08 fevereiro 2015

Resenha: Anexos - Rainbow Rowell


Título: Anexos
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Lançamento: 2014
Nota: 4/5 estrelas

Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder sabem que alguém está monitorando seus e-mails de trabalho (Todo mundo na redação sabe; é política da empresa). Mas elas não conseguem levar isso tão a sério, e continuam trocando e-mails intermináveis e infinitamente hilariantes, discutindo cada aspecto de suas vidas. Enquanto isso, Lincoln ONeill não consegue acreditar que este é agora o seu trabalho: ler os e-mails de outras pessoas. Quando ele se candidatou para ser agente de segurança da internet, se imaginou construindo firewalls e desmascarando hackers, e não escrevendo um relatório toda vez que uma mensagem esportiva vinha acompanhada de uma piada suja. Quando Lincoln se depara com as mensagens de Beth e Jennifer, ele sabe que deveria denunciá-las, mas ele não consegue deixar de se divertir e se cativar por suas histórias. No momento em que Lincoln percebe que está se apaixonando por Beth, é tarde demais para se apresentar. Afinal, o que ele diria...?

Olá pessoas!

A resenha de hoje é de um livro que me deixou muito indecisa quanto à nota. Aumentei e baixei as estrelas dezenas de vezes antes de deixá-la em um respeitável “4”. Querem saber o motivo?

“Anexos” trouxe uma premissa interessante: de que, sem conhecer alguém pessoalmente, você poderia se apaixonar, apenas pelo que essa pessoa costuma falar no dia a dia. Lincoln não está satisfeito com a vida dele, e nem com seu novo trabalho, mas começou a acompanhar a troca de e-mails entre Beth e Jeniffer, e acabou se apaixonando pela primeira.

Um adendo aqui: o livro se passa entre 1999 e 2000, quando ainda não existiam programas de conversa instantânea, e quando os emails começaram a substituir as cartas. Praquela época, foi uma evolução e tanto trocar mensagens tão rápidas através de um email! E foi curioso porque a autora pegou o momento do bug do milênio. Sei que tem muita blogueira nova por aí que não vai se lembrar disso... Mas foi, basicamente, um daqueles momentos em que disseram que o mundo ia acabar, que todos os computadores e tecnologias iam explodir. E pior que teve gente que realmente acreditou nisso xD

Mas, voltando a falar do livro: eu achei que começou muito arrastado. Foi sendo mostrado a vida de Lincoln e os emails, mas demorou um pouco a engrenar. Fora que também não tínhamos descrição dos personagens, e só pro meio do livro é que descobri que o Linconl não era um magricela cheio de acne, mas sim, um daqueles caras grandões e parrudos com sorriso gentil ;P

A variação da nota foi porque o livro tem umas situações bem esquisitas de engolir. A Beth e seu namorado, por exemplo; era um relacionamento bem bizarro de se acompanhar. E Lincoln... Ele queria falar com a Beth, mas metade do tempo, não dava um passo para agir. Também teve o fato de que os emails não foram tão divertidos assim; achei os amigos do Lincoln muito mais engraçados, apesar de a sinopse do livro dizer que os emails são hilários...

E o final, bem, teve seu clichê. Correndo o risco de soltar um spoiler, preciso reclamar: qual é a dessa mania das autoras de sempre colocarem um “tempo de espera” em um casal? Acho que mais da metade dos romances que li tem isso: um casal meio que se separa, cada um vai pro seu lado, meses depois se reencontram, ainda completamente apaixonados um pelo outro. Não é exatamente isso que acontece em “Anexos”, mas vocês tiram uma ideia pela minha indignação; detesto isso. Sinto muito, mas meses longe de alguém pode não acabar com o sentimento (este sempre vai existir), mas diminui, sim, a intensidade; fora que cada um já seguiu sua vida, e a fila anda u__u” #prontofalei

Contudo, a leitura foi boa. Quando os personagens já estavam caracterizados e já compreendia melhor o Lincoln, fiquei realmente curiosa por como a autora iria fechar a história. E preocupada também: já estava em 92% de leitura em meu Kindle, e nada do final. Acabou sendo um pouco corrido, inclusive.

Resumindo: para fãs da Rainbow Rowell, esse será um bom livro. Para os que ainda não leram nenhuma obra dela, aconselho a começar por outro, como“Fan Girl” antes de ler esse daqui, pois podem se decepcionar um pouquinho ;)

Até logo! o/

Izandra.


18 comentários:

  1. Oi Izandra, da autora eu só li Eleanor e Park e adorei, mas estou com o livro Fangirl para ler. Quero comprar Anexos em breve, pois adoro a escrita dela!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kétrin!
      A escrita da autora está boa nesse livro, então, imagino que você vá gostar :)

      Excluir
  2. SEMPRE colocam esse tempo de espera, rs. E também acho meio irritante, o livro acaba caindo num clichê. Tenho muita vontade de ler algo dessa autora, mas acho que vou seguir seu conselho e começar por outro!

    Beijos,
    Camila
    www.lendoporai.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Fangirl, também da autora, é bem legal. Maaaas... Tem esse mesmo "probleminha" que falamos rs
      Parece que todo livro é assim, infelizmente -.-'

      Excluir
  3. Eu tô com o livro aqui mas tava bem na dúvida quanto a ler porque algo me dizia que não ia ser como as outras obras, e acho que pelo visto não me enganei. Adoro os livros da Rainbow, mas pelo que você falou esse deixa a desejar um pouco então :( bom, vou ler e ver o que acho também né haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Um Caso Perdido", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Não é que deixe a desejar, mas tem umas situações difíceis de engolir rs
      Ainda assim, o livro é bom. Só fiquei na dúvida se o que me incomodou valia para tirar ponto da nota ou não ^^'

      Excluir
  4. Oi Izandra!

    Da autora eu só li o "Eleanor & Park" e, como a maioria das pessoas, achei um amorzinho. Comprei "Anexos" e "Fangirl" também, e estava em dúvida por qual começar. Agora com certeza será por "Fangirl".

    Essa coisa de “tempo de espera” também me irrita pra caramba! É claro que a gente não esquece a pessoa de uma hora para outra, mas não existe isso de continuar morrendo de amores do mesmo jeito. Só em livro mesmo. HAUEHAUEHAE

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Clara!
      Dava pra fazer uma lista de coisas que só acontecem em livros rs
      Fangirl é bem legal, apesar de ter essa mesma situação que estamos falando rs

      Excluir
  5. Ainda não li nada da autora e quero muito conhecer a escrita dela. Como você disse que não é bom começar por essa obra, vou ler a sua dica e depois confiro essa. Mas estou achando que não vou me decepcionar não.
    Excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Dá uma olhada nos outros livros da autora; eu particularmente indico pra começar por Fangirl, pois "Eleanor & Park" traz uma escrita diferente da autora, se comparado aos outros livros da mesma ^^

      Excluir
  6. gostei da resenha embora nao tenha lido o livro ainda, realmente colocar um tempo de espera entre os casais nao existe haha lindo blog

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jackeline!
      Esse tempo de espera irrita, né? rs
      E que bom que gostou do blog! :)

      Excluir
  7. Oi Rô ainda não li anda da autora, muitos falam de Anexos, e de Fangirl, mas confesso que vou começar por Eleanor e Park! hhehe mesmo assim adorei sua resenha, com certeza vou ler mas não agora!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joi!
      "Eleanor & Park" traz uma escrita muito diferente da autora, e, por iso, costumo indicar o "Fangirl" pra começar ^^'

      Excluir
  8. Oi Izandra! Nossa se tem coisa que detesto e esse tempo e todo o mimimi que acontece durante esse tempo, às vezes isso é realmente frustrante. Mas a história parecer ser interessante.
    Bjim!
    Tammy
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tammy!

      É interessante sim, se tirar esse "mimimi" final rsrs

      Excluir
  9. Ain, ultimamente tenho lido tantos livros com início arrastado que tenho fugido o quanto posso de obras que possam ser assim.
    Nunca li nada da Rainbow, e vou seguir sua dica - de não começar por Anexos, mas começarei por Eleanor & Park porque ele já está aqui na estante há um tempão :X

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brunna!
      Eu geralmente indico começar por "Fangirl" pela escrita da autora ser mais explícita. Em E&P, a Rainbow parece se utilizar de outros mecanismos de escrita que não aparecem em seus outros livros ;)

      Excluir