29 setembro 2014

Resenha: Amazônia - Paul Fabien.



Título: Amazônia - Arquivo das Almas.
Autor: Paul Fabien.
Páginas: 332.
Editora: Isis.

Em um futuro não muito distante um casal de oficiais, Vitã e Helena, participam de várias campanhas militares. Em todas as oportunidades lutam para defender a grande floresta Amazônica. Eles não imaginam que uma nova missão irá lançá-los na mais espetacular e perigosa das aventuras. O grande enigma começaria dentro da Amazônia, um lugar inóspito e assustador repleto de mistérios e grandes perigos. Após vários confrontos se deparam com as cavernas de Abisinia, na Colômbia, onde encontram a origem do verdadeiro mal e descobrem antigos segredos gravados em inscrições cuneiformes, registradas por outras civilizações pré-diluvianas. 

"Amazônia - Arquivo das Almas" nos traz dois majores inteligentes e competentes, Vitã e Helena, que são chamados pelo comandante Lemos para uma importante missão super secreta à la Indiana Jones. A maior parte da história se passa aqui no Brasil, podemos ver vamos fatores da nossa cultura incluídos no enredo, que chega a ser quase palpável, já que nos traz a questão ecológica da Amazônia, um governo ditador (não da nossa cultura, mas de culturas que vemos todos os dias na televisão) e outras coisas que podemos ver na "vida real".

A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi, com certeza, a capa. Elementos futurísticos com fantasia e ação misturados se tornaram a combinação perfeita para me conquistar. Ao ler o livro, percebi que a "embalagem" combinava com o enredo, já que todos os componentes da capa estavam na história. 

A fantasia surge no livro de uma forma incrível, nos trazendo outros pontos de vista. Se por um lado você vê coisas reais, por outro há aquela pitada de ficção fantástica que leva nossa imaginação a outro patamar. Esta ficção científica tem tudo para dar certo: bom enredo, heróis envolventes e vilões extremamente odiáveis. Ah, e claro que não poderia faltar um pouquinho de romance.

A narrativa é simples e leve, além disso grande parte dos capítulos são curtos, o que facilita muito a fluidez da leitura. Tanto que li o livro em poucas horas. O autor soube dosar bem a quantidade de ação a ser usada, havia partes em que eu ficava sem fôlego. Os lugares e passagens são bem descritas, podemos imaginar as cenas e nos imaginar nelas. É quase como se estivéssemos assistindo a um filme.

Gente, esse ano está sendo ótimo para mim em relação a literatura nacional. Depois de ler "Invisível ao Toque", "A Herdeira do Mar", "Cisne" e agora "Amazônia" estou ainda mais orgulhosa! Viva os autores brasileiros!

O final nos deixou  brecha para uma possível continuação. Fato que já me deixou ansiosa.

Enfim, o livro tem um tema que sempre me chama atenção, então sou suspeita para falar bem da obra. Se você é fã de fantasia e aventura, esse livro não pode faltar na sua estante!


7 comentários:

  1. Uau, que resenha!
    Fiquei super empolgada só por causa das suas impressões.
    Faz mto tempo que não leio um livro do gênero, por receio. Normalmente eles não me agradam. Mas fiquei curiosa demais por esse! *-* E com certeza ficaria show em um filme nacional, haha! Já entrou na wishlist!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha ♥ Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece bem legal. Uma pena que talvez tenha uma continuação, como você mesma disse. Espero que não, seria cansativo.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  3. A capa desse livro me lembra da capa dos livros do Martin. Mas sempre leio elogias pra esse obra e estou curiosa pra ver se é boa assim mesmo.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Rô!
    Tenho de concordar com você no sentido de que a capa desse livro é perfeita e tem tudo para conquistar os leitores. Fiquei mega curiosa em conhecer mais sobre essa história, além de me prender mais à nossa literatura brasileira!

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom, os autores nacionais estão mesmo ganhando um bom espaço. Curti a resenha e me senti com mais vontade ainda de ler nacionais, essa capa é linda, e o fato das descrições serem bem feitas, os capítulos serem curtos, e ser um livro bom que dá pra ler em algumas horas, me seduziu.
    Bjs!

    Gabryel Fellipe e algo - Confins Literários

    PS: Leia ao menos um livro de Terror em Outubro! :3

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo apoio amiga Roberta.

    Fiquei super feliz com a resenha! Isso me faz ir sempre em frente.

    Abraço, vamos nos falando.

    ResponderExcluir
  7. deve ser muito legal esse livro fora da realidade eu te recomendo ler percy jaksom!!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderExcluir