21 agosto 2014

Resenha: A Extraordinária Garota Chamada Estrela - Jerry Spinelli




Título: A Extraordinária Garota Chamada Estrela.
Autor: Jerry Spinelli.
Editora: Gutenberg.
Páginas: 189.
Classificação: 3/5.


“Ela era fugaz. Ela era hoje. Ela era amanhã.[…] Nós não sabíamos o que fazer com ela. Em nossa mente, tentávamos fixá-la em um quadro de cortiça como uma borboleta, mas o alfinete simplesmente se soltava e ela voava para longe.”

Não há nada de muito diferente na escola de Leo. Todos os alunos seguem um padrão, e assim os dias se passam. Até o dia em que uma garota que atende pelo nome “Estrela” aparece. E desde seu primeiro dia na escola, a nova aluna se mostra bastante diferente dos outros. Desde seu modo de se vestir até a forma de agir é completamente diferente do que todos os outros alunos já viram.

Estrela rapidamente torna-se conhecida por todos na escola pela sua forma alegre e otimista de ser, cantando parabéns para os alunos aniversariantes durante os intervalos das aulas, presenteando aqueles que não conhece... Estrela vira um enigma para os alunos, que logo começam a criar teorias para o comportamento peculiar da garota.

“Nós queríamos defini-la, etiquetá-la como fazíamos uns com os outros, mas não conseguíamos ir além do 'esquisita', 'estranha' e 'patética'.”

Estrela contagia seus colegas. Mostra a eles que o mundo pode ser um lugar alegre, e logo faz Leo se apaixonar. Mas a popularidade dura pouco e, como muitas vezes acontece em nossa sociedade, o diferente se torna repudiado.

Um livro simples, daqueles que você pode pegar para ler em um dia e sentir um sorriso brotar no rosto. Se eu ignorasse o fato de que Estrela aparentemente não é influenciada por ninguém ao seu redor, como se as pessoas nascessem com uma personalidade específica, e não evoluíssem levando em conta principalmente a convivência com as pessoas ao redor, “A Extraordinária Garota Chamada Estrela” provavelmente entraria na minha lista de favoritos.

Com seu ukulele e seu inseparável rato de estimação, Canela, a garota tem uma filosofia de vida contagiante e que provavelmente nos faz questionar nosso modo de ver o mundo. Não é difícil se familiarizar com as situações passadas pela garota. Provavelmente todo o mundo já passou por alguma situação na qual foi reprimido por ser diferente de um certo grupo.

Mas será que ser diferente é assim tão ruim? Será que a felicidade está em ser aceito pelos outros? Talvez essa extraordinária garota possa ser a resposta.


      A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela cativa totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução por liberdade e autenticidade no espírito de sua escola.
      No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum.
      Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e comovente sobre os percalços da necessidade de ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.

8 comentários:

  1. Oi Rô!
    Adorei sua resenha e a história, pelo visto, parece ser bem contagiante.
    Eu já anotei para minha lista de futuras compras, hehehehee...

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Gostei muito da resenha e já vi muitas outras falando bem do livro, fiquei morrendo de vontade de ler, mas porque você só de 3 de 5 para a nota ?

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Rô, tudo bem?
    Adorei a resenha, e tenho muita curiosidade em ler esse livro!
    Na verdade tudo que eu leio sobre ele me lembra um pouco Um Amor para Recordar, do Nicholas Sparks. Você achou os livros parecidos?

    Um abraço,
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ótima sua resenha, o livro parece ter um história linda, já quero ler!
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece muito, mas muito legal. Já tinha visto uma resenha em vídeo antes, mas gostei muito da sua.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  6. Acho que é a primeira resenha que leio desse livro, não conhecia antes RSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Roberta!
    Ainda não tinha lido nada sobre esse livro, achei a proposta e a Estrela interessantes! *-*
    Deve ser linda e cativante a história, fiquei curiosa =D
    Beijos, adorei a resenha!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Roberta!
    Adorei a sua resenha, porque pude conhecer um pouco mais sobre o livro. Eu conheci ele recentemente quando o colunista do meu blog postou a resenha dele, e achei super interessante. Gosto do tema do livro e fiquei super curiosa pra ver como a protagonista lidou com o fato de outros a acharem tão diferente. O diferente sempre assusta aos outros mesmo!

    Beijos,
    Fer - http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir