05 junho 2014

Entendendo a ordem cronológica de X-men.


Oi, gente! Tudo bem?
Eu assisti "X-Men - Days of future past" no cinema e decidi fazer uma resenha para vocês. Porém, soube que muitas pessoas não sabem exatamente como a franquia funciona, a ordem cronológica e histórica dela. 
Quem me conhece sabe que sou fã de quadrinhos e suas adaptações. E se não fosse por X-Men, eu seria fã apenas dos quadrinhos da DC Comics, mas como a Marvel capricha nos filmes dos mutantes, eu sou obrigada a abrir um espaço no meu coração para ela também.
Decidi fazer um post aqui no blog falando sobre essa franquia, que promete ainda muitos filmes. Então, vamos ver como funciona?


Ordem cronológica (de lançamento dos filmes):
  • 2000 - X-Men: O filme. Com direção de Bryan Singer, o filme foi um sucesso. Começa com o Senador Kelly querendo registrar os mutantes (fazendo com que todos estes fossem fichados e tivessem que se mostrar ao mundo). Nos traz Wolverine e Vampira que logo se juntam aos X-Men, liderados pelo professor Xavier. O vilão do filme é Magneto, que conta com a ajuda de Mística e Dentes de Sabre.
  • 2003 - X-Men 2. Ainda com a direção de Bryan Singer (meu ídolo!), o grande vilão deste filme é o coronel Stryker, que sequestra o professor Xavier e faz com que os X-Men e a Irmandade se ajudem para encontrá-lo. Esse, na minha opinião, é o melhor filme de todos.
  • 2006 - X-Men 3 - O confronto final. Dessa vez, Bryan Singer é substituído por Brett Ratner na direção. Alguns dizem que por isso, o filme foi o pior da franquia. Neste, uma "cura" é encontrada e usada para tirar os poderes dos mutantes. Magneto declara guerra aos humanos, contanto com a ajuda de Jean Grey, que retornou da morte, agora como Fênix (nos quadrinhos: Fênix Negra).
  • 2009 - X-Men Origens: Wolverine. Esse é focado no mutante Wolverine. Mostra sua história, desde quando é pequeno e descobre suas "garras" de ossos e foge para a floresta com seu meio irmão Victor, até quando cresce e tem o esqueleto reforçado com adamantium pelo coronel Stryker e mais tarde descobre que este está fazendo terríveis experimentos em mutantes. Esse filme foi criticado por alguns fãs, por causa da versão ridícula que fizeram de DeadPool.
  • 2011 - X-Men: Primeira Classe. Esse nos traz os jovens Professor Xavier e o Magneto, uma rápida história de quando eram crianças e depois de como se conheceram. Junto a outros mutantes eles tentam impedir Sebastian Shaw de provocar a terceira guerra mundial.
  • 2013 - Wolverine - Imortal. Essa seria uma "continuação" de "X-Men Origens: Wolverine". Assombrado por ter causado a - segunda - morte de Jean Grey, Wolverine está isolado no Canadá. Porém, vai ao Japão quando um empresário que ele salvou na Segunda Guerra Mundial o chama. Esse foi o filme que menos gostei.
  • 2014 - X-Men - Days of Future Past. 
Ordem histórica: veremos, agora, pela ordem em que os fatos ocorreram. Como assim? Não a ordem em que os filmes foram lançados, mas a ordem de como os fatos fictícios foram acontecendo.

  • X-Men - Primeira Classe e X-Men Origens: Wolverine (o file do Wolverine começa antes do primeira classe e termina depois, confuso, não é?).
  • X-Men - Days of future past.
  • X-Men - O filme.
  • X-Men 2.
  • X-Men 3 - O Confronto Final.
  • Wolverine: Imortal.
Falando rapidamente sobre a franquia: todos os filmes fizeram sucesso no público geral. Porém, os fãs dos quadrinhos são muito críticos, pois sabem como as coisas realmente aconteceram - ou acham que sabem. Sabe quando lemos um livro e depois, ao ver a adaptação cinematográfica, percebemos que não foi nada fiel à obra? Pois é, isso mesmo.
Até agora os filmes mais fiéis foram X-Men - o filme e X-Men 2 (os dois primeiros). O terceiro (O confronto final) é quase retalhado pelos fãs, pois faz nosso grande herói Ciclope (que já não era grande coisa nos outros filmes) ser morto de uma forma muito boba, além de matar o professor Xavier e fazer a história da Fênix Negra de um modo banal e rápido.

Para 2016 teremos "X-Men: Apocalipse", uma continuação de "X-Men - Days of future past". E para 2017, também veremos "Wolverine 3" nas telonas!

Facilitei as coisas para vocês? Espero que sim! Se você quer saber mais coisas sobre heróis (anti-heróis e vilões também) tanto de quadrinhos, quanto de filmes e séries, passe no site Legião dos Heróis. É um dos melhores que conheço e os comentários dos leitores são muito divertidos! Tem também o Zona Nerd e o Garotas Nerds. Beijos!

4 comentários:

  1. Adorei a postagem, muito criativa!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberta!
    Adorei o seu post. Sou apaixonada pelo X-men, então pode perceber que fiquei maluca com as curiosidades né? rs. Várias coisas que eu não sabia \o
    Enfim, primeira vez que venho ao seu blog e confesso que amei tudo por aqui! Parabéns *-*
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que quando fizeram esse último filme, resolveram 'apagar' o terceiro filme da primeira trilogia. O Xavier estava vivinho da Silva, mesmo depois de ter morrido no último filme.
    Eu nunca li os quadrinhos, mas sou viciada em filmes de super heróis! Amo o Wolverine e adoro os X-men!
    Adorei sua cronologia :)
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  4. Olá Roberta!

    Eu também achei o Wolverine Imortal um pouco chato, eu esperava mais dele. Estou querendo assistir o novo X-Men, para ver se eles conseguiram dar uma arrumada na cronologia, que tem horas que você para e lembra dos outros filmes e não consegue entender como tal coisa aconteceu.

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir