chega a incomodar. Adorei saber suas primeiras impressões sobre o livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Será mesmo que ela é nerd também, ha ha, seria uma boa.
    To louco para que chegue logo.

    http://devoradores2livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Roberta. Nossa, eu estou vendo esse livro pipocar por vários blogs e só leio coisa boa. Eu não vejo a hora do meu salário entrar pra eu poder compra-lo hahaha, oh vida dura! XD Mas sério, eu fiquei muito curiosa logo de cara por conta do nome, pois eu sou uma viciada em livros e em música, AMO ler ouvindo música e fiquei muito, muito curiosa em relação a esse livro. Fora, é claro, a história que eu achei interessante e depois que vc falou do lado nerd da autora e de todos os detalhes, putz, preciso desse livro pra ontem!!!! A listinha de compras de abril está cruel! hahaah
    Parabéns pelo blog, amei!
    Bjks
    http://www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir