14 maio 2014

Resenha de filme: A vida é bela.

Título: A vida é bela / 1998.
Diretor: Roberto Benigni.
País de origem: Itália.
Elenco: Roberto Benigni, Nicoletta Braschi, Giorgio Cantarini e outros.
Gênero: Comédia dramática.

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho, Giosué, são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

Oi gente! Pela primeira vez aqui no blog, trago a resenha de um filme! O filme escolhido foi "A vida é bela". É um filme engraçado e triste ao mesmo tempo. Foi o escolhido, porque me marcou muito. Eu o assisti há muito tempo, eu deveria ter uns 11 anos de idade (hoje tenho 21). E um filme que emociona uma criança merece esse destaque, não concordam?


Imaginem o cenário: Itália. Segunda Guerra Mundial. Protagonista judeu. Isso já é um prato cheio para um filme super dramático. Porém, eles resolveram colocar uma pitada de comédia no meio desse drama todo, o que para mim foi perfeito.



Na primeira parte do filme, vemos Guido se mudando para a Itália e conhecendo Dora, uma professora italiana. Ele passa por situações constrangedoras e divertidas, mas sai delas com a mesma facilidade com que entrou. Guido consegue conquistar Dora (e fazer com que ela desista de outro homem), eles se casam e tem um filho. Mas, como nem tudo são flores, a Itália é invadida por nazistas, que levam judeus e negros para os campos de concentração.

A segunda parte do filme se passa durante a Segunda Guerra, quando Guido e seu filho são levados para o campo de concentração. Guido decide usar sua imaginação para fazer seu filho acreditar que tudo não passa de uma brincadeira, um jogo. E que, no final, o prêmio que o vencedor ganhará será um grande tanque de guerra. Giosué (ou Josué) acaba acreditando e entrando nas brincadeiras do pai. Na imagem abaixo, vemos Guido sendo levado por um guarda nazista. Ele está sorrindo e marchando de uma forma engraçada, pois quem o está olhando é seu filho (escondido dentro de uma caixa). Por isso há as partes escuras na imagem, Giosué está olhando o pai através de uma fresta. É incrível até onde Guido chega para manter a inocência do filho intacta.


Eu recomendo esse filme, mas já digo que mantenham uma caixa de lenços ao lado. Vemos a realidade do Holocausto por outro ângulo. O que é ainda mais triste, pois nos acostumamos com Guido, gostamos dele e de sua família. O final, então, é ainda mais emocionante. Por favor, não deixem de assistir. Não foi à toa que esse filme venceu três categorias no Oscar.

Alguém já assistiu esse filme? O que acharam? Beijos.

9 comentários:

  1. Oi Roberta!
    Adorei sua resenha do filme. Também acho que todo o cenário contribui bastante para um filme bastante dramático. Infelizmente, eu não assisti, mas todos que o fizeram tecem milhares de elogios...
    Beijos

    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê.
      Que bom que gostou. Tente assistir, é ótimo! Beijos <3

      Excluir
  2. Eu já perdia as contas de quantas vezes assisti esse filme, tenho muito interesse por livros e filmes que abordam a guerra, e a questão do nazismo particularmente mexe muito comigo. Já assistiu Anne Frank? É de chorar... Tem tbm o livro, e é história real, toda vez que leio penso que ela foi só uma entre tantos que sofreram, que tiveram suas famílias mortas... O Filme A Vida é Bela é um dos meus favoritos, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu também gosto de filmes assim.
      Nunca vi. Mas pretendo ler o livro! Quando é baseado em fatos reais é ainda mais triste.
      Que bom que gostou! Beijos.

      Excluir
  3. Oie minha querida tudo bem?
    Passando para ver suas novidades e dizer que adorei a resenha que vc fez do filme, mas eu ainda não tinha ouvido falar dele ate ler tudo aqui em seu blog. Fiquei bastante interessada, até porque é um genero de filme que gosto bastante e estou sentindo falta de algumas indicações mesmo (risos)
    Vou ver se procuro assistir, porque tem muitos filmes ai que estou querendo ver e alguns também diferentes para poder comentar em meu blog também.
    Muito bacana sua postagem e bastante caprichada viu? Gostei. Tá lindo o seu blog.

    Se cuida linda e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana.
      Fico feliz que tenha aparecido aqui e que tenha gostado da resenha! Eu também estou querendo algumas indicações. *-* Quando postar, me avisa que vou lá ver. Adoro resenhas de filmes!
      awn *---* Obrigada, sua linda.

      Beijos.

      Excluir
  4. Esse filme é belíssimo e vale a pena assistir, não só pela interpretação fantástica de Roberto Beligni como pela história em si.

    ResponderExcluir
  5. Filme lindo e que não me canso de assistir ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  6. Esse filme é muito bom mesmo

    http://olhardeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir