18 dezembro 2014

Resenha: Mentirosos - E. Lockhart.



Título: Mentirosos.
Autor: E. Lockhart.
Editora: Seguinte.
Páginas: 
Classificação: 5/5.

Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu. 

"Emocionante, bonito e devastadoramente inteligente, 'Mentirosos' é absolutamente inesquecível." - John Green, autor de "A culpa é das estrelas"  

Mentirosos é o primeiro livro da E. Lockhart que eu leio. Com certeza, o primeiro de muitos, pois eu me apaixonei pelo livro apesar dos pesares. Ele se tornou uma das melhores obras que eu li no ano.

Sei que à primeira vista, o livro não parece ser TUDO isso. E se você souber de algum detalhe a mais do enredo, algum spoiler, realmente ele não será. Mas, se você tem mente aberta e for ler o livro tendo apenas lido a sinopse dele, com certeza vai adorar, ou pelo menos, se surpreender.

Os Sinclair são a típica família americana: ricos, bonitos, vencedores e, claro, muito orgulhosos de sua posição. Sempre estampam um sorriso no rosto. A família é composta pelos pais Harris e Tipper, suas filhas Carrie, Bass e Penny e os netos Cadence, Johnnny, Mirren, Will, Liberty, Taft e Bonnie. Eles tem uma ilha particular e passam todos os verões lá, assim como Gat, um jovem amigo da família, que junto com os três netos mais velhos forma o grupo Mentirosos.

Mirren. Ela é açúcar. Ela é curiosidade e chuva. Johnny. Ele é estalo. Ele é iniciativa e sarcasmo. Gat, meu Gat, era uma vez meu Gat. Ele é contemplação e entusiasmo. Ambição e café forte.

O problema é que por traz dessa aparência de perfeição, os Sinclair não são tão perfeitos assim. As filhas, por terem um pai rico, nunca procuraram se formar ou trabalhar de verdade, sempre viveram às custas do pai. As três se separaram dos maridos e tem em relacionamento complicado com bebidas alcoólicas, além de sempre brigarem por causa da herança. Mas, sempre estão com seus sorrisos no rosto, mostrando ao mundo como são perfeitas e felizes. Tudo piora quando Tipper, a mãe delas, morre.

Não importa se o divórcio retalha os músculos do nosso coração a ponto de mal conseguir bater sem esforço. Não importa se o dinheiro do fundo de investimento está acabando, se as faturas do cartão de crédito não são pagas e se acumulam sobre a bancada da cozinha. Não importa se tem um monte de frascos de comprimidos sobre a mesa de cabeceira. Somos Sinclair. Ninguém é carente. Ninguém erra.

Cadence adora os verões que passa na ilha, ela adoro fazer parte dos Mentirosos. Mas o que ela mais gosta na ilha é Gat. Sim, ela gosta dele. Gosta da pele morena dele, gosta das opiniões diferentes que ele tem (mesmo essas sendo, geralmente, contra a família dela), gosta do sorriso dele... Pois é, eles estão apaixonados. Mas, Gat não é bom o suficiente para os Sinclair.

É no verão dos quinze que algo realmente trágico acontece: Cadence sofre um acidente e é encontrada desacordada na praia. Ela não se lembra do que aconteceu, só sabe que foi para o hospital e depois para casa - não para a ilha. Ela tenta entrar em contato com os Mentirosos, tenta se lembrar do que aconteceu. Mas, ninguém responde suas mensagens, nem sua mãe quer falar sobre aquele verão. Cadence nunca se recupera completamente, vive tomando remédios para sua enxaqueca, enjoos e depressão. Para tentar lembrar o que aconteceu e resolver tudo de uma vez, dois anos depois do acidente ela decide voltar à ilha e reencontrar os Mentirosos.

Gente, esse livro é PERFEITO. Ele ficou em segundo lugar no ranking de 2014 - só perdendo para Um Caso Perdido. A primeira resenha que li deste livro foi no blog do Adriano, o GeraçãoLeitura.com e logo eu fui correndo comprar. E eu nunca imaginei um final tão surpreendente. Não apenas o final, mas o livro todo é cheio de conteúdo, cheio de emoção. O livro é real, é perturbador. Mas, você NÃO pode ter spoiler nenhum sobre ele, pois pode acabar estragando sua experiência.

A narrativa da autora merece um parágrafo inteiro de elogios. Foi a primeira vez que adorei o fato de ser narrado em primeira pessoa. O livro é cheio de metáforas, o que só o faz ficar mais mágico - e mais trágico. A cabeça da Candence é algo difícil de explicar, mas quase fácil de entender. Ela sofre, ela quer mais, ela também quer entender e se entender. A narrativa consegue nos passar tudo isso e nos fazer ser a Candence, sofrer com ela. Ela nos envolve, ela nos cativa, ela nos prende. É muita intensidade para um livro só. 

Naquele mês de junho, no verão dos meus quinze anos, meu pai anunciou que estava indo embora e partiu dois dias depois.
Ele já tinha contratado o caminhão de mudança. E alugado uma casa. Colocou a última mala no banco de trás da Mercedes (deixou o Saab para minha mãe) e ligou o motor.
Então sacou uma pistola e atirou no meu peito. Eu estava em pé no gramado e caí. O buraco da bala se alargou e meu coração saiu rolando da caixa torácica até o canteiro. O sangue jorrava continuamente da ferida aberta,
Minha mãe me repreendeu. Disse para eu me recompor.
Aja como uma pessoa normal, ela disse. Agora mesmo.
Porque você é. Porque você pode ser.
Fiz o que ela pediu.

E o que é esse final? Eu ainda estou sangrando por ele. Nunca, na vida, imaginei que seria aquilo. Fiquei muito surpresa e comecei a recapitular todas as partes do livro pra ter certeza que eu não tinha perdido nada.

O silêncio é uma camada protetora sobre a dor.

Eu não tenho medo de recomendar o livro a vocês. Já ouvi sim relatos negativos sobre a leitura dele, mas mesmo que não gostem do final, algo do livro vocês irão absorver, ele é uma crítica social muito explícita, do quanto somos gananciosos, do quanto valorizamos as aparências, do quanto podemos negligenciar quem amamos em prol dos nossos interesses e também do quanto podemos ser estúpidos. Leiam o livro e me contem o que acharam. Só não deem spoiler a ninguém, por favor. No site do livro há um fórum, onde a gente pode discutir sobre ele.

Sempre faça aquilo que teme.

Super beijos <3

Palavras-chave: mistério, ganância, livro do ano, intenso, surpreendente, perturbador.

15 comentários:

  1. Oi!
    Estou louca pra ler esse livro. Só leio resenhas maravilhosas, como a sua, sobre ele.
    Uma pena que não vou poder lê-lo ainda esse ano. Mas, com certeza, ano que vem terei esse prazer.
    Fiquei curiosíssima com esse final surpreendente *o*
    Adorei a resenha.
    Beijos

    >>Tem promoção de Natal e Final de Ano lá no blog. São livros, marcadores e vale presente. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é super bem falado, então com certeza pretendo lê-lo. Nada como uma leitura empolgante!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Você me deixou intrigada agora o_O Tipo, quero esse livro para ontem! rsrsrs
    Geralmente um livro desse passaria totalmente despercebido para mim, a capa não me chama a atenção e nem a sinopse, então eu acho que se eu o visse algum dia numa loja perderia de ler uma história incrível.
    O livro parece fascinante, fiquei até meio tensa lendo a resenha, já imaginando os mistérios...
    Coloquei na minha listinha!
    Abraços,
    Duda - My Little Wonderland

    ResponderExcluir
  4. Oiee

    Já li esse livro e é um livro bem diferente, fácil de ler e realmente com um final bem inusitado, mas não foi o melhor livro que li na vida rsrs me senti enganada no final.

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andressa :)
      Haha o final faz isso mesmo com a gente. mas, acho que cada um sente algo diferente a ler cada livro. Acho que mesmo se o final fosse diferente, o resto do livro teria mexido comigo, ele é intenso demais.
      Super beijos <3

      Excluir
  5. Oiii, tudo bem??? uau, que resenha foi essa. Me apaixonei. Realmente, só de ver a capa e a sinopse eu não tinha me interessado. Mas Depois dessa resenha, só um louco para não se interessar. Quero ler. E a minha lista só cresce, ashuahsua. Mas adoro esses livros que trazem uma grande mensagem :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Morro de vontade de ler esse livro, tem uma premissa super interessante e a maioria da blogosfera está falando bem dele. Adoro livros intensos.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oii tudo bem?
    Agora se eu quero ler esse livro vou ter que cuidar dos spoiler hahaha, estou muito curiosa para ler, leio muitas opiniões positivas, gostei de sua resenha flor!
    Um doce final de semana <3
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Roberta!
    Já tinha visto a capa deste livro, mas não sabia sobre a sinopse e nunca imaginei que seria tão bom assim! Acho que vou ler hein?
    Obrigada pela dica!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não sei porque, mas acho fantásticas essas premissas em que os personagens perdem a memória. Parece ser um livro de fato interessante.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  10. Comprei esse livro na Black Friday e ele chegou aqui em casa essa semana, o que me deixou muito feliz. Ainda não li, mas será uma das minhas próximas leituras. Até agora só vi comentários positivos sobre Mentirosos, o que me fez criar altas expectativas sobre a história. Essa coisa de final imprevisível só faz aumentar a minha curiosidade. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Rô, tudo bem?
    Sempre leio resenhas mega positivas sobre esse livro e me apaixonei pela sua! Fiquei ainda mais curiosa em conhecer essa história...

    Um beijo
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Roberta.
    Desde o lançamento deste livro, eu estou morrendo de vontade em lê-lo! Acho que vou curtir a história.

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  13. Olha eu comprei esse livro na Black Friday meio que no escuro, porque sinceramente não sei o que esperar da leitura. Estou com bastante receio pela história ser pesada, mas a curiosidade falou mais alto, pois vi muita gente comentando MARAVILHAS desse livro e espero gostar bastante.

    E por isso queria te perguntar, a historia é pesadona?
    Se não beleza...mas mesmo assim é sempre bom saber de quem já leu.
    Espero ter a chance de ler o meu. E tenho que falar uma coisa, adorei o material da capa. Parece um cinza laminado...muito lindo. adorei.

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Realmente, pela capa principalmente, eu não dou nada mesmo por esse livro. Mas a ênfase que você deu pra história, do quão boa ela é, até conseguiu me deixar curiosa. Tem que ter um enredo muito bom mesmo pra se tornar um dos favoritos ein

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Escola Noturna", vem conferir!

    ResponderExcluir