21 outubro 2014

Resenha: Fangirl - Rainbow Rowell.


Livro: Fangirl
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Lançamento: agosto/2014
Nota: 4/5 estrelas

Cath é uma fã de Simon Snow. Ok, o mundo inteiro é um fã Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é muito boa nisso. Ela e sua irmã gêmea, Wren, se esconderam na série Simon Snow quando eram apenas crianças, e foi isso que deu força a elas para superar o abandono de sua mãe. Lendo. Relendo. Frequentando os fóruns de Simon Snow, escrevendo fan fictions de Simon Snow. Agora que elas estão indo para a faculdade, Wren disse a Cath que não quer ser sua companheira de quarto. Cath é deixada por conta própria, completamente fora de sua zona de conforto. Ela tem uma companheira de quarto ranzinza com um encantador, sempre presente, namorado, uma professora de escrita ficcional que pensa que fan fictions são o fim do mundo civilizado, um colega bonito que só quer falar sobre palavras... E ela não pode parar de se preocupar com seu pai, que é amoroso e frágil e nunca ficou realmente sozinho. Para Cath, a pergunta é: ela pode fazer isso? 

Olá pessoas!

Dei uma sumida por falta de tempo, por isso, me desculpem! Me enrolei com as provas da faculdade e mais os compromissos profissionais, mas agora, acho que dá pra voltar a resenhar :)

Trago hoje a resenha de “Fangirl”, da Rainbow Rowell, a mesma autora do aclamado Eleanor & Park”. Aqui, preciso dizer: eu detestei E&P! Achei completamente desnecessário um livro inteiro para uma história tão morna. Mas a  sinopse de “Fangirl” havia me interessado (sim, eu também fui escritora de fanfics), e eu até havia gostado da escrita da autora, então, resolvi dar uma chance. E não me arrependi!

O livro se concentra em Cather (que prefere ser chamada de Cath), uma garota com sérios problemas sociais, acostumada a só ter amigos virtuais e passar seus dias na frente do computador. Quando nova, ela e sua irmã gêmea Wren haviam começado a escrever fanfics de sua série de livros favoritos, Simon Snow. Mas, enquanto sua irmã amadureceu e seguiu com sua vida, Cath permaneceu onde estava.

E ela é boa; com o último livro da série ainda para sair, ela escreve uma fanfic que dá um final para ela, e possui leitores e fãs do mundo inteiro. Coisa de mais de 30 mil visualizações diárias! Pra quem não sabe, isso é MUITO; acho que nunca ouvi falar, no mundo real, de uma fanfic que tenha atingido esse sucesso. Talvez a de 50 tons de cinza, que originalmente foi uma fanfic de Crepúsculo”, antes de ser convertida em um livro próprio. Mas nem isso posso afirmar de fato.

O que eu posso afirmar é: a Cath nao tem a menor noção de como lidar com a vida sem sua irmã para guia-la. E é justamente isso que acontece: Wren a “abandona” quando ambas entram na faculdade, pois depois de passar dezoito anos grudada na gêmea, quer conhecer o mundo por si só, fazendo novas amizades sem ser um “pacote”. Daí, a coitada da Cath precisa se virar sozinha.

Em situações novas, todas as regras mais complicadas são justamente aquelas que ninguém se dispõe a explicar. (E justamente as que você não acha no Google) Tipo, onde começa a fila? Que comida você pode pegar? Onde você para, e depois, onde você se senta? Aonde vai depois que terminou de comer, por que todo mundo fica te encarando... Enfim. 

Não dei 5 estrelas justamente porque a situação me pareceu muito surreal. Por um lado, dá pra entender essa perspectiva da Wren de querer ser ela só, sem uma irmã do lado. Mas, gente, estamos falando de irmãs gêmeas que sempre cuidaram uma da outra; e a Wren é uma egoísta escrota a maior parte do livro, quase como se nem conhecesse a Cath! Por isso, achei essa parte da premissa muito ruim. Se fossem irmãs com diferença de idade, seria mais realista do que isso.

Anyway, a história é gostosa de ler. Tudo bem, aos 30% do livro eu já estava com a impressão de saber tudo o que aconteceria, logo, não é nada surpreendente. Mas me diverti com as passagens fictícias de Simon Snow” pois, apesar de parecer uma história tosca, nos dá vontade de saber o final. xD

Até a próxima! o/


Izandra.

23 comentários:

  1. Eu quero muito ler E&P rs
    Achei essa sinopse bem confusa rs sério mesmo! Parece que não tem foco rs
    Mas parece ser um livro divertido, não sei, talvez muitas de nós acabamos nos identificando muito com a Cath, todas tivemos essa fase "fanfic e mundo virtual"
    Bom, o fato é que as capas são indas <3 e tem vários fãs por ai, por isso estou curiosa para ler ;)
    Adorei sua sinceridade na resenha :D
    Beijos!
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha A sinopse é mesmo confusa! Só dá pra entender a parte das fanfics rsrs
      Mas juro que o livro não é! Pelo contrário, é bem simples; e em todo final de capítulo tem um trecho que seria tirado dos livros do Simon Snow ou das fanfics da Cath, o que torna bem interessante :)

      Excluir
  2. Olha eu simplesmente curti sua resenha pela história, porque eu me identifiquei com a parte da personagem principal ficar no seu mundo e só ter amigos virtuais. Ainda não conheço a história do livro e devo confessar que sua resenha é o primeiro que leio. Mas é uma pena que o livro não te agradou tanto assim. Quero ler e tirar minhas próprias conclusões, pois quero saber mais sobre a história.
    Comprei o livro pra vc ter uma ideia na Bienal de SP.
    Espero gostar bastante. Mas vamos ver né?

    Eu gostei bastante também do seu ponto de vista sobre o livro.
    Acho que sua opinião foi bastante importante pelo menos pra mim para que eu pudesse ficar atenta em alguns pontos. =]
    Parabens minha querida. Continue assim

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, o livro me agradou sim, tanto que foi 4 estrelas! O que não me agradou foi o outro da autora, "Eleanor & Park".
      Acredito que você também gostará de "Fangirl" sim, pois é um livro gosto de ler. Minha crítica foi só em relação à personalidade da gêmea da Cath, a Wren, pois é muito estranha para o livro ^^

      Excluir
  3. Oi!
    Acabei de comprar o livro, então sua resenha veio na hora certa para eu saber o que esperar da história! Eu gostei muito de E&P, mas a sinopse de fangirl chamou mais minha atenção, nunca escrevi fanfics, mas sei bem o que é ficar presa a uma série de livros... É uma pena que o livro não seja muito surpreendente, pelo menos eu já esperava isso pelo estilo da sinopse...
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelise!

      Olha, acho que você vai gostar mais de Fangirl do que de E&P. Isso porque esse segundo só chama a atenção pela escrita, mas fica mega concentrado no casal principal. Já Fangirl expande mais, e tem muitas cenas cômicas :)

      Excluir
  4. Amei sua resenha ♥ Senti falta de resenhas realistas. A maioria das pessoas resenham com medo de falar a verdade. O livro parece bem interessante... Na verdade, só quero ler para ler algo da autora, e Fangirl me parece o melhor livro para começar a ler.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla!

      Sim, se quer ler algo da autora, indico Fangirl ao invés de E&P, pois Fangirl tem uma pegada mais cômica, tornando o livro gostoso de ler :)

      E obrigada! Eu bem que tento ser o mais realista possível, uma vez que estou me lixando para parcerias e livros gratuitos; eu leio no meu Kindle ;P

      Excluir
  5. Olá Izandra!

    Estou com este livro aqui para ler, mas quero começar com Eleanor e Park, porque dizem que é melhor <3 Confesso que estava com a expectativa lá no alto, até ler a sua resenha. Fico triste quando o livro não me surpreende.
    Maaaaas... Sou capaz de esquecer isso, se a leitura fluir e me prender <3
    Amei a resenha!

    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Ana!

      Olha, pra mim, foi E&P que não surpreendeu. Vi muita gente elogiando também, e até entendi o motivo: o livro trata da história de uma "feinha" com o cara bonitinho. Parece que esse tipo de história faz sucesso, viu? Em méritos de escrita, é interessante, pois fica revezando os pontos de vista. Mas achei a história morna demais, muito sem graça :(
      Já Fangirl teve mais cenas cômicas, e a Cath nos conquista, apesar de teimosa em alguns momentos rs

      Excluir
  6. Olá
    Quero muito ler esse livro, e tenho bastante expectativas com ele haha sua resenha me deixou ainda mais curiosa.
    E nossa, amo essa capa haha muito legal.
    Ótima resenha

    Beijão
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/10/comentario-sobre-o-livro-um-grao-de-roma.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina!

      Leia sim, vale a pena! Apesar de ter achado a personalidade da Wren estranha, gostei muito das enrolações da Cath :)

      Excluir
  7. Oi Izandra!
    Gostei muito da resenha, achei bem honesta. Eu também escrevia fanfics e por isso a premissa me atraiu, mas conhecendo a história mais a fundo sob seu ponto de vista percebo que talvez não gostasse tanto da leitura. Acho que prefiro dar prioridade a outras obras por enquanto.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla!

      Olha, apesar de tudo, ainda é um livro gostoso de se ler. Me lembrei dos meus dias de escritora de fanfic, quando queria postar um capítulo e ter logo as reviews, e como ficava ansiosa esperando que outra autora atualizasse sua fic, pois queria muito saber a continuação rs

      Não deixe de ler quando tiver tempo :)

      Excluir
  8. Me interessei por esse livro só de ver a capa, agora vendo resenha então, esta na minha lista, não de emergenciais, mas esta ♥


    LIVROS E TAL

    Beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara!

      Leia sim, é uma leitura muito gostosinha ^^

      Excluir
  9. Oiee

    Tudo bem ?

    Adorei sua resenha, na verdade já li outras resenhas desse livro e a maioria falando mal então acabei desanimando mas agora Eleonor e Park da mesma autora eu tenho vontade de ler em breve afinal vi comentários só falando bem o seu foi o primeiro falando ser bobo rsrsr

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!
      Cara, meu problema com E&P é que é aquele clichê bobo de garota feinha que fica com carinha bonito... Tipo, a escrita é interessante, pois reveza os pontos de vista, mas não tem absolutamente nada demais! Um livro inteiro para um relacionamento simples...
      Já com Fangirl, apesar de uma ou outra coisinha, gostei da maior parte, pois é bem divertido acompanhar o amadurecimento da Cath :)

      Excluir
  10. Sou louca pra ler esse livro. Já vi a Melina Souza falando sobre ele, e já li algumas críticas; e ainda tem essa capa liiiinda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana!

      Leia quando puder, pois é um livro bem gosto de ser lido :)

      Excluir
  11. Oi Izandra

    Não consigo acreditar que você detestou E&P, eu amei e achei uma história incrível. Mas gosto cada um tem o seu. Quanto ao Fangirl li alguns comentários não tão empolgados sobre ele, mas como eu gostei muito de E&P é claro que eu vou querer conhecer esse outro livro dela. Já sinto que ele tem todos os ingredientes pra eu amar muito.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caline!

      Foi como respondi para as outras garotas cima: meu problema com E&P é que é aquele clichê bobo de garota feinha que fica com carinha bonito... Tipo, a escrita é interessante, pois reveza os pontos de vista, mas não tem absolutamente nada demais! Um livro inteiro para um relacionamento simples...
      Já com Fangirl, apesar de uma ou outra coisinha, gostei da maior parte, pois é bem divertido acompanhar o amadurecimento da Cath :)

      Excluir
  12. Adorei o livro! Foi o primeiro que eu li em inglês e a leitura fluiu melhor do que eu esperava, agora quero ler o Attachments e o Landline, ja virei fã da Rainbow!
    Realmente me incomodou um pouco os textos do Simon Snow no começo dos capítulos porque as vezes eu estava tão ansiosa pra saber o que ia acontecer que simplesmente pulava essa parte, mas amei o livro (e o Levi também, como não amar?).
    Bruna do blog: Cantinho da Bruna - Participe do nosso top comentarista. São 2 livros , kit de marcadores e 2 ganhadores ❤ .


    Twitter do blog

    ResponderExcluir