27 dezembro 2014

Resenha: Paralela - Lauren Miller





Título: Paralela
Autora: Lauren Miller
Editora: Pavana
Lançamento: 2014
Nota: 5/5 estrelas
Abby Barnes tem um plano. Ela sabe o curso que vai fazer, a faculdade em que vai estudar e até o lugar onde vai trabalhar. Mas pequenas decisões podem mudar uma vida inteira e, na véspera de seu aniversário, Abby está questionando suas escolhas. No dia seguinte, ela acorda num lugar completamente diferente, um ano mais velha, sem saber como tudo mudou da noite para o dia. A resposta é mais inesperada do que poderia imaginar: uma colisão de universos paralelos que a faz viver uma versão alternativa de si mesma. Com a ajuda da melhor amiga, Caitlin, e dividida entre dois caras que poderiam muito bem ser o amor de sua vida, Abby se depara com o desafio de redescobrir a si mesma enquanto lida com a confusão em que sua vida se transformou.


Olá pessoas!

A resenha de hoje é de um daqueles livros viajantes em sua história, mas que não são menos incríveis por isso. “Paralela” foi devorado em poucas horas, pois não consegui parar de ler um segundo!

Abby sabia o que queria de sua vida: ser jornalista. Ela programou cada matéria que faria no colégio, cada atividade acadêmica, de forma que sua chance de entrar na faculdade escolhida fosse alcançada quando chegasse a hora. E logo no início do livro, vemos que uma pequena decisão – a escolha de uma matéria optativa em seu último ano do colégio – mudou todos os seus planos: ela descobriu que tinha habilidade para atuação, foi vista por uma caça talentos e agora era uma jovem promessa de Hollywood, prestes a estrear ao lado de um ator de renome.

Nas vésperas dos seus 18 anos, ela se pergunta o que seria da sua vida se tivesse seguido seu plano original; estaria na faculdade escolhida, junto de sua melhor amiga, e, talvez, mais feliz? É quando acontece: a colisão de mundos paralelos. Abby acorda um ano depois, como se não tivesse feito a optativa de atuação e seguido seu plano original, cursando a faculdade. Com a ajuda de sua amiga Caitlin que, na própria descrição pela Abby, é uma supergênio em um corpo de modelo, ela tenta lidar com a confusão que sua vida se transformou.

– Quero saber se eles existem mesmo.
– O quê?
– Mundos paralelos.
Caitlin responde sem hesitar.
– Sim.
– Tipo, de verdade mesmo?
– Sim – Caitlin repete – Bem, não dá para provar de maneira empírica, mas a teoria quântica diz que existe um mundo paralelo para cada versão possível de sua vida. E a maioria dos físicos mais importantes apostaria a carreira nisso.

Achou interessante? Fica ainda melhor. Não sei como, mas a autora conseguiu trabalhar o tema de universos paralelos muito bem. Não é aquela explicação simples, mas muito mais complexa. Vou tentar explicar de uma forma didática, ok?

Temos o Mundo 1, onde uma Abby de 17 anos tem que escolher que optativa cursar no seu último ano do colégio. Temos o Mundo 2, onde a Abby de 18 já escolheu teatro, e virou uma atriz em ascensão. E temos o Mundo 3, onde a Abby de 18 anos seguiu seu plano original de ser jornalista e nunca virou atriz. O que acontece no livro é que a Abby do Mundo 2 vai parar no Mundo 3, mas sem lembrar do que aconteceu na sua vida no último ano, pois ainda está acontecendo no Mundo 1!

Parece complicado? Juro que assim que essa explicação foi dada no livro, eu fiquei um pouco confusa, mas logo essa confusão se dissipou. Isso porque a autora foi intercalando capítulos, mostrando o que seria o passado e a influência das decisões da Abby de 17 anos na vida da Abby de 18 anos. Ficou extremamente fácil de entender então!

Esse foi, definitivamente, um dos melhores livros que já li na vida. Foi impossível dar uma pausa na leitura até chegar ao final e ver o que a Abby deslocada faria de sua vida. O que partiu de uma simples indagação, o famoso “e se eu tivesse feito diferente?”, se transformou em uma história espetacular de reflexão sobre nossas próprias decisões.

Está mais do que indicado para leitura! E, se querem saber, eu nunca ouvi falar dessa editora, Pavana. O livro tem alguns errinhos de revisão por conta da editora, mas não achei que foram tantos a ponto de diminuir a nota do livro (5 estrelas). Não deixem de lê-lo! :)

Até logo! o/


Izandra.

4 comentários:

  1. Olá Izandra tudo bem? fiquei bem interessada na leitura, não conhecia o livro mas sua resenha me deixou bem curiosa, parabéns!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Oi,fiquei curioso com o contexto do livro, não o conhecia ainda, mais sua resenha foi bem explicativa sobre o assunto tratado pela autora no livro

    Um Abraço, Tulio A.Lopes

    ResponderExcluir
  3. Oi Izandra, adorei sua resenha. Eu não conhecia o livro e pela sua resenha fiquei muito curiosa!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser bem diferente de tudo que já li!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir