20 outubro 2014

Feira do Livro de Porto Alegre/RS.




Olá pessoal, tudo bem? Alguém aqui é do Rio Grande do Sul? Pois eu sou õ/ E amo meu estado e sua cultura. Por isso, vou falar um pouco sobre a Feira do Livro de Porto Alegre, que já acontece há 60 anos. 

A Feira do Livro tem entrada franca, ela acontece em uma praça pública bem no centro da cidade. Esse ano, ela acontecerá do dia 31 de outubro a 16 de novembro e oferece, além dos milhares livros de todos os gêneros, vários eventos, oficinas (para escritores e também leitores) e sessões de autógrafos. 

Tem uma parte gigante da feira voltada para as crianças, onde acontecem brincadeiras e atividades. Lá, elas podem se fantasiar, ouvir histórias, ir ao teatro de fantoches... Eu adorava ir quando era criança. Inclusive, amava ganhar os brindes, rs.

Na época em que a Feira do livro foi fundada, as livrarias eram consideradas ambientes elitistas. A ideia era popularizar a leitura. 

De acordo com o site, o idealizador da feira foi o jornalista Say Marques. Inspirado por uma feira que visitara na Cinelândia, no Rio de Janeiro, Marques convenceu livreiros e editores a participarem do evento. [...] Com o slogan “Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo”, nascia na Praça da Alfândega, no centro histórico da capital gaúcha, a Feira do Livro de Porto Alegre. 

Algumas curiosidades:

  • Na primeira edição, o evento contou com apenas com 14 barracas de madeira.
  • Na segunda edição, iniciaram as sessões de autógrafos na Praça. Um dos incentivadores foi o escritor Érico Veríssimo.
  • Nos anos 1980, começou a receber expositores de outros países, ponto de partida para a criação da Área Internacional. Na mesma década, os sebos de livros passaram a fazer parte da Feira.
  • Em 1995, foram criados espaços para novos leitores: crianças, jovens e adultos em fase de alfabetização. A iniciativa foi o embrião para a criação da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro em 2005.
  • Em 2006, recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que reconheceu o evento como um dos mais importantes do Brasil.


Então é isso, gente. Quem não é do sul, se algum dia vier pra cá, tente vir nessa época. O clima é bom (nem muito frio nem muito calor - ainda) e tem a feira do livro! Beijos <3

Não deixem de participar do Texto Premiado valendo dois livros: 5 filmes assustadores que você deve assistir.

2 comentários:

  1. Aw, que incrível! Tenho uma amiga que mora aí também e ela sempre fala como é legal essa feira. Adorei a parte de poder se fantasiar e ter teatro de fantoches; acho que voce devia ir mesmo já tendo passado da idade haha com certeza um dia irei nessa feira, tá na lista de tarefas a cumprir já *-*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "A Promessa do Tigre" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ro. Vc é de POA mesmo? Eu sou de Montenegro, fica próximo a capital. =D . Nunca fui nessa feira, mas esse ano desejo ir, pois o Sebastian Nazzarian estará lá <3 , espero poder ir sim.
    E o Sul é td de lindo neh? hehehehhe
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir